Pular para o conteúdo

Tendinite no tendão do calcâneo: conheça os perigos e riscos com José Góes

  • por
  • posts


Olá galera, que bacana que você chegou em mais um vídeo do nosso canal! Olha só, hoje a gente vai falar sobre a tendinite no tendão do calcâneo. Quais são os principais problemas? Quais são os principais riscos? Será que o risco é só dor? Não gente, a tendinite no tendão do calcâneo, dependendo da situação, é muito grave e pode levar a uma ruptura desse tendão. Eu já tive casos aqui na clínica em que isso aconteceu, e vou falar para vocês o que foi que aconteceu e que algumas situações, inclusive, poderiam ter sido evitadas.


Prazer, sou José Góes, fisioterapeuta aqui no Instituto de Tratamento da Dor. Todos os dias eu tenho pacientes aqui na minha clínica com tendinite, e se não tivermos um poder de decisão rápido e certeiro, pode se tornar um problema muito grande. Então vamos lá, vamos ao conteúdo!


Quero pedir para você se inscrever no nosso canal, dar um joinha no vídeo se gostou e apertar no sininho para receber notificações sempre que postarmos um novo vídeo. Então, vamos lá!


Agora, vou explicar para vocês como funciona o tendão do calcâneo. Temos aqui esse músculo chamado sóleo, que fica exatamente abaixo do gastrocnêmio. Temos também a fáscia plantar, que é essa parte aqui.


Então, veja bem, o tendão do calcâneo é extremamente forte. Ele faz parte de dois músculos, que na verdade são três, se pensarmos no tríceps sural. Esse músculo é muito importante porque é o principal da serra no compartimento posterior da perna. Ele nos ajuda a fazer impulsões e a ficar de ponta de pé, é muito forte.


Quais são os principais riscos da tendinite no tendão do calcâneo? O principal risco é que, se essa tendinite ficar crônica, pode começar a formar o esporão de calcâneo. O esporão de calcâneo é complicado, pois muitas pessoas têm e nem sabem. Mas se for um atleta, como um jogador de futebol, de futsal, de basquete ou vôlei, que usa muito essa musculatura da panturrilha, pode ocorrer uma ruptura desse tendão. Já tive um caso de uma atleta que fez um curso de agulhamento e descobriu que tinha um esporão de calcâneo gigantesco. Ela forçou tanto o tendão que, por não ter feito um tratamento adequado, ele se calcificou e virou um esporão rigído. Foi um período de muito sofrimento e ela precisou fazer uma cirurgia para reparar o tendão rompido.


Então, é importante ter cuidado com o tendão do calcâneo. Existem grandes chances de precisar de uma cirurgia e isso pode acabar com a carreira de um atleta. É preciso tratar e não ficar esperando, pois pode ocorrer uma ruptura no futuro.


Espero que você tenha gostado desse vídeo. Se gostou, deixe o joinha, compartilhe com quem você conhece e se inscreva no canal. Isso vai ajudar o YouTube a entregar para a gente mais conteúdo. Um abraço e até o próximo vídeo!


Fonte: Tendinite no tendão do calcâneo: entenda os riscos | José Góes por José Góes