Pular para o conteúdo

Tendinite: definição, causas e tratamentos.

  • por
  • posts

E o que é tendinite? Você tem tendinite? Conhece alguém que tem tendinite? Pois é, esse vídeo é para você! Você não me conhece, mas eu sou o Dr. Tang, um médico que trabalha há mais de 20 anos especificamente com a área de Ortopedia. Mas eu gosto de falar sobre qualidade de vida, bem-estar, sono, atividade física, alimentação, controle emocional. Esse canal é justamente para gente tirar todas as dúvidas e trazer muita orientação. Se você não está inscrito, se inscreve agora no canal. Deixa o like sim aí, faça seus comentários. E compartilhe esse vídeo com quem você acha que precisa.

E o que é tendinite? Essa é uma pergunta muito frequente que a gente recebe no consultório. Mas também muitas vezes dúvidas no Instagram, no Facebook, no próprio canal do YouTube. Gente, “ite” em medicina significa inflamação. Então, por exemplo, gastrite, inflamação no estômago; otite, inflamação do ouvido. Então já sei, também, que tudo que tiver “ite” aí, na maioria das vezes é inflamação. Então, o que é tendinite? É uma inflamação nos tendões.

E por que a gente começa a ter inflamação nos tendões? Daqui eu falo que são a maioria das vezes três mecanismos que levam à tendinite. Primeiro deles, uma pancada. Eu tive uma pancada na região, e o que é o tendão? Especificamente, o tendão é aquela parte branca que liga o músculo até um osso, pela aquela parte da carne, mas mais duro e fibrosa que a gente tem, aquilo dali é o tendão. Então, quando eu tive uma pancada na região, eu posso formar uma tendinite, que é uma inflamação do tendão.

Segundo aspecto que pode levar à tendinite, uso frequente não compensado. Muitas vezes, o pessoal chamava isso de “ler” ou “l.e.r” (lesão por esforço repetitivo). Atualmente, o pessoal chama de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Porque não necessariamente tenha que ser um esforço repetitivo o tempo todo. Só que isso não necessariamente tenha a ver só com trabalho. Por exemplo, se eu tiver um estudante que trabalha muito tempo escrevendo, ele pode desenvolver uma tendinite. Se eu tiver às vezes um dentista que passa às vezes durante uma boa parte do dia com o braço torcido numa posição para poder ter acesso à boca da pessoa, ele pode desenvolver uma tendinite. Se tiver uma dona de casa que trabalha às vezes lavando roupa, lavando as vasilhas ou fazendo almoço, ela pode desenvolver uma tendinite, justamente por um esforço não compensado.

O terceiro aspecto da tendinite é a idade. A gente começa a envelhecer a partir dos 30, 35 anos de idade, levando especificamente, às vezes, a um desgaste dos nossos músculos, mas também desgaste dos nossos tendões. O sedentarismo, gente, ou seja, o fato de a gente não fazer atividade física, faz com que a minha musculatura fique mais fraca a cada dia. Eu tenho uma musculatura fraca, eu jogo mais carga nos tendões, eu jogo mais carga nas articulações, predispondo ao que? Artrose das articulações, que é o desgaste das articulações. Mais predispondo também à tendinite, que é a inflamação nos tendões.

Então, gente, quando eu tenho uma inflamação no tendão e a maioria das vezes eu tenho duas coisas: uma, eu não faço mais aquela atividade. Então, não vou fazer mais aquilo. Mas como que eu não vou fazer aquilo? Eu sou dona de casa, trabalho o dia todo aqui, ó, eu é que eu lavo, eu que passo, que cozinho. Como é que eu vou fazer isso, daí? Então, uma delas é você não fazer. A segunda é se preparar para fazer aquela atividade. Eu falo muito com as pessoas: imagine o seguinte, existem dois Tangs. Dois irmãos gêmeos, eu e o irmão gêmeo. E a partir de hoje nós vamos correr 40km. Então, nós vamos colocar nós dois para correr. Só que nós não estamos preparados. Então, a gente correu 40km. Como é que vocês acham que a gente vai tá amanhã? Cheios de tendinite, cheios de inflamação, cheios de dor. Só que o que acontece? Um Tang a gente vai colocar aqui para continuar gravando vídeos com vocês, atendendo consultório, fazendo cirurgia. E outro Tang a gente vai começar a condicionar, ele vai fazer atividades de força, o alongamento, atividades cardiovasculares, uma alimentação equilibrada para controle de peso, e vai começar a correr. No começo, 5km, 10km, 20km, até correr 40km daqui três meses. Nós vamos pegar os dois Tangs. Qual dos dois você acha que vai ter tendinite amanhã, depois de correr os 40km? O Tang que vai correr também vai ter sim, mas ele vai ter muito menos. Por quê? Porque ele tá muito mais condicionado, muito mais preparado.

Então, gente, quando eu tenho uma tendinite, eu sempre quero lembrar isso. Então, eu não faço mais aquela atividade, um. Eu me preparo para fazer aquela atividade. Só que quando você tem uma inflamação, e eu falei que tendinite é inflamação, muitas vezes eu preciso fazer o quê? Desinflamar essa articulação. Só que quando uma pessoa tem uma tendinite, muitas vezes ela vem com três sintomas juntos. Ela vem com inflamação, ela vem com dor e ela vem com contratura muscular. Para a gente, quando você tem uma tendinite no ombro, fica até difícil levantar o ombro porque justamente o cérebro entende que aquela região tá inflamada e gera uma contratura muscular. A maioria dos anti-inflamatórios que a gente tem, por exemplo, tanto Torssilax, Torssilax Dorflex, eles têm o quê? Eles têm um anti-inflamatório, um relaxante muscular e um analgésico, justamente atuando nos três aspectos específicos.

A maioria das vezes, a gente precisa usar uma medicação para desinflamar, estender. A pessoa pergunta: “Tang, aí eu coloco o gelo ou coloca o calor?” A grande recomendação, quando é traumatismo, traumatismo local, eu acabo indicando o gelo no local, 20 a 30 minutos, 8 horas por dia. Porém, após 48 horas, eu gosto muito da compressa morna, compressa morna é um vasodilatador, ela ajuda a melhorar a nutrição do tendão. Então, a maioria das vezes, essa é a minha recomendação. Muitas vezes, a pessoa gosta muito mais da crioterapia, que é o uso do gelo o tempo todo. Tem gente que prefere a termoterapia, que seria através do calor. Só que outras pessoas preferem oposto também. Não está errado, você é muito do método de cada um. Seria o que fazer? Cinco minutos de gelo, cinco minutos de calor, cinco minutos de gelo, cinco minutos de calor. A maioria das vezes, essas sessões de calor ou gelo, elas são de 20 minutos.

Uma coisa que eu gosto muito e acho que ajuda no tratamento das tendinites é o uso de alguma pomada anti-inflamatória, que pode ser à base de diclofenaco, ou nimesulida, ou até mesmo a pomada à base de arnica.

E depois do calor ou do gelo, a principal forma de tratar a tendinite, gente, é a prevenção. Mantendo uma atividade física regular, mantendo os nossos alongamentos frequentemente, controlando o nosso peso. E dessa forma, você vai conseguir viver cada dia mais, cada dia melhor.

Se você gostou desse vídeo, compartilha com quem você acha que precisa. Acompanha o nosso canal, se inscreve aí, deixa o like, faça seu comentário aqui embaixo, porque é muito importante para a gente. E vem junto, porque esse canal é muito ensino, muita saúde. Para que você possa viver cada dia mais, cada dia melhor.

Fonte: O QUE É TENDINITE? por Dr Thanguy – Família Saudável