Pular para o conteúdo

Tendinite anserina: conheça a famosa pata de ganso e seus tratamentos | BoraLá Professor |

  • por
  • posts

Olá corredores, está a começar mais um Bora Lá! Com o professor Márcio Souza, ele cuida da gente na parte de fisioterapia. A gente estava nesse momento treinando, fazendo um longão e agora estamos aqui pra transmitir um tema bastante importante, que é a tendinite de pata de ganso. Isso mesmo, a tendinite de pata de ganso, na qual a tenista Serena Williams teve problemas no joelho. Dor e incomodo.

Professor, quais são os sintomas e o que pode agravar esse problema?

Professor: Os sintomas da tendinite de pata de ganso incluem dor na parte interna do joelho, inchaço e dificuldade de movimentação. Esse problema pode ser agravado por vários fatores, como fatores estruturais ou anatômicos. Alguns indivíduos têm uma predisposição maior para desenvolver esse problema, devido à sua estrutura anatômica. A pata de ganso é um conjunto de três músculos localizados na região interna do joelho, na região da tíbia. Além disso, outros fatores que podem favorecer o aparecimento da tendinite de pata de ganso são traumas mecânicos causados pela corrida, como desequilíbrios musculares e joelho valgo.

O joelho valgo ocorre quando o joelho tende a ir para dentro, causando pressão na região interna do joelho. Já o joelho varo é quando o joelho tende a ir para fora, afastado da linha média da perna.

Professor: Então, o que a gente pode fazer para evitar a tendinite de pata de ganso? Como eu falei, se o caso é confirmado pela falta de força, falta de flexibilidade e mobilidade, é importante trabalhar a flexibilidade, força e mobilidade. Fazer alongamentos dos músculos envolvidos, como sartório, semitendinoso e grácil. Também é importante fortalecer os músculos, como os adutores e abdutores, além do quadríceps.

Outro ponto importante no tratamento da tendinite de pata de ganso é recorrer à fisioterapia. A crioterapia com gelo, o uso de recursos como o ultrassom e o laser podem auxiliar na redução da inflamação e na cicatrização. Além disso, é necessário fazer repouso e seguir o tratamento adequado. É importante procurar um profissional para avaliar a situação e prescrever o tratamento necessário.

Outra coisa que é importante destacar é que, se você tiver algum problema no joelho, é necessário fazer uma investigação para saber se realmente é um diagnóstico de tendinite de pata de ganso. É também importante procurar um médico para obter um diagnóstico correto e, se necessário, receber algum medicamento anti-inflamatório.

É isso aí, corredores! Espero que vocês tenham gostado do tema da tendinite de pata de ganso. Se quiserem saber mais sobre alongamentos, é só clicar no card que vocês vão entender um pouco melhor. Além disso, deixem seu like, se inscrevam no canal e deixem seus comentários e sugestões para futuros temas. Valeu!

Fonte: Tendinite anserina, famosa pata de ganso |BoraLá Professor| por BoraLá