Pular para o conteúdo

Surto psicótico: definição e como lidar com ele

  • por
  • posts

O que é um Surto Psicótico?

Olá pessoal, sou a doutora Maria Fernanda e estou de volta com mais um vídeo pra vocês. Hoje vamos falar um pouquinho sobre o surto psicótico.

Quando dizemos que alguém teve um surto psicótico, significa que houve um rompimento com a realidade. A pessoa perde a noção da realidade e o seu pensamento fica desorganizado. Por conta disso, ela não consegue diferenciar o mundo real do mundo imaginário. Ela começa a confundir os pensamentos internos com o mundo real e não consegue distinguir o que é um pensamento e o que de fato está acontecendo.

Em alguns casos, a pessoa tem uma ruptura tão intensa no contato com amigos e familiares que passa a acreditar que essas pessoas querem prejudicá-la ou fazer mal. O indivíduo começa a não se reconhecer e nem reconhecer as outras pessoas ao seu redor, não entendendo a situação em que está vivendo naquele momento.

Muitas vezes, as pessoas que têm um surto psicótico não têm ideia de que estão doentes, pois para elas tudo aquilo em que acreditam é real e está acontecendo.

Sintomas do Surto Psicótico

Os principais sintomas do surto psicótico envolvem uma desorganização do comportamento, em que o paciente passa a ter um comportamento bizarro, muito diferente do habitual. Além disso, há uma grande desorganização do pensamento, que se manifesta por meio dos delírios, em que a pessoa começa a acreditar em coisas que não são reais. Juntamente com isso, ocorrem as alucinações, que são alterações dos nossos sentidos. A pessoa pode ver coisas que não existem, ouvir vozes que apenas ela escuta, sentir coisas na pele que não estão acontecendo, entre outras manifestações.

Por ver a realidade de uma maneira distorcida, o indivíduo com surto psicótico pode se tornar agressivo, agitado e mais isolado. Isso acontece porque é comum a sensação de perseguição, em que a pessoa acredita que está sendo perseguida, que seu celular está grampeado, ou que as pessoas na rua estão olhando de forma diferente porque querem prejudicá-la.

Essa sensação é muito real e intensa, levando a pessoa a se isolar mais e ter medo de visitantes. Em alguns casos, podem ocorrer atos de violência contra outras pessoas, já que o paciente acredita que elas estão contra ele.

Causas e Duração do Surto Psicótico

O surto psicótico pode ser desencadeado por diversas doenças, como a esquizofrenia, o transtorno bipolar, a depressão e também o uso de substâncias. Algumas condições clínicas e até mesmo infecções ou pós-operatórios também podem desencadear um surto psicótico.

Pessoas com uma personalidade mais sensível também podem ter crises psicóticas se sofrerem um trauma muito intenso. A duração de uma crise psicótica vai depender da causa. Em geral, surtos psicóticos duram no mínimo algumas semanas, mas também podem ocorrer casos de surtos breves que duram apenas algumas horas.

Tratamento e Recomendações

É importante lembrar que um surto psicótico é uma emergência médica e, portanto, precisa de um tratamento especializado direcionado para cada caso. O tratamento medicamentoso é fundamental para controlar os sintomas. Em casos de risco para o paciente ou para outras pessoas, a internação psiquiátrica pode ser necessária.

Se você se deparar com alguém em meio a um surto psicótico, a recomendação inicial é manter uma atitude tranquila até que essa pessoa possa receber ajuda adequada. Mantenha o paciente sob vigilância, remova objetos que possam oferecer risco e procure ajuda médica especializada. Lembre-se de que um surto psicótico é uma emergência psiquiátrica e requer atendimento adequado.

Espero que essas informações possam ajudar. Se tiverem qualquer dúvida, estou à disposição. Nos vemos no próximo vídeo! Até mais.

Fonte: SURTO PSICÓTICO: O que é e como agir? por Neurologia e Psiquiatria