Pular para o conteúdo

Superando a Fobia Social: Descubra as Melhores Técnicas para se Livrar do Medo de Interagir

  • por
  • posts

Fala galera, tudo bom? Meu nome é Cleber

Sou especialista em fobia social e hoje vamos continuar essa série de vídeos onde estou ensinando as melhores técnicas para você vencer a fobia social de uma vez por todas. A técnica de hoje se chama presença.

Existem vários caminhos que eu poderia tomar neste vídeo para explicar sobre o poder da presença no tratamento da fobia social. Existem vários livros, várias músicas, vários filmes que falam sobre o poder da presença, o poder de estar presente. Mas eu resolvi colocar uma história para vocês, para fazer vocês entenderem melhor como funciona e qual é a importância de estar presente.

Essa história é sobre uma camponesa, uma jovem camponesa que todas as manhãs acordava muito cedo, antes do sol raiar, para tirar o leite da vaca. Ela ia toda manhã tirar o leite da vaca, enchia um balde. Depois que enchia o balde, colocava o balde na cabeça e caminhava até a cidade mais próxima, onde todo dia ela vendia o leite. Depois de vender todo o leite, ela voltava para casa dela e no dia seguinte fazia a mesma coisa. Precisava de manhã, tirava o leite da vaca, colocava o balde na cabeça e ia até a cidade, vendia o leite e voltava para casa. No dia seguinte, a mesma coisa, no dia seguinte, a mesma coisa, no dia seguinte, a mesma coisa.

Mas um dia ela fez um pouco diferente. Ela tirou o leite da vaca, colocou o balde na cabeça e começou a caminhar até a cidade. Só que no caminho, ela começou a se perder um pouco nos pensamentos. Todo o dinheiro que ela estava vendendo do leite, ela sempre juntava algumas moedinhas e guardava. E ela começou a juntar muito dinheiro. E no caminho até a cidade, ela ficou pensando: “Nossa, hoje eu vou chegar lá na cidade, vou vender todo o leite, vou conseguir todo o dinheiro que eu precisava. Em vez de voltar para casa, eu vou comprar aquele vestido que eu sempre quis, que eu sempre achei bonito, que está na vitrine daquela loja. Comprando aquele vestido, eu serei chamada para o baile da cidade e eu vou ser chamada pelo homem mais lindo da cidade. Quando a gente for no baile, eu vou estar tão bonita com o vestido que eu vou comprar, que nós vamos nos apaixonar. Quando a gente se apaixonar, ele vai me pedir em casamento. A gente vai casar e vai ter uma linda casa, e eu nunca mais vou precisar pegar leite.”

Só que durante esses pensamentos todos que ela estava tendo, ela se desequilibrou, caiu e derramou todo o leite. Só que nesse momento, ela não perdeu somente o leite que ela tirou da vaca. Naquele dia, ela perdeu também o dinheiro, perdeu o vestido que ela ia comprar, perdeu o baile, perdeu o amor da vida dela e uma casa linda. Mas olha só que interessante, por conta de ter perdido tanta coisa, ela ficou muito chateada, ficou muito mais chateada do que se ela tivesse estado presente. Porque o que aconteceu foi que ela perdeu o leite, isso é ruim, ok. Mas a ansiedade e o pensamento dela no futuro levaram ela a ter um erro e trouxe a ela um sofrimento muito maior. E esse é o poder da presença. Muitos problemas que nós temos estão no futuro ou no passado. Eu sempre falo lá no meu Instagram que existem dois dias na nossa vida que nós não podemos fazer nada, esses dois dias são ontem e o amanhã. As coisas que aconteceram comigo ontem não tem mais o que eu fazer com elas. Eu posso lembrar delas e talvez eu vá sofrer com isso. E também eu não posso fazer nada no futuro, as coisas que estão no futuro, as pessoas que estão no amanhã, não depois de amanhã, no ano que vem, elas ainda não aconteceram. Elas podem simplesmente não acontecerem, ou elas podem não acontecer do jeito que eu estou imaginando. E eu já disse isso para vocês, pessoas que sofrem com fobia social têm uma naturalidade, uma tendência natural de serem mais pessimistas do que o normal, do que as outras pessoas. Isso faz com que nossa visão do futuro sempre seja enraizada com pessimismo. Então toda a visão do futuro que nós temos é um pouco malvada. É um pouco pior do que quando acontece. Esse é o poder da presença. Nós só podemos fazer coisas no presente, no hoje, no agora. E por conta disso, eu trouxe esse conceito para vocês.

Porque a presença é muito importante para quem sofre com a fobia social. Esse conceito ele se baseia muito no exercício que eu dei sobre foco, porque ele tem muito a ver com o que você presta atenção. Se sua cabeça tá sempre no passado, você pode ficar triste pelas coisas que aconteceram com você, do jeito que aconteceram com você. E se você fica com seu foco no futuro, com coisas que ainda não aconteceram, isso gera ansiedade. Por isso, o vídeo de hoje é para você realmente focar no agora, no presente, nas coisas que você tem para fazer, nas coisas que você pode fazer, nas coisas que você deve realmente prestar atenção. E para isso, eu trouxe algumas dicas para você focar sua vida realmente no presente.

A primeira delas é a respiração. Exercícios de respiração são muito legais para você focar o corpo no presente. E por que isso é tão importante e tão simples de fazer? Porque o nosso corpo é a nossa âncora com o presente. Somente nossa mente pode tantar para o futuro quanto para o passado. Nosso corpo sempre estará no presente. Então fazer uma ligação da nossa mente com o nosso corpo é a grande chave para você se sentir presente. Sempre que você estiver preso ou impaciente no passado ou em pensamentos no futuro, feche os olhos e faça um exercício simples de respiração. Isso vai fazer com que sua mente foque no seu corpo e também no presente.

Outro exercício que você pode fazer é mexer os dedos dos pés. Você pode estar descalço, de chinelo, de sapato, de tênis, não importa. Mas mexer os dedos dos pés é uma coisa que não é natural. Nós não ficamos fazendo isso. Como, por exemplo, mexer as mãos. Os dedos dos pés você precisa de um esforço, você precisa se concentrar no agora e no hoje para poder fazer esse exercício, se preocupando e focando a sua atenção nos dedos dos pés. Você consegue prestar atenção muito mais no seu corpo ou no agora. E fazendo assim, você traz o seu pensamento de volta no agora. Fazendo isso, você perde naquela tristeza que você estava de pensar no passado ou naquela ansiedade de pensar no futuro.

E antes de dar a dica final desse vídeo aqui, eu vou falar para você: se você estiver curtindo essa série de vídeos que estou fazendo para você, não esqueça de curtir e comentar neste vídeo para saber que estou aqui nos comentários ajudando as pessoas. Se você tiver alguma dúvida, se você tiver algum problema, se você tiver qualquer dúvida sobre a execução das atividades, você pode falar aqui nos comentários. Se você estiver gostando, se você não estiver gostando, eu sempre respondo todos os comentários.

E agora, a dica final é a mesma dica que eu dou em todos os vídeos: pratique os exercícios desse vídeo na sua vida. O conhecimento desse vídeo é legal, é interessante, ele é um conceito bastante importante para quem quer vencer a fobia social. Só que esse conhecimento ele não vale de nada se você não aplicar ele na sua vida. Nem esse vídeo, nem os outros vídeos vão funcionar simplesmente porque você assistiu esse vídeo. Esse vídeo vai fazer mudanças na sua vida quando você aplicar esse conhecimento na sua vida.

Fonte: As melhores técnicas para Vencer a Fobia Social – Presença por Cleber Ramos – Fobia Social