Pular para o conteúdo

Sondagem nasoenteral: dicas para posicionar corretamente.

  • por
  • posts

Posicionamento de sonda nasoenteral

Olá, saudações a todos! Meu nome é Israel, sou médico radiologista e neste vídeo, para estudantes e profissionais da área de saúde, vamos conversar um pouco sobre posicionamento de sonda nasoenteral.

Normalmente, é passada uma sonda nasoenteral e depois faz-se uma radiografia simples do abdômen para verificar o posicionamento, se está adequado ou não. Antes de mostrarmos as imagens da radiografia, vamos fazer uma breve revisão anatômica no nosso velho conhecido, cadáver virtual.

Temos aqui um corte coronal, onde aparece o tórax e o abdômen. Exatamente aqui temos o esôfago, a porção distal do esôfago e a transição do esôfago para o estômago. O estômago está localizado aqui, o fundo gástrico, o antro e o piloro.

Agora, vamos acompanhar o ando do estômago. Veja como mudou aqui nas pregas gástricas. Quando chega na passagem do antro para o piloro, a musculatura fica espessa e as pregas praticamente somem. Aqui é o esfíncter pilórico.

Continuando pelo duodeno, temos a primeira porção do duodeno, chamada de bulbo duodenal. Aqui está o pâncreas, a cabeça do pâncreas, o colo do pâncreas e o corpo do pâncreas. Seguindo, temos a segunda porção do duodeno, a terceira porção do duodeno e a quarta porção do duodeno. Aqui acontece a transição entre o duodeno e o jejuno. Observe que o duodeno faz um desenho de uma letra “C”.

Uma coisa super interessante é que se a gente vier na coluna vertebral, temos o estômago à direita da coluna. A primeira e a segunda porção do duodeno também estão à direita da coluna. Isso é muito importante para a gente identificar na radiografia, porque conseguimos ver a coluna.

Agora, vamos às nossas imagens. Temos aqui nesse desenho uma sonda nasoenteral. Ela é passada pelo nariz, desce pela faringe até o estômago. Se ela ficar parada no estômago, é chamada de sonda nasogástrica. Se passar pelo piloro, é chamada de nasoenteral. Ela faz a primeira, segunda e terceira porção do duodeno, até fazer a curvatura com o jejuno.

A extremidade da sonda tem uma marquinha que ajuda a identificar se está no duodeno, no jejuno ou no estômago, seguindo esse caminho anatômico. No estômago, o posicionamento é muito variável e a sonda pode se enrolar. No jejuno, também varia bastante. Mas, principalmente a primeira e segunda porção do duodeno, elas não variam muito de posição, pois são relativamente fixas à direita da coluna.

Analise as imagens da radiografia. Aqui está a sonda descendo pelo trajeto do esôfago, entrando no estômago e passando para o duodeno. Nas extremidades da sonda, temos uma nasoenteral. Já nesse outro caso, a sonda desce pelo trajeto do esôfago, entra no estômago, passa pelo piloro e vai para o jejuno.

Espero que esse vídeo tenha sido esclarecedor sobre o posicionamento de sondas nasoenterais. Obrigado e até o próximo!

Fonte: Posição da sonda nasoenteral por Jezreel