Pular para o conteúdo

Soluções para a urticária: Tudo o que você precisa saber com a Dra. Aline

  • por
  • posts

Olá pessoal, aqui quem está falando é a Dra. Lina do Blog Doutora Lina Responde. Eu fiz esse resumo mais voltado para os profissionais da saúde, os estudantes de medicina e para vocês pacientes.

A urticária é uma doença de pele caracterizada por placas que coçam, são fugazes e mudam de lugar. Na maioria das vezes, duram menos de 24 horas e pelo menos na mesma organização elas vão e voltam até receber o tratamento indicado.

As lesões ficam empoladas, são as urtigas vermelhas que coçam. Chamamos de placa tudo que é maior do que pápula (pequenas bolinhas). As placas são formadas por um conjunto de bolinhas. Já o angioedema é um inchaço embaixo da pele, como se você ficasse na parte mais profunda.

A urticária pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda dura até seis semanas, geralmente relacionada a fatores agudos como infecções. A crônica dura mais de seis semanas e pode ser dividida em induzida e espontânea.

A urticária induzida tem um dos fatores causais definidos. Pode ser por contato com o médico, por exercício, pelo frio, urticária de pressão tardia, pelo sol, pelo calor localizado, pelo angioedema vibratório ou pela demografia.

A urticária de contato surge até meia hora depois do contato da pele com certas substâncias, como plantas ou saliva de animais. A urticária aquagênica é relacionada com água em qualquer temperatura. A urticária por exercício é quando a pessoa tem falta de ar, sensação de fechamento da garganta, sufocamento e dor abdominal forte relacionada ao uso de determinadas medicações ou à ingestão de determinadas substâncias.

A urticária colinérgica é relacionada à atividade física ou ao estresse emocional. A urticária solar é causada pela exposição ao sol. A urticária por calor localizado acontece apenas em determinadas áreas do corpo. A urticária por frio é causada pelo frio na superfície da pele. A urticária vibratória ocorre em pessoas que trabalham com vibração. E por fim, a demografia é causada por atrito.

A urticária espontânea não tem uma causa definida e é um mistério tanto para os médicos quanto para os pacientes. Já a urticária induzida conhece-se a causa, mas ela continua aparecendo, ou seja, é crônica porém é induzida.

A urticária quebra-espontânea está relacionada com doenças autoimunes. Pode ser sintoma de alguma doença ou pode ser a doença em si. Em 50% dos casos, há relação com alguma doença. Nos outros 50%, não se encontra nenhuma doença relacionada.

O tratamento na primeira linha é fazer um anti-histamínico de qualidade moderada, que não cause sono. Caso não melhore, pode ser necessário aumentar a dose até quatro vezes ao dia. Se ainda não houver melhora, é necessário buscar outros medicamentos. Lembrando que este vídeo não substitui a consulta médica.

Espero que vocês tenham gostado deste resumo e se quiserem saber mais, vocês podem conferir o meu blog Doutora Lina Responde. Um beijo para vocês!

Fonte: Urticária! – Dra. Aline responde! por Dra. Aline Martinez