Vias Retinais
Neste vídeo, vou falar sobre as principais vias retinais responsáveis pela nossa percepção visual do mundo.
A principal via que sai da retina e vai para o córtex occipital na região visual primária é chamada de Via Retino-Gênico-Local Karina ou Via Visual.
Se conhecermos a anatomia da via visual, podemos ter um embasamento necessário para localizar uma lesão responsável por um defeito de campo visual.
Vamos começar fazendo um esquema da via visual.
Essa é a representação dos olhos. O olho esquerdo está representado em vermelho e o olho direito em azul.
As fibras que saem da retina nasal do olho esquerdo cruzam a linha média no quiasma óptico e vão para o corpo geniculado lateral na região lateral. Já as fibras que saem da retina temporal continuam lateralmente até o córtex visual na região occipital direita.
Existe uma inversão da imagem na retina, onde se algo está no campo visual direito, a imagem está na retina nasal direita. Se algo está no campo visual esquerdo, a imagem está na retina nasal esquerda.
Um exemplo do uso dessa informação é se houver uma lesão no nervo óptico do olho esquerdo, o indivíduo terá cegueira no olho esquerdo e enxergará normalmente com o olho direito.
Outro exemplo é se houver uma lesão no trato óptico, que pode incluir o corpo geniculado lateral, as radiações ópticas ou o córtex visual occipital direito. Nesse caso, o indivíduo terá uma hemianopsia heterônima esquerda, com perda do campo visual lateral esquerdo e perda do campo visual lateral direito.
Esses são apenas alguns exemplos de como podemos identificar a localização de uma lesão com base nos defeitos de campo visual que ela pode causar.
Espero que tenha ficado claro! Até o próximo vídeo.
Fonte: SISTEMA VISUAL 3 VIA VISUAL por Humberto Castro-Lima