Pular para o conteúdo

Sistema Vascular: Anatomia e Irrigação da Artéria Carótida Externa na Cabeça e Pescoço

  • por
  • posts

Artéria Carótida Externa

Olá, pessoal! Sejam muito bem-vindos ao meu canal. Hoje iremos falar sobre a artéria carótida externa. Este é mais um vídeo aula exclusiva para vocês que estão nos assistindo. Se você está gostando do conteúdo deste canal, aperte um botão e inscreva-se. Não se esqueça de fazer modificações e se você já é inscrito, deixe seu like no vídeo também.

Hoje vamos abordar todos os 52 ramos da artéria carótida externa. E não se preocupem, conforme eu vou falando, os ramos vão aparecendo aqui nos cards nas partes que eu falar sobre a vascularização do corpo e sobre o coração. É importante entender um pouco sobre o coração para poder compreender a artéria carótida externa.

Como sabemos, a artéria carótida externa é responsável por irrigar a região anterior do pescoço e da face. Antes de começarmos a falar sobre ela, vamos entender de onde ela parte. Para isso, vamos voltar ao coração e começar estudando a região da artéria carótida. Lembrem-se que a aorta sai do coração e se divide em três ramos: o primeiro é chamado de tronco arterial braquiocefálico direito, o segundo ramo é a artéria carótida comum esquerda e o terceiro ramo é a artéria subclávia esquerda. Vale ressaltar que tudo o que tem “carótida comum” é porque mais à frente ela se subdividirá em carótida externa e interna.

A artéria carótida externa é a divisão da artéria carótida comum que, depois de percorrer um trecho, se divide. Quando ela está numa posição mais anterior, é chamada de carótida externa, e quando ela passa para uma posição mais posterior, é chamada de carótida interna. A artéria carótida externa possui oito ramos principais, que por sua vez têm subdivisões. Primeiramente, vamos estudar a artéria tireoide superior. Seu segundo ramo é a artéria faríngea ascendente, o terceiro é a artéria lingual e o quarto é a artéria facial. Lembrando que a artéria facial se divide em dois ramos: um na região cervical e o outro correspondente à porção facial propriamente dita, que emite o ramo labial inferior, ramo labial superior, ramo nasal lateral e o ramo angular.

Em seguida, temos a artéria auricular posterior, a artéria temporal superficial e, por último, a artéria maxilar, que se subdivide em três ramos: porção mandibular, porção pterigoideia e porção palatina. Cada um desses ramos possui ramificações específicas, como o ramo alveolar inferior, ramo meníngeo médio, ramo bucal, entre outros.

Com relação à artéria temporal superficial, ela se divide em ramos transversais da face, como as artérias temporal média, zigomática e orbital. Além disso, emite um ramo frontal e um ramo parietal.

Por fim, chega-se à artéria maxilar, que se divide em três posições: porção mandibular, porção pterigoideia e porção palatina. A porção mandibular possui ramos como a artéria auricular profunda, artéria timpânica anterior, artéria alveolar inferior, artéria meníngea média e artéria lingual acessória.

A porção pterigoideia possui a artéria temporal profunda, artéria pterigoidea, artéria massetérica e artéria bucal. Já a porção palatina emite ramos como a artéria alveolar superior ou posterior, artéria infraorbital, artéria palatina maior, artéria do canal pterigopalatino e artéria faríngea.

Espero que tenham gostado dessa aula. Sei que foi um pouco cansativa e extensa, mas foi para trazer o melhor conteúdo possível para vocês. Siga o passo a passo que foi falado no vídeo e vocês irão aprender de forma simples. Lembrem-se, repetição leva à exaustão e exaustão leva à perfeição. Quanto mais vocês praticarem, mais irão aprender.

Se vocês gostaram, deixem um “like” e comentem aqui embaixo o que acharam. Mandem também sugestões, críticas ou qualquer outro tipo de comentário. Garanto que irei dar total assistência a vocês.

Muito obrigado por assistirem e até a próxima aula!


Fonte: Artéria Carótida Externa: Irrigação | Cabeça e Pescoço – Sistema Vascular – Anatomia Prática por Anatomia Prática