Pular para o conteúdo

Sistema nervoso e drogas: aprenda sobre no 6º ano de Ciências no Ensino Fundamental

  • por
  • posts

O Sistema Nervoso e as Drogas

Este é o tema da aula de hoje. Eu sou Professora Rafaela e você deve estar se perguntando: para que eu tenho que saber de drogas? Isso prevenção, cuidados e observação são muito importantes porque os dados mostram que cresce o número de adolescentes se envolvendo com drogas, sejam lícitas ou ilícitas. E em muitos ambientes familiares não são os adolescentes entre adultos. Também é muito grande o abuso de certos medicamentos. Então é muito importante que você conheça, compreenda e se conscientize. Vamos lá, a gente tá falando de drogas geralmente quando fala de drogas, você pensa em drogas eles aplicam drogas pensa que ele tá usando um remédio para dor de cabeça vendido na drogaria, pensa o que maconha, crack, por ele não só isso são drogas mesmo aquele remédio para ansiedade é uma droga, todos os remédios são drogas. Na drogaria, para a gente vai dar uma ênfase na nossa aula de hoje, lá naquele remedinho, sobra dor de cabeça são mais chamados de drogas e cinco ativas psico-psicologia, psiquemente-sim.

Vamos ver a definição: as drogas psicoativas causam alteração na consciência, nas sensações que a pessoa tem, no estado emocional, e isso de forma intencional ou não. Então se essa droga, essa substância, ela está mexendo nesse aspecto do grau de consciência, a emoção, a percepção do mundo, a gente enquadra nesse grupo são as drogas psicoativas. E essas drogas a gente sabe que tem as drogas lícitas, são aquelas permitidas por lei, vendida de uma forma um tanto quanto mais livre, mas ela é aqui né. Os anorexígenos, são remédios, nas drogarias, o álcool, o tabaco. Muitos estudos indicam que a porta de entrada para uma série de drogas é o álcool, que muitos adolescentes estão começando a ingerir álcool muito cedo. Os danos que isso causam na aprendizagem, na formação do sistema nervoso, pode pesquisar que isso aí é uma droga lícita. Analgésicos, drogas diz quem tem é claro, as drogas ilícitas que variam de acordo com a legislação do país, de acordo com o plano do nosso país, as drogas ilícitas, elas não podem ser comercializadas, elas são proibidas ou com controle maior, dependendo no caso de que seja um remédio, né, chamada de drogas pesadas, e elas têm uma característica, como esse papel delas alterar em tudo isso no corpo da pessoa. Elas podem levar à síndrome de abstinência, a dependência que essas drogas podem causar é maior. Um heroína, maconha, crack que tem devastado muita gente, cocaína são exemplos de drogas ilícitas.

Por que eu quero deixar claro para você que a gente tá lista, então porque pode e aí, ris é não pode, a necessidade de que haja muita moderação, muito cuidado, muito alerta. Eu esqueci que você tá aqui, o tabaco dentro das drogas lícitas, e olha o quanto de estudos científicos sobre os danos do cigarro na saúde, são muitos. Vejam o número de grupos, associações que compram uma para pessoas alcoólatras, logo não fico com a ideia de que a lista é bom, é maravilhoso e liberado. Eles não têm que se a ver com cuidado, afinal são drogas psicoativas, elas causam alterações no sistema nervoso.

Os Tipos de Drogas

Agora vamos dividir essas drogas em três grandes grupos e conhecer cada um deles:

1. Drogas Depressoras

As drogas depressoras têm como característica o fato de que elas diminuem a atividade mental, relaxam, diminuem a concentração, muitas vezes diminuem a capacidade intelectual. O álcool é um exemplo delas, remédios tranquilizantes também só devem ser tomados com prescrição médica.

2. Drogas Estimulantes

As drogas estimulantes têm como característica estimular a atividade mental, uma aceleração geral no corpo que muitas vezes leva a um ataque cardíaco, aceleração da respiração, seguida de uma baixa dos estímulos. Exemplos dessas drogas estimulantes são o crack, a heroína, drogas pesadas. Temos também coisas mais corriqueiras como a cafeína, o tabaco, que atuam como drogas estimulantes, causando um pacote de reações do nosso corpo.

3. Drogas Alucinógenas

Algumas drogas são as drogas alucinógenas, elas alteram a percepção da realidade, o que pode expor o usuário a uma série de riscos. Exemplos disso são a chamada LSD e alguns chás de cogumelos, em que a pessoa é levada a uma percepção diferenciada do que tem uma série de perigos envolvidos.

Vale lembrar que mesmo as drogas lícitas devem ser utilizadas com uma série de cuidados. Uma coisa que de vez em quando me perguntam é sobre o exame de doping. Já ouviu falar de algum atleta que caiu no exame de doping? Ou de empresas que fazem esse exame com seus funcionários? Esse exame, tanto de sangue quanto de urina, é possível perceber um traço, resíduos do uso de algumas dessas drogas. Por isso, tanto atletas, que devem ser bem restritos nos tipos de produtos que usam, ou seja, ele pode estar usando uma droga lícita, porém, se aquilo favorece a atividade dele, isso vai ser punido, deve ser sido controlado. Então quando você vai falar de exame toxicológico, tá se referindo a um exame para verificar algo tóxico em algum tipo de droga no corpo da pessoa.

Conclusão

Ficamos por aqui e até a próxima! Tchauzinho!

Fonte: Sistema nervoso e as drogas – Ciências – 6º ano – Ensino Fundamental por Canal Futura