Pular para o conteúdo

Sistema Nervoso Central: Funções e Estrutura do Cérebro na Biologia

  • por
  • posts

O cérebro

Olá pessoal, aqui é a Renata Barcelli, professora de biologia, e hoje vamos conversar um pouco sobre o cérebro. Caso não tenha visto, dá uma olhadinha no vídeo anterior que fala sobre a introdução do sistema nervoso. Aproveita e convida todos para curtir o nosso canal.

Vamos começar a falar sobre o cérebro. Ele é o maior órgão do encéfalo e está localizado nessa região. Ele se divide em um tronco cerebral e um diencéfalo. Essas dobrinhas que vocês veem no cérebro humano são chamadas de giros cerebrais e aumentam a superfície do cérebro, o que proporciona uma melhoria na capacidade funcional. Em relação ao tamanho do corpo, o ser humano possui uma maior área cerebral proporcionalmente.

O telencéfalo, que é o nosso cérebro, se divide em dois hemisférios, o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Esses hemisférios são unidos por uma região chamada de corpo caloso. Cada um desses hemisférios tem funções diferentes. O lado direito é responsável pela intuição, parte artística e criatividade, enquanto o lado esquerdo é responsável pela linguagem e raciocínio analítico. Os comandos do cérebro são cruzados, ou seja, quem é destro tem o controle do lado direito do corpo, que é comandado pelo lado esquerdo do cérebro, e quem é canhoto tem o controle do lado esquerdo do corpo pelo lado direito do cérebro. Lesões no córtex cerebral podem causar deficiências nos movimentos do corpo.

O cérebro se divide em lobos, sendo eles o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital. Cada lobo tem funções específicas. O lobo frontal é responsável pelo comportamento, emoções e controle da musculatura esquelética. O lobo parietal é responsável pelas informações sensoriais, principalmente o tato. O lobo temporal é importante para a audição e memória. Já o lobo occipital é responsável pela visão e associação de imagens.

No meio do cérebro, temos o diencéfalo, que se divide em tálamo e hipotálamo. O tálamo recebe mensagens sensoriais dos órgãos dos sentidos, exceto os olfativos, e as retransmite para a região do córtex cerebral. Já o hipotálamo é extremamente importante para o controle do nosso corpo. Ele é o centro integrador do sistema nervoso e do sistema endócrino. Controla sensações como sede, fome, sono, temperatura, agressividade e comportamento sexual.

Essas são as principais funções do cérebro. Espero que tenham entendido. Fiquem ligados para os próximos vídeos, onde vamos falar um pouco sobre os outros órgãos encefálicos: o cerebelo e o tronco encefálico. Obrigada pela presença e não se esqueçam de curtir o nosso canal. Para quem quiser me seguir, aqui está o meu Instagram. Beijos a todos e até a próxima!

Fonte: Biologia – Sistema Nervoso Central: Cérebro por Aula De