Pular para o conteúdo

Sintomas e sinais da meningite: uma doença perigosa e potencialmente fatal

  • por
  • posts

Emergentes: Cuidados com a Meningite

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Vamos conversar sobre emergentes, que é um tema que preocupa muitos papais e que precisamos estar bastante atentos.

Eu achei muito importante trazer o Mauro e no vídeo de hoje as vovós SP leva um grande abraço e meu amigo. Pessoal, esse vídeo falando sobre o que é meningite, trata-se da inflamação das meninges.

Observe esta imagem que vou postar agora para vocês. Vejo que é um Redondo serve também da medula espinhal. Existe uma membrana chamada meninge. A meningite, na verdade, é a inflamação de toda essa membrana. Bebês e crianças estão mais suscetíveis a adquirir essa infecção. O sistema imunológico ainda não está totalmente maduro. Além disso, fatores como ir para escola, compartilhar objetos e levar a mãozinha à boca, tudo isso contribui em muito para que essa criança venha a contra esta infecção.

Desde já, se você gostar, vocês podem se inscrever no meu canal e compartilhar esse vídeo com seus amigos e familiares, que assim, certamente, a plataforma do YouTube permanecerá recomendando os nossos conteúdos.

A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos e até mesmo protozoários. Devemos dar uma atenção maior às energias causadas pelas bactérias e pelos vírus, devido à sua facilidade de propagação. E pode inclusive causar algum tipo de sequelas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que devemos ter um cuidado especial com os bebês lactentes, em razão deles ainda não terem a maturidade do sistema imunológico. Ter contato com adultos é perigoso, por isso esses adultos precisam tomar cuidados específicos, como lavagem das mãos corretas, passar álcool não tocar no bebê. Caso estejam gripados, não fazerem visitas ao bebê recém-nascido. Até mesmo papai e mamãe precisam ter esses cuidados específicos devido à imaturidade do sistema imunológico desse bebê. Também a Sociedade Brasileira de Pediatria fala que crianças de zero a cinco anos são mais suscetíveis a contrair a meningite.

A meningite precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível. Se não for tratada adequadamente, pode trazer muitas sequelas terríveis para o bebê.

Vou falar agora um pouco sobre a meningite bacteriana, que é a mais grave e mais complicada. Se não for tratada a contento, pode levar à perda da audição, dificuldade visual, paralisia de membros e até mesmo amputação de membros. É uma doença severa e complicada, e tem que ser tratada rápido.

No caso da meningite viral, ela é muito comum também e pode acontecer. Só que é mais branda, é mais leve. Mas de qualquer forma, ambas as duas doenças têm que ser vistas e avaliadas no momento em que estão acontecendo quaisquer sinais ou sintomas.

Conforme eu já falei anteriormente, se o bebê apresenta febre, recusa em mamar, fica sonolento ou irritado em excesso, é preciso ir imediatamente ao hospital para verificar o que está acontecendo. Porque a meningite causa uma dor de cabeça terrível e precisa ser verificado o que está de fato acontecendo.

Além disso, a pessoa que está acometida por esse tipo de doença pode apresentar manchas na pele e também vômito. Por isso, eu sempre falo, se a criança está com febre, não está amamentando e também apresenta sonolência ou irritação em excesso, é preciso ir à emergência imediatamente. Porque principalmente a meningite bacteriana pode ser fatal e o bebê pode ir a óbito.

O diagnóstico da meningite é feito no hospital, onde serão coletados exames de sangue e será feita uma coleta do líquido céfalo-raquidiano. É através do exame do líquido que se inicia o tratamento com antibiótico no caso da meningite bacteriana, pois é necessário isolar a criança.

A meningite é contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra. Por isso os cuidados que devemos ter quanto à higiene das mãos, evitar compartilhar objetos e não tocar na criança sem lavar as mãos, não beijar e não fazer visitas, especialmente quando a criança está ainda bebê.

É muito importante tomar cuidado para não transmitir a meningite para o bebê. Porque se passar para o bebê, pode ser fatal.

No vídeo eu falo sobre a importância da vacinação. Hoje, no nosso plano nacional de imunização, nós temos vacinas que protegem as crianças da meningite. Porém, nem todas as vacinas estão disponíveis. Infelizmente, eu vou deixar para vocês o card deste vídeo que eu criei onde eu explico sobre mais vacinas para meningite, que só vão proteger de fato a criança em todas as vertentes sobre meningite.

A meningite é grave e precisa ser levada a sério. Como papai do bebê de 2 anos e 2 meses, de todos os vídeos que eu fiz, esse é um dos mais importantes que estou colocando para vocês. Não poupem esforços, vacinem os bebês. Pague menos ácidas, façam uma pesquisa de mercado e vejam sobre as vacinas para meningite, porque o seu bebê precisa estar sendo imunizado para não correr riscos.

E atenção em relação às escolas, aos cuidados com o bebê, com a criança, cuidem, porque é algo bem sério e bem complicado, essas enfermidades podem ficar muito tensas. Tá bom, queridos? Esse é mais um vídeo de acordo com a solicitação de papais e mamães. Eu espero que esteja levando informações para vocês, que vocês possam vir a compartilhar essa informação que é precisa levar. Agradeço seu principal sugestão do vídeo e também peço que compartilhem. Com Deus, eu levo vocês, papais juntos somos mais fortes. Um grande abraço e até o próximo vídeo pessoal!

Fonte: MENINGITE: SINAS E SINTOMAS DE UMA DOENÇA QUE PODE SER FATAL/DEIXA COM O PAPAI por Deixa com o papai