Pular para o conteúdo

Sintomas de Autismo em Meninas: Entrevista com Thiago Lopes (EP#138)

  • por
  • posts

Olá, eu sou Thiago Lopes, Doutor em Psicologia e especialista em autismo precoce, e hoje estou aqui para falar um pouco mais sobre sintomas de autismo em meninas.

Quando olhamos os números de diagnósticos comparando meninos e meninas, descobrimos rapidamente que os meninos são muito mais prevalentes e frequentemente diagnosticados com autismo do que as meninas. Cerca de cinco vezes mais meninos são diagnosticados com autismo do que as meninas.

Um estudo feito em 2015 e publicado na revista da Academia Americana de Psiquiatria para Jovens e Adolescentes avaliou mais de 1500 pessoas com autismo e identificou algumas características diferentes nos diagnósticos das meninas em relação aos meninos. Contrário ao que muitos pensam, esse estudo mostrou que as meninas apresentavam sintomas mais severos de autismo e com menor capacidade cognitiva em comparação aos meninos. Além disso, elas tinham maiores dificuldades na socialização e nos comportamentos adaptativos do dia a dia.

Outro estudo conduzido pela equipe do Dr. Fazer também identificou algumas características específicas no público feminino. Avaliando 21418 crianças, adultos e adolescentes com autismo, eles observaram que as meninas tinham maior dificuldade de comunicação social, habilidades cognitivas mais inferiores, maior dificuldade nos comportamentos adaptativos e mais comportamentos disruptivos em comparação com os meninos.

É interessante destacar que muitas vezes acredita-se que os sintomas das meninas são mais leves, porém, esse estudo indicou que essa ideia não está fundamentada. Os instrumentos de diagnóstico conseguem identificar o autismo tanto em meninos quanto em meninas e não há um viés que leve a um diagnóstico mais severo somente nas meninas. No entanto, existem fontes e estudos que apontam que as meninas podem aprender a camuflar sintomas de autismo e, por isso, acabam sendo diagnosticadas somente quando têm um filho com autismo.

Essas mulheres muitas vezes enfrentam outras dificuldades ao longo da vida, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares e questões sensoriais, que nem sempre são identificadas como parte do espectro do autismo.

Muitas mães de crianças com autismo relatam essa percepção de que as meninas têm características e dificuldades do autismo, mas que são mais facilmente camufladas. Elas podem se sentir diferentes das outras meninas, ter interesses diferentes, preferir brincar sozinhas, ter apenas algumas amigas, ter aversão às coisas femininas ou populares, buscar roupas mais confortáveis e apresentar um comportamento imaturo ou ingênuo.

Essas meninas muitas vezes tentam imitar as outras para se encaixar em situações sociais, mas isso demanda muita energia e pode gerar ansiedade e exaustão. Muitas vezes, elas parecem diferentes em casa e no ambiente social, agindo de forma mais natural em casa. Essas dificuldades podem levar a conflitos internos, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Não há um consenso sobre a intensidade dos sintomas em mulheres com autismo, mas é importante estar atento a essas características e buscar suporte e tratamento adequados, além de diagnosticar precocemente, para prevenir dificuldades e problemas futuros.

Espero que esse texto tenha ajudado a entender um pouco mais sobre os sintomas de autismo em meninas. Se você é uma mãe de criança com autismo, compartilhe sua experiência nos comentários. Não se esqueça de deixar seu like e compartilhar o vídeo para que mais pessoas possam se identificar com esses sinais. E não se esqueça de se inscrever no canal. Até a próxima!

Fonte: Sintomas de AUTISMO em Meninas – Thiago Lopes – EP#138 por Dr. Thiago Lopes Desenvolvimento Infantil |Autismo