Pular para o conteúdo

Síndrome do Coração Partido: sintomas, causas e tratamento do luto na psicologia

  • por
  • posts

A síndrome do coração partido é uma síndrome muito rara e pouco conhecida. É desencadeada geralmente por um evento estressante, como a perda de um ente querido ou o rompimento de um vínculo afetivo, como o divórcio. Essa síndrome ocorre quando a pessoa está vivenciando um sofrimento emocional extremo, liberando hormônios do estresse que afetam o funcionamento do coração. Pesquisas mostram que o luto pode causar danos ao sistema do coração, resultando em um formato parecido com um coração partido.

A síndrome do coração partido pode apresentar sintomas semelhantes aos do infarto, como dor no peito, falta de ar, cansaço e irritabilidade. No entanto, os sintomas do coração partido também têm características peculiares, como angústia, aperto no peito, falta de apetite e insônia. É importante não desprezar esses sintomas, pois a síndrome do coração partido pode levar à morte.

O diagnóstico da síndrome do coração partido deve ser feito por um médico, geralmente em mulheres com mais de 40 anos que estão passando por um processo de luto intenso. O tratamento envolve o trabalho com profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, além de médicos cardiologistas ou clínicos gerais.

Se você quiser saber mais sobre a síndrome do coração partido, acompanhe o projeto Renascendo do Luto, que oferece orientação psicológica online e informações sobre como agendar uma sessão com a psicóloga Renata. Visite o canal no YouTube Renascendo do Luto e a página no Facebook Renascendo do Mundo.

Para mais informações sobre orientação psicológica online, acesse o site do projeto. Não deixe de compartilhar suas experiências nos comentários e ficar por dentro dos próximos vídeos. Um beijo a todos os corações e até a próxima!

Fonte: A Síndrome do Coração Partido – Psicologia – Luto por Renascendo do Luto – Por: Psicóloga Grace Benato