Pular para o conteúdo

Síndrome das Pernas Inquietas: O que é e como tratar

  • por
  • posts

Síndrome das Pernas Inquietas

Olá, pessoal! Meu nome é George Calor e hoje estou aqui para o quinto episódio da nossa série de distúrbios do sono, e provavelmente o último, pelo menos por um tempo.

Para quem não viu os outros episódios da série, eu vou deixar indicado uma playlist com todos os episódios aqui. Se você está chegando agora no canal, me siga nas minhas redes sociais e se inscreva no meu canal para me ajudar bastante.

Hoje eu estou aqui para falar sobre a síndrome das pernas inquietas. Mas o que é isso?

A SPI é uma condição em que a pessoa sente uma vontade incontrolável de mover as pernas, principalmente enquanto ela está dormindo. Por isso, ela pode ser considerada um distúrbio do sono, pois atrapalha a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa acorde durante a noite ou tenha dificuldade de dormir.

Muitas pessoas convivem com essa síndrome a vida inteira sem se darem conta de que isso é um problema, pois não atrapalha tanto. Em casos mais graves, a pessoa pode acordar durante a noite e ter que levantar para movimentar as pernas. Mas a maioria das pessoas passa a noite inteira mexendo as pernas involuntariamente, nem percebendo o problema.

Alguns especialistas suspeitam que seja um desequilíbrio de dopamina no cérebro, mas as causas para essa síndrome podem estar mais relacionadas com fatores de risco. Quais são eles?

  • Hereditariedade: Como sempre, a hereditariedade aparece em quase todas as síndromes. Você deve buscar na sua família se mais alguém já passou por isso ou teve alguma situação semelhante.
  • Gravidez: Durante a gravidez, muitas mulheres apresentam essa síndrome, mas ela passa assim que nasce a criança. Não se sabe exatamente o motivo, talvez seja por causa das mudanças hormonais no corpo.
  • Tabagismo: O uso de álcool e cafeína.
  • Doenças crônicas: Como diabetes ou Parkinson.
  • Privação do sono: Ter uma rotina de sono inadequada.

A idade não é um fator determinante para a síndrome das pernas inquietas, mas é mais comum em pessoas mais velhas devido a esses fatores de risco. No entanto, qualquer idade pode apresentar a síndrome.

O principal sintoma da síndrome das pernas inquietas é a vontade de manter as pernas em movimento. Essa vontade incontrolável geralmente começa quando a pessoa está deitada ou sentada com as pernas paradas. Há uma urgência de mexer e movimentar as pernas, e assim que a pessoa começa a fazer os movimentos, a vontade diminui. Principalmente à noite, antes de dormir, a pessoa pode sentir uma piora dos sintomas.

Além disso, algumas pessoas relatam sensações estranhas nas pernas, como formigamento, arrepios, queimação e até mesmo fisgadas. É importante ficar atento a esse tipo de coisa.

Agora vamos falar sobre o tratamento. Muitas pessoas convivem durante anos com essa síndrome e não se importam ou não procuram ajuda, porque simplesmente não as incomoda. Porém, caso você esteja num nível avançado em que precisa de ajuda, como dificuldade de sono, é importante buscar o tratamento adequado.

Os médicos que você deve buscar são o clínico geral ou o neurologista. Eles são os profissionais adequados para diagnosticar e traçar um plano de tratamento. Em último caso, existem sim medicamentos que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Infelizmente, não existe uma forma de prevenção para essa síndrome. A única coisa que você pode fazer é buscar ajuda médica caso esteja incomodado. É importante ressaltar que o psicólogo não está autorizado a diagnosticar a síndrome das pernas inquietas, mas ele pode perceber do que se trata e encaminhar o paciente para o médico.

Espero que tenham gostado do vídeo. Lembrando que talvez seja o último episódio da série por enquanto, pois vou viajar e não sei como ficará minha rotina. Prometo voltar com a série assim que possível. Não se esqueçam de deixar o like, se inscrever no canal e compartilhar o vídeo com seus amigos.

Até a próxima!

Fonte: Síndrome das Pernas Inquietas – Distúrbios do Sono #5 por PsiCalôba