Pular para o conteúdo

Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto (SARA): Causas, sintomas e tratamentos.

  • por
  • posts


Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto

Olá, eu sou a Luiza e falarei um pouco sobre a Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto neste vídeo.

A SARA, ou síndrome da angústia respiratória aguda, é uma lesão pulmonar que está associada ao edema pulmonar não hidrostático e possui altas taxa de mortalidade. Essa síndrome é normalmente independente do fator etiológico que a causou no paciente.

Existem quatro sinais principais da evolução aguda da SARA: diminuição da complacência do sistema respiratório, infiltrados pulmonares na radiografia de tórax, relação PaO2/FiO2 menor que 200 e ausência de evidências clínicas de hipertensão pulmonar.

A SARA é caracterizada pelo aumento da permeabilidade da membrana do capilar pulmonar, com extravasamento de células e proteínas para o interstício pulmonar. Isso leva a uma redução da complacência pulmonar, dificultando a troca de oxigênio e dióxido de carbono nos alvéolos.

As principais causas da SARA incluem infecção generalizada (sepse), lesões diretas no pulmão, embolia gordurosa, intoxicação por oxigênio, entre outras. É importante ressaltar que a sepse é a causa mais comum da síndrome.

O diagnóstico da SARA é feito com base em radiografia de tórax que mostra infiltrados intersticiais bilaterais, além da relação PaO2/FiO2 menor que 200 e ausência de evidências clínicas de hipertensão pulmonar.

O tratamento da SARA envolve ventilação mecânica para resolver o problema desencadeante, controle das pressões elevadas, monitoramento e limpeza das secreções pulmonares, posição pronada do paciente, entre outras técnicas.

Espero que esse texto tenha sido útil para entender um pouco mais sobre a Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto. Até a próxima!

Fonte: Síndrome da angústia respiratória no adulto – SARA por Heloísa Galdino Gumieiro Ribeiro