Pular para o conteúdo

Sangramento nasal infantil: dicas e soluções para lidar com o problema.

  • por
  • posts

Olá gente, eu sou Doutora Luciana Herrero, eu sou médica pediatra e sou sua amiga que no YouTube toda terça e quinta às 10 horas tem vídeos inéditos para você. Fiquei muito carinhosa com você, então quero te fazer dois convites: venha se inscrever no nosso canal, clique no Sininho para você ficar sabendo de tudo em primeira mão e também se inscreva no nosso Instagram, Dra Luciana Herrero.

Hoje vou falar sobre o sangramento do nariz, ai ai ai, como acontece, porque acontece e o mais importante, o que fazer. Vou dar dicas para vocês sobre esse acontecimento que pode sim acontecer com todo mundo.

O nome técnico é epistaxe, engraçado né? Pois é. Não aumente o sangramento do nariz. Ele acontece com crianças maiores de dois anos e não é muito comum. Logo, levanta a suspeita de que tenha algo lá dentro, um corpo estranho que o bebê enfiou no nariz. Então vou falar também sobre isso, como diferenciar as causas mais comuns.

As causas mais comuns de sangramento no nariz são: alergia, criança que tem rinite, infecção (por exemplo, gripes) que fazem com que os vasinhos sejam mais sensíveis e acabem sangrando; ou então, trauma, como quando uma criança está correndo e tromba com a outra ou quando leva uma bolada no nariz. Qualquer traumatismo pode causar sangramento nos vasinhos do nariz.

A diferença é quando tem um corpo estranho. Quando eu tenho um sangramento do nariz, são os dois lados que sangram. Mas quando eu coloco um corpo estranho no nariz, normalmente é só um lado que sangra e sai também uma meleca. Então, se você ver que um bebê está saindo uma substância estranha de um lado do nariz, leve-o imediatamente ao médico. Não cutuque, não procure uma pinça, não mexa. Se você tentar empurrar, pode causar um entupimento nos pulmões do bebê, o que levaria a algo muito pior. Então, não mexa. Na dúvida de corpo estranho, vá ao médico.

Agora vamos falar das técnicas para controlar as hemorragias nasais. Já falamos sobre as principais causas e como diferenciar se é um corpo estranho, agora vamos falar sobre o que fazer.

Primeiro, vamos falar sobre o que NÃO fazer. Nunca deixe a criança deitada, porque se você deitar a criança e o sangue está saindo do nariz dela, vai cair para trás e ela pode engolir e ter uma chance de vomitar e se sufocar. Então, quando uma criança está com sangramento nasal, sente-a e incline-a para frente. Incline um pouquinho para frente. Outra coisa importante é fechar o narizinho com o dedão indicador e conversar com a criança para que ela respire pela boca. Faça esse movimento de pressionar o nariz por 5 a 10 minutos para que o corpo tenha tempo de parar o sangramento. Sim, 5 a 10 minutos nessa posição. Se o sangramento não parou, você pode pegar um saco de gelo na geladeira, envolvê-lo em um pano limpo e fazer uma compressa no nariz. Aí vá para o atendimento médico com a compressa gelada no nariz. Nunca coloque gelo direto na pele, sempre envolva-o em um pano. E nunca fique com gelo na pele por mais de 5 minutos para evitar necrose na pele.

Você pode tentar esse método de compressa e inclinação para frente por 5 a 10 minutos. Se o sangramento não parar, você pode tentar novamente por mais 5 minutos. Mas na grande maioria das vezes, isso já vai parar o sangramento e você não vai precisar nem do gelo nem de procurar uma ajuda médica imediata. No entanto, é sempre bom procurar um médico e avisar o que está acontecendo, principalmente se o seu filho estiver tendo esse sangramento de forma repetida. Se ele estiver coçando o tempo todo, é preciso investigar o motivo do sangramento. É importante verificar se a pressão dele está boa e se há alguma alteração nos vasinhos. Faça um check-up com o pediatra para identificar e entender por que isso está acontecendo repetidamente. E nunca peça para a criança assoar o nariz depois de um episódio de sangramento, pois isso pode forçar os capilares e causar mais sangramento.

Então, para resumir: nunca cutuque o nariz em caso de sangramento, leve ao médico se houver suspeita de corpo estranho, nunca deixe a criança deitada, incline-a para frente, faça compressão no nariz por 5 a 10 minutos, use uma compressa de gelo envolta em um pano limpo se o sangramento não parar, nunca fique com o gelo na pele por mais de 5 minutos e sempre procure um médico para verificar a causa do sangramento repetido.

Lembre-se, essas dicas são apenas orientações e não substituem uma consulta médica. Procure sempre seu médico de confiança. Estou apenas orientando para que você possa tomar uma primeira medida de forma segura. Um beijo no seu coração e continue sempre ligado aqui no canal, que eu sempre trarei super dicas para você cuidar da sua família e da sua criança para que você fique mais tranquila e feliz. Um beijo no seu coração e até a próxima. Tchau, tchau!

Fonte: Sangramento do nariz das crianças. O que fazer? por Dra Luciana Herrero