Pular para o conteúdo

Rússia suspende embargo à carne bovina brasileira após negociações | CNN PRIMETIME

  • por
  • posts

O governo federal anuncia o fim das restrições da Rússia à carne bovina brasileira

O embargo havia sido anunciado no início do mês, depois de um caso atípico de vaca louca registrado no Pará. Nosso repórter da Moreira tem os detalhes.

A Rússia derrubou, depois de pouco mais de um mês, o embargo à carne. O fim das restrições russas à carne brasileira foi anunciado pelo governo federal, nesta sexta-feira, em uma nota emitida pelo Itamarati. A proibição da compra havia sido anunciada e adotada pela Rússia por causa de um caso da doença conhecida como vaca louca, ou encefalopatia espongiforme bovina. O caso encontrado foi da forma atípica da doença e foi registrado no estado do Pará.

A Rússia impôs restrições, no dia primeiro de março, à importação da carne bovina de animais com mais de 30 meses de idade e provenientes da região do estado do Pará. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a forma atípica da doença ocorre naturalmente de forma espontânea no rebanho bovino e, portanto, não representa nenhum risco à saúde pública e nem justifica restrições à importação, conforme inclusive as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal.

O Itamaraty disse ainda na nota que trabalha para evitar fechamentos indevidos de mercados para a carne brasileira. Vale lembrar que, em 2022, as exportações de carne bovina do Brasil para a Rússia somaram quase 24 mil toneladas do produto, o equivalente a cerca de 165 milhões de dólares.

Voltamos a conversar com o nosso analista internacional Lourival Santana. E se junta a essa conversa Daniel Hitler, nosso diretor editorial em Brasília. Lourival, há um risco dessa reaproximação com a Rússia ser de alguma forma mal vista pelos parceiros ocidentais do Brasil?

Bem, eu tenho conversado com representantes de governos americanos e europeus. Eles entendem a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes da Rússia. Mas a Europa também tinha uma forte dependência da Rússia, sobretudo ao gás, e foi gradualmente se desligando. O petróleo também foi gradualmente reorganizando o seu comércio para impor sanções contra a Rússia.

O Brasil tem a convicção de que não deve impor sanções contra a Rússia. Essa é uma visão muito diferente, uma conclusão muito diferente daquela que europeus, americanos, japoneses, coreanos, australianos, holandeses, canadenses, muita gente no chamado ocidente global tiraram dessa invasão da Ucrânia. A ideia é que se a Rússia não for pressionada, com fatos realmente pressionada, não só com discursos, mas com ações, de fato, de sanções econômicas contra a Rússia e ajuda militar, econômica e humanitária à Ucrânia, a Rússia não vai se retirar da Ucrânia.

Essa venda da carne quer dizer que o Brasil aumentou, na verdade, as exportações para a Rússia de maneira geral em 23%. Chegou a um bilhão e 900 milhões de dólares. Mas a carne representa só 8% desse valor. Agora, no Brasil, aumentou em 38% as importações de produtos russos, chegando a 7 bilhões e 850 milhões de dólares. Isso é, em grande parte, fertilizantes.

A Rússia voltou a comprar. Sabemos que a China já tinha voltado a comprar, nosso maior mercado. Os embargos provocados pelo mal da vaca louca detectado em fevereiro no Pará já foram totalmente retirados. A situação já está normalizada, quase totalmente.

Márcio, boa noite para você e para o Lourival. No momento, logo após a detecção desse caso atípico da vaca louca no Pará, foram isolados 10 países, ou um pouquinho mais, que chegaram a levantar, em algum momento, embargos à carne bovina brasileira. Um embargo muito mais de precaução até que saísse o resultado definitivo do laboratório no Canadá, finalmente testando que era um caso atípico. Comorodar Moreira apresentou na reportagem, um caso que não significa uma contaminação disseminada por rebanho e sim algo mais isolado, muito mais provocado pelo próprio organismo do animal. E o que aconteceu desde então? Alguns países, a China, o mais importante obviamente, na viagem que o presidente Lula faria, mas o ministro da Agricultura Carlos Manteve essa viagem, conseguiu negociar o fim do embargo à carne brasileira durante essa viagem. Mas outros países também começaram a normalizar a situação: Arábia Saudita, Malásia, Jordânia e agora Rússia. A Rússia é apenas o décimo segundo maior comprador de carne bovina brasileira, com um pouco mais de 160 milhões de dólares em 2022. Mas por que isso é importante? Porque além dos Estados Unidos e China, que lideram as compras de carne brasileira, o Brasil fez um esforço muito grande nos últimos anos e que passou por diversos governos de abrir e diversificar os mercados para os nossos produtos de origem de proteína animal. Com a retirada desses embargos, agora pela Rússia, por uma série de outros países asiáticos, do Oriente Médio, outros países que se somam a essa lista, Filipinas, Indonésia, a tendência agora é de plena normalização e de continuidade desse esforço de prospectar mais mercados, de uma forma a pulverizar e diversificar mais.

Obrigado, Daniel. Obrigado, Lourival. Também agradeço a presença do Daniel. Acho que é a primeira vez que a gente participa juntos aqui no nosso CNN Prime. E vejam a delicadeza: errado o cargo dele. Ele não é editor, é diretor editorial em Brasília. Além da delicadeza, olha o risco que ocorrer também. Você pode me chamar pelo nome ou pelo cargo que você quiser.

Obrigada, né. Até daqui a pouco.

Obrigado também, Lourival Santana.

Fonte: Rússia encerra embargo à carne bovina brasileira | CNN PRIMETIME por CNN Brasil