Pular para o conteúdo

Ronco e apneia do sono: a história de um paciente que quase foi vítima dessa condição

  • por
  • posts

Pessoal, nesse vídeo, eu vou contar para vocês a história de um paciente que quase morreu por conta do sono dele. Isso mesmo, ele tinha ronco e apneia. Se você tem ou conhece alguém que tem apneia, assista esse vídeo e não deixe de compartilhar!

Olá pessoal, sou o Dr. Mohamessadao, otorrinolaringologista. No vídeo de hoje, vamos falar sobre ronco e apneia, através do depoimento de um paciente americano que quase morreu por conta do seu sono. Ele não sabia o que estava acontecendo com ele e começou a sentir sensações estranhas durante o dia. Quando descobriu, percebeu que tinha um problema sério que poderia levá-lo à morte: o ronco e a apneia.

Antes de começar, clique aqui para se inscrever no canal, ativar o sininho e crescermos juntos. Somos o primeiro canal de otorrino a atingir 1 milhão de inscritos e o maior canal de otorrino do mundo. Curta e compartilhe, e agora vamos falar sobre esse tema importantíssimo. Vem comigo!

O depoimento desse paciente na internet me deixou surpreendido. Vou deixar o link do depoimento na descrição. Ele fala, primeiramente, sobre como a falta de sono quase o matou. Ele dormia 8 horas por dia, mas sentia muita fadiga, cansaço, irritabilidade e sonolência durante o dia. Ele também praticava musculação e fisiculturismo, ou seja, era um cara super ativo.

Ele foi a vários médicos, passou por vários especialistas, mas não foi diagnosticado. Foi a um psicólogo que, ao perceber sintomas de depressão e ansiedade, olhou para ele como um todo e disse: “Você tem privação de sono”. Essa foi a primeira vez que ele ouviu isso e foi um olhar diferenciado, pois mesmo dormindo 8 horas, ele tinha privação de sono.

Ele descobriu, então, que sofria da síndrome da apneia obstrutiva do sono. Fez a polissonografia, um exame simples que mostrou que ele tinha de 30 a 50 paradas na respiração por hora e acordava no meio da noite com o coração acelerado e com sensação de afogamento. Ele não conseguia atingir o sono profundo, o que afetava seu corpo e saúde de forma geral.

Muitas pessoas têm apneia e nem sabem, pois não percebem essas paradas na respiração. Quando acordam ou superficializam o sono, voltam a respirar. Porém, isso afeta a oxigenação do sangue, o cérebro fica em alerta e a pressão arterial aumenta durante o sono profundo.

Ter apneia e ronco não é normal. Pode levar a problemas graves, como infarto, arritmia e derrame. Além disso, desregula todo o corpo, causando irritabilidade, falta de memória, cansaço excessivo e outros sintomas.

No consultório, atendo muitos pacientes jovens com ronco e apneia, desde os 30-40 anos até mesmo crianças. Existem várias causas para o ronco e apneia, como aumento de amígdalas e adenoides, desvio de septo, aumento de peso, entre outras.

Roncar é um sinal de alerta e não deve ser ignorado. Pode-se realizar tratamentos de sucesso para eliminar o ronco e a apneia, desde que se descubra a causa ou causas do problema. É fundamental procurar um otorrinolaringologista para obter ajuda e viver melhor.

Espero que esse alerta seja útil para vocês. Roncar não é motivo de chacota, mas sim de preocupação com a saúde. Compartilhem esse vídeo para ajudar quem precisa e não deixem de procurar ajuda. Fiquem com Deus e até o próximo vídeo!

Fonte: COMO MEU SONO QUASE ME MATOU! A HISTÓRIA DE UM PACIENTE QUE SOFRE DE RONCO E APNEIA por Dr Mohamad Saada