Pular para o conteúdo

Rodrigo Bressan: diagnóstico e medicação do TDAH

“Em São Paulo, existe um subdiagnóstico de TDAH”, afirma o psiquiatra Rodrigo Bressan. Para o especialista, diversos outros sintomas e condições são diagnosticados e medicados equivocadamente como transtorno de déficit de atenção.

Hiperatividade é uma doença que é a classificada a por alterações é atencionais e por muita agitação você pode ter a combinação dos dois que é mais comum ou só hiperatividade ou só défice de atenção um psiquiatra bem treinado da infância e da adolescência ou mesmo os adultos conseguem identificar mostrando que aquela criança tem alterações diferente

Da grande maioria das outras crianças compatíveis com esse transtorno em geral são alterações comportamentais crescer não foca ela ela realmente é têm muita dificuldade de ficar parado ela está andando o tempo inteiro tal isso não acontece só nas escolas acontece não no prédio brincando com os amigos o ou na casa da avó wow em várias outras situações os

Psiquiatras sérios para fazer esses diagnósticos então eles não precisam simplesmente da observação da criança do que a criança relata e dos pais eles sempre pedem também um relato de outras pessoas em especial do professor porque complementa o olhar sobre essa criança o problema é que as pessoas tendem a diagnosticar várias outras coisas como se fossem dessa

Atenção e hiperatividade e medicar também e aí não funciona tão bem é então o mais importante do ponto de vista de saúde pública é conseguir identificar quem tem de tratar na minha opinião o que interessa pra todo mundo a gente tem um programa para ajudar os professores a entenderem esses problemas é a informação de qualidade é entender o que é o de 70

Entre atividade e não é tão difícil o livro que a gente a escrever organizou chama saúde mental na escola que os professores devem saber é exatamente para democratizar o conhecimento que está no castelo universitário e pra todos os professores eu trabalho com isso é um bom tempo e eu fui entender como é que os professores pensam como eles pensam saúde mental com

Ex alunos pensam saúde mental e o que eu vi que eles sabem eles têm uma noção razoável de saúde mental mas a educação pública não prevê nenhuma informação de qualidade para a formação de professores tudo via via mídia existe um questionamento se todo mundo tem da detenção não tem se tenha um diagnóstico tornozelo esquerdo de mais ou de menos do ponto

De vista populacional no brasil especificamente em são paulo existe um sub diagnosticada a grande maioria das pessoas que têm esse problema não são tratadas e acessar que deveriam ser tratadas para que elas sejam tratados a gente precisa ajudar a instrumentalizar levar uma alfabetização sobre saúde mental para todo mundo eu tenho um trabalho grande com professores e

Alunos para ajudá los e identificar isso agora qual é a discussão que se faz é é que então se você começar a prestar muita atenção nisso você vai diagnosticar todo mundo e esse é outro erro vai medicalizar educação todos os problemas educacionais não ser controlados com os remédios pra deve ter atenção e hiperatividade isso também é verdade quanto mais

Conhecimento você tiver você discrimina aqueles que tenta o transtorno em geral têm uma boa resposta tanto a medicação contra a terapia dos outros problemas você tem problemas familiares problemas sociais muito importantes problemas até do forma de funcionamento da escola que não colaboram então o que acontece à quanto menos você sabe mais você rotula medicalizar

Entre aspas e mais você se matzá quanto mais você sabe com mais normalidade você entende essas coisas e ajuda a encaminhá a psiquiatria a psicoterapia e tal são apenas instrumentos elas não vão dar conta de todos os problemas da infância e adolescência mas de alguns por isso que quando a gente fala de felicidade que foi como a gente começou a conversa e transtornos

Mentais isso aqui não vai gerar felicidade mas talvez diminua uma fonte de infelicidade o

Transcrito do video
Rodrigo Bressan: diagnóstico e medicação do TDAH By NAMU