Pular para o conteúdo

Remédios naturais para Hepatite B: opções caseiras para tratar a doença

  • por
  • posts


Remédios Naturais para a Hepatite B
A hepatite B é um vírus que infecta o fígado. A maioria dos adultos que o contraem têm sintomas por um curto período de tempo e depois se recuperam. Isso é chamado de hepatite aguda. Às vezes, o vírus causa uma infecção de longo prazo chamada hepatite crônica. Com o tempo, ele pode danificar o fígado. Bebês e crianças pequenas infectadas com o vírus são mais propensos a obter hepatite B.
Você pode ter hepatite B e não saber disso. Você pode não ter sintomas, mas se tiver, podem te fazer sentir como se estivesse com a gripe. Enquanto você tiver o vírus, pode espalhá-lo para outros. A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B e é transmitida através do contato com sangue e fluidos corporais de uma pessoa infectada. Você pode pegar hepatite B se tiver relações sexuais com uma pessoa infectada sem uso de preservativo, usar agulhas usadas para injetar drogas com uma pessoa infectada, obter uma tatuagem ou piercing com ferramentas não esterilizadas, ou compartilhar itens pessoais como lâminas de barbear ou escovas de dentes com uma pessoa infectada. Além disso, uma mãe que tem o vírus pode transmiti-lo para seu bebê durante o parto.
Os médicos especialistas recomendam que todas as mulheres grávidas façam o teste para hepatite B. Se você tiver o vírus, é possível tomar medidas para prevenir a infecção do bebê. Você não pode pegar hepatite B a partir do contato casual, como abraçar, beijar ou compartilhar alimentos ou bebidas.
Os sintomas da hepatite B incluem sentir-se muito cansado, febre baixa, dor de cabeça, não querer comer, sentir-se mal para o estômago, vômitos, dor de barriga, fezes claras, urina escura, olhos e pele amarelados. Esses sintomas geralmente aparecem apenas após outros sintomas terem começado a desaparecer. A maioria das pessoas com hepatite B crônica não tem sintomas.
No tratamento da hepatite B, é importante descansar, comer alimentos saudáveis, beber muita água e evitar álcool e drogas. Além disso, consulte seu médico sobre quais medicamentos e produtos à base de plantas evitar, pois alguns podem prejudicar o fígado.
O tratamento da hepatite B crônica depende de como sua infecção está progredindo e se você tem danos no fígado. A maioria das pessoas com hepatite B crônica pode viver uma vida plena e ativa cuidando bem de si mesmas e fazendo exames regulares. Existem medicamentos para tratar a hepatite B crônica, mas pode não ser adequado para todos. Trabalhe com seu médico para decidir o que é ideal para você. Às vezes, a hepatite B crônica pode levar a lesões hepáticas graves. Se isso acontecer, você pode precisar de um transplante de fígado.
Tratamentos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir a propagação do vírus da hepatite B. É importante descansar e reduzir sua atividade para coincidir com sua energia. Você não precisa ficar na cama, mas ouça seu corpo e desacelere quando estiver cansado. Se estiver se sentindo cansado no trabalho ou na escola, tente reduzir sua carga de trabalho e evitar exercícios extenuantes.
Quando você começar a se sentir melhor, volte lentamente às suas atividades regulares. É importante comer bem, mesmo que a comida possa não apetecer. Comer uma refeição substancial, mas não pesada, pela manhã e refeições mais leves no final do dia pode ajudar. Alimentos ricos em calorias e proteínas já não são recomendados, pois não se acredita que ajudem e podem ser difíceis de comer quando se sente nauseado. Tente ter uma dieta equilibrada e coma os alimentos que apelam para você. Beber muita água é importante para manter seu corpo bem hidratado, especialmente se você tiver vômitos. Além de água, sucos de frutas e caldos são outras boas escolhas, pois fornecem calorias extra. Muitas das bebidas esportivas disponíveis nos supermercados podem ajudar a repor minerais essenciais e eletrólitos perdidos durante o vômito. Você também pode fazer sua própria bebida de reidratação.
É importante evitar álcool e drogas, pois são prejudiciais para o fígado. Se você tomar medicamentos prescritos ou legais, ou beber álcool, quando tiver hepatite B, seus efeitos podem ser mais fortes e durar mais tempo, além de piorar o dano hepático. Se estiver tomando medicamentos sujeitos a receita médica, seu médico poderá dizer para você parar de tomá-los até que seu fígado esteja completamente curado. Não pare de tomar os medicamentos, a menos que seu médico diga para fazê-lo. Verifique com seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo produtos à base de plantas, pois alguns podem piorar a doença hepática, especialmente se você continuar bebendo álcool.
Evite álcool até que seu médico diga que seu fígado está completamente curado, o que pode levar até três ou quatro meses. Tente controlar náuseas e vômitos mantendo-se fresco e fora do sol, vestindo roupas de algodão e usando antialérgicos, mas fale com seu médico antes de tomar esses medicamentos.
Existem também alguns remédios naturais simples que podem ajudar no tratamento da hepatite B. Um deles é usar segmentos de carambola e sementes de cominho. Esmague os segmentos de carambola e as sementes de cominho e misture com uma pitada de sal. Consuma duas vezes ao dia.
Outro remédio natural é usar alcaçuz em pó. Tome uma colher de sopa de alcaçuz em pó e adicione duas colheres de sopa de mel. Misture bem e consuma todos os dias.
É importante lembrar que esses remédios naturais podem ajudar a aliviar os sintomas, mas não substituem o tratamento médico adequado. Consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer tratamento alternativo.
Fonte: Remédios naturais e casa para Hepatite B por Shelby Lopez