Pular para o conteúdo

Refluxo: sintomas e tratamento eficaz para aliviar o desconforto.

  • por
  • posts

O que é o refluxo e por que é importante tratar?

Muitos são os e-mails e muitas perguntas sobre o refluxo, e nós estamos com o gastroenterologista, Dr. Eduardo Aires. O que é o refluxo e por que tanta gente fala nisso?

A doença do refluxo é uma doença de alta incidência, principalmente nos últimos tempos. Acredita-se que por alterações nos hábitos de vida, tem mais gente comendo de maneira inconveniente, pessoas com pouca atividade física e com excesso de peso. Essas são situações que contribuem para a doença do refluxo.

A doença do refluxo é basicamente o refluxo gastroesofágico, ou seja, é quando existe o retorno do alimento do estômago para o esôfago com conteúdo de ácido muito aumentado. O esôfago naturalmente é muito ácido, e se esse conteúdo subir ao esôfago, vai provocar sintomas e lesões, não só na área digestiva, mas também na área respiratória.

A doença do refluxo, se não tratada, pode deixar continuamente exposto a uma secreção muito ácida, e a longo prazo, pode haver transformações nas células do esôfago, resultando em um quadro chamado de esôfago de Barrett, que pode aumentar o risco de câncer.

As crianças também podem ter refluxo, desde o bebê. Nesses casos, o indicativo é o mesmo processo. É muito comum em crianças nos primeiros meses ter refluxo, de uma outra natureza, mas por falta de amadurecimento desse tecido que funciona como válvula. Na maioria das crianças que têm refluxo, com o passar do tempo, isso melhora espontaneamente.

Já no adulto, o refluxo pode ocorrer em qualquer idade e é mais frequente com o passar do tempo, dependendo muito dos hábitos de vida da pessoa. O diafragma separa o tórax do abdômen e funciona como uma válvula que deve deixar a comida passar e evitar que o alimento volte. O motivo mais importante da ocorrência do refluxo é um defeito nessas válvulas, que pode ser agravado se houver também outra alteração anatômica, como a hérnia de hiato.

Para o diagnóstico da doença do refluxo, o médico pode solicitar exames, mas a conversa com o médico, a anamnese, é a parte mais importante do diagnóstico. Os exames utilizados são a endoscopia digestiva alta, a pHmetria e a manometria esofágica.

O tratamento pode ser inicialmente por medicamento e pode até chegar ao tratamento cirúrgico. O tratamento clínico envolve medicamentos que reduzem a acidez, medicamentos para ajudar na digestão e medidas comportamentais, como fracionar bem as refeições, mastigar bem, fazer uma dieta balanceada, não deitar imediatamente após as refeições, evitar álcool, refrigerantes e café, entre outras medidas.

Os principais sintomas da doença do refluxo são azia, queimação, regurgitação, arrotos, soluços e sintomas respiratórios. É comum a ocorrência de sintomas principalmente algum tempo depois das refeições. O refluxo também pode causar lesões no esôfago que são vistas através de exames como a endoscopia.

O Dr. Eduardo Aires alerta para a importância de prestar atenção na saúde e buscar tratamento adequado para o refluxo.

Fonte: Refluxo sintomas e tratamento por Mônica Nóbrega