Pular para o conteúdo

Recuperação da cirurgia de tireoide: exercícios para uma boa recuperação | Cláudia Belém Fonoaudióloga

  • por
  • posts

Olá, meu nome é Cláudia Belém, sou parte da equipe do Dr. Jonatas Catunda, e hoje quero conversar com vocês sobre alguns exercícios que podem ser feitos para trabalhar a movimentação do pescoço e dos ombros no pós-operatório da cirurgia de tireóide.

O tema de hoje foi uma sugestão de alguns espectadores e também de algumas pacientes. Acontece que, às vezes, por falta de orientação ou simplesmente por não perguntar, algumas pacientes passam até um mês depois da cirurgia com o pescoço todo duro, sem mexer. Às vezes, isso acontece por falta de conhecimento ou medo de abrir os pontos. Acham que se não mexerem, vão proteger mais. Mas isso não é verdade. Se você ficar sem se movimentar, vai prejudicar duas coisas: gerar muitas dores e contraturas musculares, e favorecer o inchaço, porque a musculatura parada tende a inchar, e o movimento ajuda a drenar os líquidos.

Claro que vocês devem perguntar ao seu cirurgião qual a movimentação que é permitida no seu caso específico. Em geral, o único movimento que não é aconselhado no começo é a hiperextensão do pescoço, pois pode abrir os pontos e alargar a cicatriz. Mas os demais movimentos são liberados e é sobre eles que vou falar hoje.

Uma sugestão que eu dou para as minhas pacientes é começar com movimentos de alongamento no pescoço e nos ombros. Eu peço que elas realizem 5 repetições de cada movimento nos dois primeiros dias, e depois passem para 10 repetições de cada. Isso vai fazer com que a musculatura fique mais soltinha e sem dores.

Vamos aos movimentos:

1. Lateralização do pescoço: Vire a cabeça para o lado e olhe para baixo, sem mexer os ombros ou o corpo. Repita o movimento do lado oposto. Faça 10 repetições de cada lado.

2. Inclinação da cabeça: Incline a cabeça como se fosse encostar a orelha no ombro, mantendo a cabeça reta. Repita o movimento para o outro lado. Faça 10 repetições de cada lado.

3. Rotação da cabeça: Gire a cabeça para um lado e depois para o outro, como se estivesse dizendo “não”. Faça 10 repetições de cada lado.

Você pode realizar esses movimentos sentado ou em pé, com os pés abertos na largura dos quadris. Ao abaixar o queixo, pode até segurar a parte de trás do pescoço para ajudar na descida. Lembre-se de fazer os movimentos lentamente, alongando toda a musculatura. Para um resultado ainda melhor, associe a respiração aos movimentos, inspirando ao alongar e soltando o ar ao voltar à posição inicial.

Você também pode realizar movimentos de ombro. Faça movimentos circulares para trás e para frente, e também levante os ombros e segure por alguns segundos antes de soltar. Balance os braços para relaxar. Se conseguir, faça a rotação completa da cabeça, juntando todos os movimentos em um só.

Lembrando que esses movimentos geralmente são liberados desde o primeiro dia pós-cirurgia, mas é sempre importante consultar o seu médico para ter certeza. Espero ter ajudado com esse conteúdo. Se você gostou, curta e compartilhe com quem possa se beneficiar. Até o próximo vídeo!

Fonte: Cirurgia da tireoide – Exercícios para ter uma boa recuperação | Cláudia Belém Fonoaudióloga por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço