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Rebranding: Quando é hora de mudar uma marca?

Frequentemente a gente se depara com marcas que resolveram se renovar, mudar logo, cores…fazer o que muitas vezes chamamos de Rebranding.

Muito bem vindo a mais um vídeo aqui no canal e hoje vou falar sobre um tema e respondeu a pergunta que eu ouço absolutamente toda semana qual é a melhor hora de fazer um grande quando eu devo repensar a minha marca o a minha identidade então fique comigo até o final que eu tenho certeza que esse vídeo vai te ajudar bastante se você tá numa posição de liderança na

Empresa você está empreendendo em alguma coisa ou se você é um gestor de marca gestor de marketing ou mesmo um prestador de serviço de design de uma consultoria de brenner e eu te começar esse vídeo óbvio eu já vou aqui te pedir se você não é inscrito no canal se inscreve porque é isso aí que motiva a gente a gravar mais coisas todos os dias a pensar conteúdo

Novo para vocês afinal isso aqui ela trabalha para caramba e óbvio aproveito também para deixar o seu like seu joinha porque aí eu vou entender que o conteúdo que eu tô produzindo tá sendo legal o gerando algum valor você tá aprendendo alguma coisa bom se você ainda não me conhece muito prazer meu nome é simone ribeiro rocha eu sou empreendedor e estrategista de

Marcas há mais de dez anos o que eu faço ajudar empresas em todo o brasil a repensarem os seus negócios através da inovação através do breaking e de um pensamento sistêmico e como eu disse no início do vídeo a pergunta que a gente mais ouvir aquele enredo é seguinte quando é a hora de repensar uma marca na última semana eu participei de uma entrevista na bandnews

Me perguntaram totalmente isso filho como é a hora qual é a hora de conversar com uma empresa como a de vocês como enredo uma consultoria de marcas no console de inovação e a minha resposta ela é categórica sempre a hora de pensar na sua marca mas ele teria que como você tá numa encruzilhada estratégica é sempre um momento dá uma atenção especial para isso

Nos últimos anos a gente tem visto um movimento muito grande e reposicionamento de marca essa o templo havia varejo acabou de anunciar que ela não vai mais se chamar via varejo ela vai se chamar via assim como o ponto frio que é uma das marcas da via varejo. frio deixa de ser ponto frio e passa a ser ponto então tem que estar por trás dessas mudanças porque as marcas

Mudam e é isso que a gente vai falar hoje aqui no canal antes de falar sobre a mudança de marca e responder o porquê as marcas mudam acho que interessante da pincelada no que é marca em como a gente enxergue a marca aqui marca não tem muito vínculo com o aspecto visual de forma isolada marca é um ecossistema marca é algo para ser sentido para criar percepção para

Criar sensações ou para induzir sensações então se a gente pensa num iceberg logo ali na pontinha essa mudança recente da ponto frio para ponto por exemplo tá aí na pontinha enquanto o lobo ela é uma manifestação dessa mudança mas aqui embaixo desse iceberg existe umas a deus que sustentam esse movimento com presente plus um modelo de gestão como por exemplo

Valores um reposicionamento então beleza por quê que as marcas mudam se você parar para pensar nos seus dez anos atrás 15 anos atrás se quem é da minha idade aí para não revelar a idade né tinha um fogão tinha um fotolog tinha a foto no orkut para para pensar nas fotos que você gostava lá e do quanto você mudou daquela época para hoje se as pessoas mudam é

Natural que as marcas acompanhe esse movimento de mudança por exemplo eu tenho certeza que você se vestia de um jeito completamente diferente de como você se veste hoje eu tenho certeza que você gostava de coisas muito diferentes do que você gostar lá na praça e as marcas são reflexos das mudanças da nossa sociedade das mudanças a nossa cultura das verdades que

A gente acaba absorvendo de ponto de vista muito diferentes então se uma pessoa evolui se ela muda das suas preferências e uma marca não acompanha essa evolução caminho natural é que ela perca essa pessoa inconsciente e é quando ela tem que se preocupar com uma outra coisa se essa pessoa que era meu cliente envelheceu como é que eu faço para continuar renovando a

Minha base de clientes então isso é um reflexo muito grande do porque as marcas mudam mas eu quero trazer para vocês hoje sim que situações do porque as marcas mudam o primeiro movimento que acaba indicando o porquê que uma mudança uma marca pode ser o crescimento desse crescimento ele pode vir acompanhado de uma expansão geográfica seja ela de uma região ali né

Não tô mais meu estado começa a atuar em outros estados e pode ser de uma globalização e quando você fala em globalização um elemento acaba ser importante que é nome então se você não viu o meu vídeo de nome eu vou deixar o link aqui na descrição a gente falou sobre nem e pensar no processo então de internacionalização é pensar em um nome que acabe sendo

Fácil de se compreender o nome que gere identificação e regiões diferentes quando fala até em brasil né o brasil ele tem vários brasis devo dele se usar o teu muito regionalizado no nome da minha marca pode ser que quando eu vá para uma região como sul do país o mesmo nordeste eu não consigo até penetração que eu precisaria então esse crescimento que era uma

Marca global é o movimento pelo qual a vale a pena se pensar uma mudança de marca e um segundo momento que caracteriza ou justifica a mudança de uma máquina uriprim é marcar uma nova gestão então quando um se ou novo é uma empresa que era mais tradicional e ele tem um viés bem de inovação por exemplo ele vai usar aquilo como marco a partir de agora nós estamos

Olhando para um novo horizonte nós estamos hasteando ali uma nova bandeira na mesma forma processo de governança em empresas familiares então quando um filho assume a posição de gestão de si ou de presidente ou diretor no lugar do pai que acabou ficando ali na empresa durante 30 anos foi o fundador ele normalmente vem com algumas desconfianças então esse movimento

Essa mudança ela acaba servindo como uma mensagem tanto para dentro quanto para fora a partir agora nós temos uma nova gestão nova diretriz se a gente for parar para olharem ao que acontece com bastante frequência em cidades menores é aquela famosa placa sob nova direção o sob nova direção é uma maneira de falar olha a parte agora as coisas estão dando tem o

Mesmo efeito de um embrião dentro de uma cidade o restaurante ali e eu posso pensar também no terceiro critério do porque as marcas mudam quando ela simplesmente ficou obsoleta aquele visual ele tá muito datado aí é muito anos 90 então nós temos alguns projetos recentes aqui que eram bem interessante esse aspecto de uma cara muito de globalização quando o brasil

Começou a entrar nesse processo de mundo mais globalizado e ele nos anos 90 a gente teve um boom de marcas azul e vermelha essa combinação e óbvio que são reflexo do movimento de americanização das marcas da globalização invadindo as marcas locais esse momento esse movimento ele mudou então as marcas precisam mostrar que elas estão atualizadas que elas estão

Evoluindo que elas estão também mudando e acompanhando a transição de um mundo muitas vezes o movimento datado ele vem com uma simples atualização e acaba sendo mais útil eu vou deixar dois exemplos aqui votorantim que mudou muito pouco um pão de açúcar que fez uma mudança um pouco mais lusca mas ele é sem ela e as suas características e um quarto motivo e até

Polêmico é mudar uma imagem negativa uma má reputação uma empresa que acabou se envolvendo em algumas situações que não gostaria isso acabou manchando muito então ela marca esse movimento de mudança como um novo momento exemplo da odebrecht odebrecht é uma marca que mudou recentemente acabou se tornando novo nor e ela veja só proposta confie na gente confio

No próximos fazendo a parte agora a gente não aceita mais o que aconteceu atrás o nosso passado é importante nós aprendemos com ele mas a parte agora nós temos um momento e o outro movimento recente foi a mudança da brooksfield para tegra também veio por isso algumas complicações que existiam em algumas regiões ea fama não tava tão legal ela assume uma nova

Identidade e olha então para um novo momento cria uma nova promessa e tem oportunidade de se relacionar com as pessoas um jeito diferente carregando tudo aquilo que ela o dispositivo também quinta e última razão dentre as várias que ela calma marca pode mudar se refere ao movimento de fusão de requisição ou quando uma marca é comprada de novo só está associada

Ao novo momento a uma nova gestão então faz sentido pensar nesse processo de mudança quando a totus por exemplo comprou a pc sistemas ela fez esse movimento de atualização de marca para mostrar que a parte agora a gente está caminhando para uma coisa mais inovadora mais tecnológica mas é pautada nos moldes atuais pela marca que tinha uma cara ali um pouco início

Dos anos2000 um pouquinho de anos 90 e esse processo de fusão e aquisição enquanto mudança ele vem também para absorver um ponto de vista interno cultural como é que eu consigo equilibrar duas culturas diferentes dentro de um só negócio a partir desse momento difusão quando duas empresas se tornam uma só é mais fácil criar alguma coisa nova do que mudar duas

Coisas que eventualmente a são fortes e a soma desses vetores e criar algo ainda maior e um exemplo disso recentemente foi a criação da grow a união entre a green e a yellow aquelas marcas de patinete na duas startup estavam crescendo pra caramba botando mercado brigando entre si e acabaram entendendo que juntos eles seriam muito mais fortes e criaram a grão pô se

Você acompanhou até aqui me conta se você tá passando por algum momento de se você tá na sua cabeça pensar em mudar a marca pensar em ordem se você tem alguma dúvida sobre isso eu vou adorar ouvir o que você tem a dizer nesse vídeo eu vou adorar também entender qual é o aumento para poder te ajudar nos próximos e pelo vídeo de hoje é isso pegar esse para

Caramba pela companhia espero te ver aqui na próxima semana me contem nos comentários o que que você achou compartilha esse vídeo se você achou que tá legal e a gente se vê na próxima um grande abraço tchau

Transcrito do video
Rebranding: Quando é hora de mudar uma marca? By Ciro Ribeiro Rocha