Pular para o conteúdo

Razões para não fazer limpeza ou desintoxicação do fígado

  • por
  • posts


E aí, como está? Eu sou o Dr. Fernando Lemos, coloproctologista do Rio Grande do Sul, especialista em doenças do intestino, reto e ânus. Nesse vídeo, quero falar sobre a mentira da limpeza ou desintoxicação do fígado e da vesícula biliar.
Antes de começar, gostaria de pedir encarecidamente que você compartilhe esse vídeo com o máximo de pessoas possível. Clique no botãozinho de compartilhar e compartilhe em grupos de WhatsApp, no Facebook, vamos fazer esse vídeo circular pelo Brasil e pelo mundo. Vamos salvar vidas através do compartilhamento. E se você ainda não está inscrito no nosso canal, clique aqui embaixo, é totalmente gratuito e você será avisado quando tivermos vídeos novos.
Quero deixar claro que não somos patrocinados pela indústria farmacêutica, não fazemos propaganda de medicamentos ou alimentos, não vendemos cursos, absolutamente nada. Nosso objetivo aqui no Planeta Intestino é trazer informações de qualidade com comprovação científica e totalmente gratuitas para pessoas que não têm condições de consultar um especialista ou não têm especialistas em sua cidade.
Agora, vamos falar sobre essa mentira da desintoxicação do fígado e da vesícula. Eu me questiono muito sobre o porquê das pessoas acreditarem mais em modismos e invencionices do que na ciência e em pessoas especialistas, que talvez não sejam tão carismáticas ou que não façam tanta propaganda. Por que é tão mais fácil acreditar em uma mentira do que em uma verdade?
Essa história da desintoxicação do fígado e da vesícula tem muitos vídeos e muitas pessoas falando sobre isso. Eu nem tinha pensado em falar sobre esse assunto, mas depois de receber muitos pacientes nos últimos 14 dias com problemas causados por essa falácia, decidi me manifestar. As pessoas estão seguindo essas orientações sem nenhuma comprovação científica, apenas porque alguém disse e passaram adiante.
Essa dieta da desintoxicação tem vários passos. Algumas pessoas fazem por sete dias, outras por 14 dias. Começa-se usando óleo de rícino, um laxante irritativo que pode prejudicar o intestino. Depois, utiliza-se a cáscara sagrada ou o sal amargo misturado com suco cítrico, como laranja ou limão. Isso é aquecido e tomado. Depois, fica-se apenas com caldos à base de berinjela, hortaliças e legumes até as 15:30. Depois desse horário, não se come mais nada. No terceiro dia, toma-se mais uma dose de laxante, e durante os próximos seis dias, toma-se apenas suco de maçã, que supostamente ajuda a eliminar pedras na vesícula e gordura no fígado.
E aí vem o quarto passo, que é fazer uma lavagem intestinal com um enema. Mas o que aconteceu nas últimas semanas que eu preciso relatar? Tive a avaliação de dois pacientes com hipotensão severa devido a dores abdominais intensas. Ambos já eram hipotensos, e essas dores foram causadas pelo uso desses laxantes. Um dos pacientes acabou desidratado e com dor abdominal intensa, mas não informou o que tinha feito. Depois de conversar com ele, descobri que tinha assistido a um vídeo de um famoso nas redes sociais falando sobre a desintoxicação do fígado e da vesícula, e tinha tomado uma dose elevada de óleo de rícino e usado sal amargo. Outro paciente teve uma laceração no reto ao tentar fazer em casa uma lavagem intestinal com enema sem ter nenhum conhecimento sobre como fazer corretamente.
Pessoal, por favor, não acreditem nessa mentira da limpeza do fígado e da vesícula. Isso não tem comprovação científica, são apenas orientações informais e invencionices. Compartilhem esse vídeo, não caiam nessa falácia. Procurem um coloproctologista ou um gastroenterologista, pessoas especializadas que vão orientar corretamente o que fazer. Às vezes, é necessário mudar hábitos alimentares, perder peso, evitar o consumo de gordura e álcool, fazer caminhadas, mas não é algo que se resolve em poucos dias. Não existe nenhum método com comprovação científica para dissolver pedras na vesícula.
Peço mais uma vez, não se arrisquem, não tenham danos sérios na sua saúde acreditando nesses vídeos nas redes sociais. E mais uma vez, convido você a se inscrever no nosso canal, compartilhar esse vídeo e deixar o seu like. Isso ajuda nosso canal, que não tem patrocínio nenhum. Até o próximo vídeo.
Fonte: Não Faça a Limpeza ou Desintoxicação do Fígado! por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino