Pular para o conteúdo

Radiologia: Identificando Pneumonia no Raio-X

  • por
  • posts

Pneumonia

Neste vídeo, vou falar um pouco sobre as definições dos tipos de pneumonia e mostrar radiografias relacionadas a cada um deles.

Primeiramente, vamos entender o que é pneumonia. Segundo o livro de patologia do Dr. Doglioni, a pneumonia é uma inflamação do parênquima do pulmão, com origem infecciosa, na qual os bronquíolos e alvéolos são preenchidos por matéria que compromete a função de troca gasosa.

A diferença entre pneumonia e pneumonite pode ser confusa tanto na prática clínica quanto na patologia. O desenvolvimento de uma pneumonia depende de três fatores: a patogenicidade do agente, o mecanismo de defesa e a capacidade de resposta do hospedeiro.

Existem classificações para os tipos de pneumonia de acordo com a sua origem, etiologia, lesões morfológicas e distribuição anatômica. Neste vídeo, vamos nos concentrar na classificação baseada na distribuição anatômica, pois isso ajudará na análise das radiografias de raio-x.

Podemos classificar a pneumonia em broncopneumonia ou pneumonia lobar. A broncopneumonia apresenta múltiplos focos de infecção que afetam diferentes regiões do pulmão. Já a pneumonia lobar apresenta uma disseminação uniforme no lobo pulmonar.

É importante ressaltar que a pneumonia intersticial não é necessariamente causada apenas por vírus, embora eles sejam agentes comuns nesse padrão. Bactérias e fungos também podem causar esse tipo de alteração.

Os principais agentes causadores de pneumonia são o pneumococo, o micoplasma e os vírus. É fundamental para o médico saber quais são os agentes principais para direcionar o tratamento adequado.

A pneumonia causada pelo pneumococo é sensível aos betalactâmicos e cresce em meio de cultura convencional. Já a pneumonia causada pelo micoplasma e pelos vírus apresenta características diferentes.

É importante salientar que não se utiliza mais a classificação de pneumonia típica ou atípica, pois uma pneumonia com quadro clínico típico não necessariamente é causada por um agente típico. O diagnóstico não pode ser feito exclusivamente com base no quadro clínico, sendo necessário um suporte radiológico.

Agora vamos analisar alguns tipos de imagem de raio-x encontrados em diversos tipos de pneumonia:

  • Pneumonia lobar: apresenta uma consolidação em um lobo pulmonar, como é o caso da imagem de uma paciente de 35 anos internada na UTI.
  • Broncopneumonia: apresenta múltiplos focos de infecção que afetam diferentes regiões do pulmão, como é o caso de um homem com tosse e febre.
  • Pneumonia atípica: nesse caso, foi diagnosticada uma pneumonia causada pela bactéria Legionella em uma paciente que voltou recentemente de uma viagem à Turquia.

Fonte: RADIOLOGIA – PNEUMONIA NO RAIO-X por MEDICINA FÁCIL – O PLANTONEIRO