Pular para o conteúdo

QUEDA vs QUEBRA de cabelo: saiba as diferenças e como tratar

  • por
  • posts

Queda de Cabelo vs Quebra de Cabelo

Oi oi gente, tudo bom com vocês? Meu nome é Tamires Maia. Eu sou profissional de cabelos naturais e terapeuta capilar. No vídeo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre queda de cabelo e quebra de cabelo. Com certeza, você conhece alguém ou até mesmo já passou por uma dessas situações. E uma dúvida que sempre fica é: qual a diferença entre cada uma delas? Como entender em qual situação você está passando no momento? Vem comigo e fica até o final desse vídeo porque ele está recheado de dicas!

Identificando a queda de cabelo

O primeiro teste que você pode fazer em casa para entender se você está passando por uma queda ou uma quebra de cabelo é muito simples. É só passar a mão pelos seus cabelos e notar se estão caindo alguns fios. Olhe atentamente para as extremidades dos fios que caíram e procure por uma bolinha branca em uma das pontas. Essa bolinha branca é chamada de mucina e é uma proteína que vem junto com o cabelo quando ele cai da raiz. Se você notar essa bolinha branca, conseguiu identificar a queda de cabelo.

Causas da queda de cabelo

Agora que você conseguiu identificar a queda de cabelo, precisamos entender quais são as causas por trás desse problema. Primeiramente, é importante saber que é natural perder de 100 a 110 fios de cabelo por dia. Se você fica vários dias sem lavar o cabelo, esse número pode acumular, já que os fios que caem acabam se acumulando no comprimento do cabelo. No entanto, se você tem notado um aumento significativo na queda de cabelo, é importante buscar um dermatologista para entender a causa dessa queda excessiva.

As causas podem ser diversas, como deficiência nutricional, perda de peso rápida, gestação, ou até mesmo algum momento pós-cirúrgico com febre alta ou inflamação. Além disso, existem as alopecias, que provocam rarefações no couro cabeludo. Todas essas causas podem ser tratáveis desde que você busque auxílio médico. Existem também alguns produtos que podem auxiliar nesse tratamento, mas é importante sempre consultar um médico antes de utilizá-los.

Prevenção e cuidados com a queda de cabelo

Se você já procurou um médico ou já tem uma consulta agendada, existem algumas dicas que você pode seguir em casa para ajudar no tratamento da queda de cabelo. Uma delas é ter uma alimentação equilibrada e balanceada, que irá ajudar a reorganizar as vitaminas do seu corpo. Além disso, beber muita água é extremamente importante para que todas as funções funcionem perfeitamente e o seu cabelo fique mais forte e saudável.

Além dessas dicas, existem outros hábitos que você pode adotar para melhorar e diminuir a queda de cabelo, como evitar dormir com o couro cabeludo molhado, já que os fios molhados facilitam a quebra. Além disso, evitar penteados que puxem demais o cabelo e não usar com frequência instrumentos de calor, como chapinha, secador e babyliss. O uso excessivo desses instrumentos pode aumentar a quebra de cabelo. Também é importante dar uma pausa nas químicas utilizadas nos fios, como tintura, descoloração e químicas de transformação.

Identificando a quebra de cabelo

Agora, se você não está com a queda de cabelo, mas está notando a quebra dos fios, é importante entender a diferença entre os dois problemas. Na quebra de cabelo, o fio não sai da raiz, ele se parte pelo comprimento. O que você vai notar são pequenos pedaços de cabelo no travesseiro, na sua roupa e até mesmo na sua escova. É comum também perceber que a raiz do cabelo está mais volumosa do que o comprimento, já que é na raiz que os fios estão se partindo.

Causas da quebra de cabelo

A quebra de cabelo normalmente está associada aos seus hábitos e cuidados (ou falta deles) com seus cabelos. O uso excessivo de chapinha, secador e babyliss pode aumentar a quebra de cabelo. Além disso, as químicas de transformação, como alisamentos, relaxamentos, colorações e tinturas, podem fragilizar os fios e provocar essa quebra. Outros hábitos, como esfregar demais o cabelo, pentear com muita força e prender com muita força também podem fragilizar os fios.

No caso da quebra de cabelo, na maioria das vezes é possível reverter o quadro em casa, intensificando os tratamentos. Nesse caso, as máscaras reconstrutoras são as mais indicadas para tratar o cabelo, já que são ricas em proteínas, como queratina, colágeno e outras importantes para reparar a estrutura dos fios. Algumas opções de máscaras reconstrutoras são a UTI da Forever Liss e a Mágica Anabolizante, que são ótimas para cabelos danificados.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre queda e quebra de cabelo, é importante identificar em qual situação você está. Seja queda ou quebra, existem formas de tratamento e prevenção para esses problemas. Consultar um médico especialista é fundamental para ter um diagnóstico correto e receber orientações adequadas. Além disso, cuidar da alimentação, evitar hábitos prejudiciais e utilizar produtos adequados para o seu tipo de cabelo são passos importantes para manter os fios saudáveis.

Não esqueça de deixar um comentário contando qual é a sua situação atual com o seu cabelo. Se ele está saudável, se você está passando por queda ou quebra de cabelo, ou se tem alguma dúvida. Se inscreva no canal, ative as notificações e deixe o seu like para receber os novos vídeos em primeira mão. Se tiver mais dúvidas, deixe aqui nos comentários que será um prazer responder. Até o próximo vídeo, tchau!

Fonte: Diferenças entre QUEDA e QUEBRA de cabelo por Forever Liss

Marcações: