Pular para o conteúdo

Quando é necessário fazer a sonda na bexiga – saiba mais aqui

  • por
  • posts


A sonda vesical é um dispositivo médico usado na especialidade de urologia para drenar a urina da bexiga. É um cateter tubular cilíndrico que é introduzido através do pênis ou da uretra na bexiga. A sonda tem um balão na ponta que é inflado para segurar a sonda dentro da bexiga.
A sonda vesical é necessária em diversas situações, sendo mais comumente utilizada em pacientes que apresentam retenção urinária. A retenção urinária ocorre quando o paciente é incapaz de urinar por algum motivo, sendo mais comum em homens com hiperplasia prostática (aumento da próstata) ou em casos de infecção na próstata. A sonda vesical é inserida para aliviar a obstrução e permitir a drenagem da urina.
Além disso, a sonda vesical também pode ser utilizada temporariamente em casos de cirurgia pélvica, cirurgia de próstata ou cirurgia de bexiga. Nestes casos, a sonda é colocada para evitar que a bexiga se encha e cause problemas, como a ruptura dos pontos ou infecção. Após um período determinado, a sonda é retirada.
Em alguns casos, a sonda vesical pode ser necessária de forma definitiva, principalmente em pacientes que apresentam um risco cirúrgico muito alto. Nestes casos, o paciente fica com a sonda por tempo indeterminado, sendo necessário realizar a troca periódica da mesma.
É importante ressaltar que a indicação e utilização da sonda vesical são feitas por um médico especialista, levando em consideração as particularidades de cada paciente. A inserção e troca da sonda devem ser realizadas por profissionais capacitados, como enfermeiros ou médicos.
No canal Urologia Descomplicada, o Dr. Juliano Platina aborda diversos temas relacionados à urologia, trazendo explicações e esclarecimentos sobre assuntos como a sonda vesical. Se você gostou do vídeo, não se esqueça de deixar seu like, se inscrever no canal e compartilhar com seus amigos.
Fonte: SONDA NA BEXIGA – Quando é necessário? por Urologia Descomplicada

Marcações: