Pular para o conteúdo

Proctologista ensina método para tratar hemorroida interna.

  • por
  • posts

Como colocar a hemorroida para dentro?

Olá! Tudo bem? Toda terça-feira eu abro uma caixinha de perguntas do meu Instagram para tirar dúvidas sobre a saúde do intestino, reto e ânus e recentemente surgiu uma dúvida de como fazer para colocar a hemorroida para dentro. Eu resolvi gravar esse vídeo para auxiliar as pessoas que têm a doença hemorroidária e que já apresentam prolapso, ou seja, exteriorização da hemorroida com frequência.

Então, vamos para a resposta! A doença hemorroidária interna tem uma evolução normalmente longa ao longo de vários anos e é classificada em quatro estágios: grau 1, grau 2, grau 3 e grau 4. A hemorroida de grau 1 é aquela que ainda não exterioriza, ou seja, não sai para fora. A hemorroida de grau 2 é aquela que já exterioriza quando há um esforço maior para evacuar, mas ela retorna, ela volta para dentro sozinha. Já a hemorroida de grau 3 é aquela que já exterioriza em praticamente todas as evacuações, um volume maior, e ela não retorna imediatamente após a evacuação. Muitas vezes a pessoa tem que auxiliar na redução, ajudar a hemorroida a voltar para dentro. E a hemorroida de grau 4 é aquela que mesmo após a pessoa ajudar a reduzir e voltar um pouco para dentro, ela ainda fica um pouco para fora, ou seja, ela fica no segmento ali constantemente para fora.

Nesses casos de hemorroidas de grau 2 e 3, é frequente a pessoa precisar ajudar na redução da hemorroida após as evacuações. Uma coisa que eu sempre oriento os meus pacientes é não deixar essa hemorroida voltar sozinha, esperar muito tempo, pois aquele mamilo hemorroidário que fica para fora demora para voltar. Ele vai inflamar mais, aquele tecido é muito sensível. Durante um tempo mais longo, ele vai inflamar, vai inchar e consequentemente, os sintomas tendem a piorar.

Então, se um paciente hemorroidário não reduz imediatamente após as evacuações, é importante ajudar na redução. A orientação inicial é fazer uma higienização adequada, evitar o uso de papel higiênico e fazer a higienização preferencialmente com água corrente. Se estiver fora de casa, pode-se usar um algodão umedecido ou um lenço umedecido. Após essa higienização adequada, a pessoa pode usar uma pomada, normalmente uma pomada sem corticoide.

O que normalmente encontramos no mercado são pomadas à base de policresuleno com xilocaína. Devemos evitar o uso frequente de pomadas à base de corticoide, pois isso tende a fazer com que a pele e a mucosa locais fiquem mais fragilizadas, e isso vai intensificar a inflamação e a irritação locais. As pomadas com corticoide não são recomendadas a longo prazo.

Portanto, o ideal é usar pomadas à base de policresuleno com xilocaína, que têm um efeito melhor no tratamento das hemorroidas. Uma pessoa deve passar essa pomada na ponta do dedo e fazer uma pressão na região do ânus. Assim, na maioria das vezes, é possível fazer a hemorroida voltar para dentro.

Caso tenha dificuldade em reduzir a hemorroida, é importante parar e fazer um banho de assento com água morna, pois a água morna relaxa a musculatura do ânus. Após o relaxamento do esfíncter anal, deve-se tentar fazer a redução com a pomada novamente, fazendo uma pressão, pois isso facilita a entrada da hemorroida.

Tenha muito cuidado! Sempre use uma pomada para auxiliar, principalmente as pomadas à base de policresuleno com xilocaína. Se você não tiver uma pomada específica, pode usar também uma pomada para assadura, como Bepantol e Hipoglós, ou algo similar. E lembre-se, se você não estiver conseguindo a redução da hemorroida, não deve insistir e fazer muita força, pois pode machucar e causar sangramento. Nesse caso, é melhor parar e fazer um banho de assento com água morna e, posteriormente, tentar novamente com a pomada.

Por fim, é importante ressaltar que as hemorroidas de grau 3 e 4, que já necessitam dessa redução manual, normalmente requerem um tratamento específico e, às vezes, até mesmo tratamento cirúrgico. Portanto, é importante que a pessoa procure um especialista para fazer uma avaliação, confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento adequado.

Espero que o vídeo tenha sido útil! Se você gostou, não esqueça de deixar um like e compartilhar com as pessoas que você conhece. Assim, você poderá ajudar outras pessoas também. Até o próximo vídeo!

Fonte: Proctologista explica como colocar a hemorroida para dentro. por Dr. Maurilio Paiva Proctologista