Pular para o conteúdo

Probióticos: tratamento para candidíase e fungos | Carina Palatnik

  • por
  • posts

Como os probióticos podem te ajudar com a candidíase?

Se você sofre com aquela coceira, com aquele odor e com aquele corrimento que não te larga, pois é, se você sofre de candidíase, de fungo, de super crescimento fúngico, esse vídeo é para você. Eu vou te ajudar a entender o que essa questão do Fusca tem a ver com o intestino e como os probióticos podem te ajudar. Vem comigo!

Introdução

Meu nome é Karina Palatinik e vou te apresentar como os probióticos podem ser benéficos para combater a candidíase. A candidíase é uma infecção fúngica altamente prevalente na população, principalmente entre as mulheres. Estudos mostram que 75% das mulheres em idade reprodutiva já tiveram candidíase pelo menos uma vez na vida, e 150 milhões de mulheres ao redor do mundo sofrem com candidíase de repetição, ou seja, tiveram mais de três episódios da doença.

A candidíase causa muitos sintomas incômodos, como coceira intensa, corrimento vaginal e desconforto. Mas como os probióticos podem ajudar nessa questão?

O papel do intestino na proliferação da candidíase

A primeira coisa que precisamos entender é que os fungos, como a cândida, fazem parte do nosso trato gastrointestinal, da nossa pele, da nossa mucosa oral e vaginal. No entanto, quando estamos em desequilíbrio, ou seja, em biose, a população de probióticos (bactérias benéficas) fica em menor quantidade do que a população de fungos, permitindo que os fungos se proliferem e causem problemas de saúde.

O intestino está diretamente relacionado com a candidíase e outras infecções urogenitais, como a vaginite e a infecção urinária. Quando há uma disbiose intestinal, ou seja, um desequilíbrio na flora intestinal, a imunidade fica comprometida e a população de fungos aumenta. Isso ocorre devido ao uso excessivo de antibióticos, medicamentos, pílulas anticoncepcionais, entre outros fatores.

Tratamento convencional da candidíase

Muitas pessoas que sofrem com candidíase de repetição já fizeram tratamentos convencionais com medicamentos antifúngicos, como o Fluconazol, Clotrimazol, Miconazol e Cetoconazol. No entanto, esses medicamentos só atacam a população de fungos presentes no momento do tratamento, deixando as cepas mais resistentes escondidas em biofilmes no intestino. Assim, o fungo acaba retornando com maior força e resistência.

Os tratamentos convencionais têm algumas desvantagens, como a reincidência, a toxicidade e os efeitos colaterais. Além disso, as cepas de fungos tornam-se cada vez mais resistentes com o uso contínuo desses medicamentos.

Como os probióticos ajudam na candidíase

Os probióticos podem ser uma alternativa natural e eficaz no tratamento da candidíase. Eles ajudam a restaurar o equilíbrio da flora intestinal, combatendo o crescimento excessivo de fungos. Aqui estão cinco maneiras pelas quais os probióticos podem ajudar:

  1. Impedem o desequilíbrio intestinal, inibindo o crescimento dos fungos;
  2. Previnem a formação de biofilmes de candida;
  3. Reduzem os processos inflamatórios que favorecem o crescimento dos fungos;
  4. Evitam o surgimento de cepas resistentes;
  5. Impedem a transição da candida para a forma mais agressiva de hifa.

Probióticos recomendados para tratar a candidíase

Aqui estão dois probióticos que podem te ajudar no tratamento da candidíase:

  • Garden of Life 50 bilhões – probiótico importado com 16 cepas;
  • 100 Biofem – probiótico nacional com 2 cepas.

O probiótico importado da Garden of Life é mais potente e contém uma maior quantidade de cepas e microrganismos vivos. Já o probiótico nacional 100 Biofem é mais suave, mas também pode ajudar a manter a flora intestinal saudável.

Conclusão

Manter o intestino saudável é fundamental para combater a candidíase e outras infecções urogenitais. Os probióticos são uma alternativa natural e eficaz no tratamento da candidíase, ajudando a restaurar o equilíbrio da flora intestinal e combatendo o crescimento excessivo de fungos.

Se você está sofrendo com candidíase de repetição, não deixe de procurar orientação médica e experimentar os benefícios dos probióticos. Cuide da sua saúde e tenha uma vida mais feliz e saudável!

Por Karina Palatinik – Saúde e Bem-estar

Fonte: PROBIÓTICOS para tratar CANDIDÍASE e os FUNGOS! | Carina Palatnik por Carina Palatnik