Pular para o conteúdo

Principais causas, sintomas e tratamentos da fratura do fêmur

  • por
  • posts

Vamos falar sobre fêmur: fratura do fêmur

Eu falei, a nossa população está ficando idosa, e a gente resolveu hoje trazer o nosso consultor na área de ortopedia, Dr. Roberto Berto Jansen. Seja bem-vindo ao programa “Estação Saúde” e as suas considerações iniciais ao nosso público.

Bom dia a todos os telespectadores que estão nos assistindo neste momento, obrigado pelo convite e estou aqui para esclarecer e deixar o meu recado para aquela população que hoje mais cresce no Brasil: os idosos. Com certeza, para nós que fazemos o programa “Estação Saúde” na TV Martí Grupo Alex Filho, é um prazer tê-lo conosco.

Olha só, o fêmur é o nosso osso mais longo e mais volumoso do corpo humano e fica localizado na coxa. Vamos falar também sobre essas fraturas que ocorrem no fêmur, especialmente nessa faixa de idade mais avançada, que é o idoso. Antes de mostrar exatamente a localização do fêmur no organismo, quais são as causas que levam a esse tipo de fratura?

As principais causas são as quedas, principalmente dentro de casa. Essas quedas levam à fratura do colo do fêmur, da região do trocânter maior e também podem levar a fraturas de acetábulo. Essas fraturas acometem bastante os pacientes que estão acima dos 70-80 anos, uma população que cresceu bastante devido à melhora das condições de vida e ao aumento da expectativa de vida. Isso tem exigido diferenciados tratamentos, devido a essa grande demanda que temos hoje nas urgências e nos hospitais.

Aliás, ele só uma pessoa de um metro e oitenta, ela tem um fêmur de aproximadamente 50 centímetros. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. Isso mesmo?

No geral, o fêmur contribui em cerca de quase 60% para o tamanho do membro inferior e o que chama a atenção é que muitas pessoas questionam aos ortopedistas sobre ter uma perna maior do que a outra. Mas isso é considerado um encurtamento ou alongamento de até dois centímetros, e é fisiológico, ou seja, o organismo se adapta bem a isso e não causa nenhum transtorno para o paciente.

Ok, você deve estar perguntando, mas onde exatamente fica o fêmur? Vamos entender melhor com esse pequeno vídeo que nosso programa selecionou para você entender a posição e a localização do fêmur:

Aqui nós vemos uma imagem em 3D da região proximal do fêmur, que é a mais importante e está em contato direto com o acetábulo. Vemos a cabeça femoral, o colo do fêmur e a região do trocânter maior, que são as principais regiões que mais sofrem fraturas no fêmur proximal. É muito importante reconhecer essas áreas diferentes do fêmur para direcionarmos o tratamento adequado, dependendo da região, para termos uma melhor recuperação e retorno mais rápido do paciente.

Bem, você acabou de ver exatamente as imagens do fêmur, o osso localizado na coxa, o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano. Agora vamos tentar mostrar um vídeo para você entender melhor a localização e um tipo de fratura que esse osso pode sofrer:

Aqui, nós mostramos a localização do quadril e as setas mostram as regiões já citadas, o colo e a cabeça femoral. Também mostramos os movimentos de um paciente, como a flexão e extensão do quadril. Na região do colo do fêmur, ocorrem algumas das fraturas mais comuns e a sua substituição. Hoje, temos diversos tipos de materiais que podemos utilizar para fazer uma reabilitação mais rápida do paciente e o seu retorno ao convívio familiar.

No caso da fratura, que é muito comum em idosos, como é feita a correção?

Neste caso, dependendo da localização, nós vamos ver qual o método mais indicado. Se for uma fratura de colo do fêmur, geralmente utilizamos placas e parafusos, mas também podemos utilizar próteses, seja uma prótese parcial ou total. Isso vai depender da idade do paciente e da sua demanda diária. Um paciente de 60 anos, em pleno vigor físico, trabalhando e dirigindo, é diferente de um paciente de 85 ou 90 anos. As demandas são diferentes, e nós nos adaptamos na hora de tratar e usar o material, dependendo do paciente e da sua idade.

Inclusive, vocês estão vendo algumas imagens no cantinho da tela. Incluímos essas imagens porque um dos problemas, Alberto, é a fratura, incluindo a fratura do fêmur, fratura da porção mais próxima ao quadril. A osteoporose está associada a esse tipo de problema.

No caso da fisioterapia, ela também é necessária depois dessa fratura. A ortopedia não consegue ter um bom resultado quando você não tem essa boa interação com a fisioterapia. Seja qual for o procedimento realizado no paciente, nós sempre temos a fisioterapia, que torna o retorno ao convívio familiar mais rápido quando associada. É importante seguir as orientações do fisioterapeuta e seguir as recomendações para uma boa recuperação.

Estamos hoje aqui no segundo bloco, conduzido por Humberto de Ançã, falando sobre a fratura do fêmur. Mesmo passando a maior parte do dia em casa, os idosos não estão livres de acidentes que colocam em risco a sua saúde. Em especial, as mulheres estão mais sujeitas a sofrerem fraturas devido à osteoporose, uma condição que aumenta o risco de fraturas. Nesse caso, o colega falou da questão da fisioterapia e no caso se faz a indicação, por exemplo, da hidroterapia após essa cirurgia. Inicialmente, como a cirurgia tem uma incisão, a gente não libera logo para hidroterapia. Mas após a cicatrização da incisão cirúrgica, com certeza a gente associa a hidroterapia com a fisioterapia e faz com que ocorra um melhor equilíbrio do paciente e uma recuperação mais rápida.

A todos vocês, uma boa semana! Estaremos de volta aqui com mais um especialista em saúde. A todos vocês, uma ótima semana!

Fonte: FRATURA DO FEMUR por MULTISAÚDE PLAY