Pular para o conteúdo

Principais causas de inflamação da uretra: sintomas, tratamento e prevenção.

  • por
  • posts

Em quais situações podem fazer com que o homem apresente corrimento uretral?

Por Lucas Felipe Gomes, médico urologista

Hoje me chama Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade Concórdia do estágio da Canarinha e nesse vídeo vamos comentar sobre quais situações que podem fazer com que um homem apresente corrimento uretral.

Antes de continuar a assistir esse vídeo, não se esqueça de se inscrever no meu canal no YouTube, Top o Lojista, e de ativar as notificações.

O corrimento uretral

O corrimento uretral em homens é uma situação bastante frequente em consultórios e deve ser questionada sobre vários aspectos.

Nós sempre temos avaliar e também devemos conceber que em homens em idade sexualmente ativa, que são realmente o homem jovem, mas existe uma perspectiva de um aumento da atividade sexual em homens idosos também. Todo o corrimento uretral que tenha se iniciado logo após uma relação sexual deve ser considerado como um caso de uretrite.

Essa é, sem sombra de dúvidas, a causa mais frequente de corrimento uretral em homens. A uretrite é uma infecção que costuma ser causada principalmente por duas bactérias: a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae. Outras bactérias, como o Mycoplasma, também podem estar implicados na ocorrência desse corrimento uretral.

Portanto, aquela frase que já se dizia muito anteriormente, “um corrimento tal que apareça logo após uma relação sexual deve ser considerado um caso de uretrite”, é verdade. A uretrite é a principal causa de corrimento uretral em homens.

Outras causas

Essa sim é bem menos frequentes, mas que devem sempre ser lembradas em homens com presença desse corrimento são doenças ou queixa inflamatórias em outras partes constituintes do trato genitourinário masculino.

A próstata e as vesículas seminais: qualquer inflamação, qualquer infecção nesses dois órgãos podem fazer com que o homem veia também apresentar um corrimento uretral persistente. A diferença básica desse tipo de corrimento em relação àquele causado por doenças sexualmente transmissíveis é que esse não possui uma relação tão exata com uma relação sexual. Esse movimento também costuma ser persistente e em muitos casos os homens podem permanecer meses e meses quando têm o processo inflamatório desses dois órgãos e os antibióticos têm dificuldade em chegar até a próstata e as vesículas seminais. Portanto, o tratamento nessas condições pode ser extremamente oneroso e também ser um tratamento bastante difícil.

Outra condição que pode fazer com que os homens apresentem a presença de um corrimento uretral é a presença de um divertículo na uretra, ou até mesmo uma estenose na uretra, que é o canal onde passa a urina. Quando existe um divertículo do qual se acumula urina ou uma encanoteamento do fechamento da uretra em que não possa haver uma passagem certa da urina, esse acúmulo de urina pode fazer com que exista uma secreção persistente ao longo do dia.

Essa é uma situação que sempre deve ser considerada em homens com secreção uretral persistente.

E por último, nós nunca devemos esquecer também a ocorrência é mais comum em pacientes psiquiátricos e algumas vezes crianças, que é a presença de corpos estranhos na uretra. Pacientes que, por problemas mentais ou crianças pequenas, podem inadvertidamente colocar um corpo estranho, um pedaço de algodão ou até mesmo um plástico qualquer coisa dentro da sua uretra e esse corpo estranho ao longo de alguns dias vai fazer com que exista um processo inflamatório dessa uretra, fazendo com que possa existir esse corrimento uretral. O diagnóstico é feito através da história clínica e ao examinar o pênis e a uretra desse paciente você vai perceber a presença de um corpo estranho localizado naquele local.

E outra coisa que nós podemos falar também é a presença de um cálculo uretral impactado. Muitas vezes o paciente forma um cálculo renal. Esse cálculo migra para a uretra e acaba tentando ser expelido pela urina. Quando ele vai ser expelido para fora, ele pode trancar em algum ponto da uretra e o paciente também, se ficar com esse cálculo impactado por muito tempo, também pode apresentar corrimento uretral, assim como a presença dos corpos estranhos. Isso também pode ser detectado pela palpação do pênis do paciente e a remoção desse cálculo uretral e a remoção desses corpos estranhos vai resolver o problema desse nosso paciente.

Eu gostaria de agradecer a todos, inscrevam-se no meu canal no YouTube, Top o Lojista, comentem e compartilhem esse vídeo. Ele será muito útil se essa informação for de relevância para vocês. Desde já, suas dúvidas, físicas, comentários, sugestões. Um forte abraço e que Deus e até o nosso próximo vídeo.

Fonte: O que pode causar inflamação da uretra por Toque de Urologista