Pular para o conteúdo

Principais causas de infertilidade feminina.

  • por
  • posts

Causas de Infertilidade na Mulher

Este vídeo do Saúde da Mulher com a doutora Laura Lúcia aborda as causas de infertilidade na mulher.

Olá, queridos do YouTube! Sejam todos bem-vindos ao Saúde da Mulher. Eu sou a doutora Laura Lúcia, ginecologista e obstetra, e moro em Foz do Iguaçu. Nosso canal já tem mais de seis anos de vídeos semanais e já temos bastante conteúdo disponível. Garanto que vocês vão gostar e não vão querer perder nada dos próximos vídeos. Também espero encontrar vocês nos meus Instagrams.

Hoje estou começando uma nova playlist aqui no canal, sobre infertilidade. Vamos descomplicar esse assunto que interfere na vida de tantos casais. Estou preparada com um roteiro para discutirmos as principais causas, diagnósticos e tratamentos. Se você está tentando engravidar há mais de 12 meses e ainda não conseguiu, deve agendar uma consulta com um ginecologista e um urologista para investigação. Então, vamos às principais causas de infertilidade na mulher:

  1. Distúrbios nutricionais: tanto a falta quanto o excesso de nutrientes podem interferir na fertilidade. Exemplos incluem anorexia e obesidade.
  2. Distúrbios hormonais: desequilíbrios no funcionamento da hipófise, tireoide, supra-renais e ovarianos podem interferir na fertilidade.
  3. Distúrbios emocionais: neuroses, psicoses, ansiedade, depressão intensa, entre outros, podem interferir na ovulação.
  4. Idade: quanto mais tarde a mulher deixa para engravidar, menores são suas chances.
  5. Anormalidades no útero: lesões que podem interferir no trajeto dos espermatozoides e do ovo fecundado.
  6. Anormalidades da vagina: qualquer coisa que impeça a penetração, como estreitamento, anomalias ou dores.
  7. Obstrução nas trompas: problemas nas trompas de Falópio podem impedir a fecundação.
  8. Problemas ovarianos: desde anomalias congênitas até cistos e tumores que interferem no funcionamento do ovário.
  9. Reação imunológica ao esperma: o corpo da mulher pode reconhecer o esperma como estranho e fabricar anticorpos contra ele.
  10. Produtos usados nas relações sexuais: lubrificantes, duchas vaginais, perfumes e produtos químicos podem interferir na movimentação e sobrevivência dos espermatozoides.
  11. Aderências no aparelho reprodutor feminino: cicatrizes que podem atrapalhar o útero, ovário ou trompas.

Esse é apenas um resumo das principais causas de infertilidade na mulher. Nos próximos vídeos, a doutora Laura Lúcia irá se aprofundar em cada uma das causas, discutindo diagnósticos e tratamentos. Fique ligado!

Fonte: Causas de INFERTILIDADE na mulher por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia