Pular para o conteúdo

Primeiros socorros para desmaios: o que fazer e como agir corretamente

  • por
  • posts

Desmaio: o que fazer quando alguém passa mal na sua frente

Hoje vamos falar sobre um tema importante: desmaio. Já aconteceu com você de alguém passar mal e desmaiar na sua frente? Você sabia o que fazer? Neste vídeo, vamos trazer informações e dicas sobre como agir nessa situação.

Antes de tudo, é importante entender o que é um desmaio e como diferenciá-lo de uma parada cardiorrespiratória, que é uma situação mais grave. O desmaio é uma perda repentina da consciência, porém sem alterações nas funções vitais do corpo humano. A pessoa continua respirando e com os batimentos cardíacos, mas perde temporariamente a consciência.

Os sinais mais clássicos de um desmaio são a perda de consciência e a queda, que ocorrem de forma repentina. Quando uma pessoa desmaia de verdade, ela não escolhe onde desmaiar, não procura um lugar para se acomodar. É importante ressaltar isso porque muitas vezes as pessoas simulam um desmaio para chamar a atenção, mas quem realmente desmaia não tem controle sobre onde vai cair.

Além disso, é importante observar os sinais que precedem o desmaio. Muitas pessoas apresentam palidez, sudorese excessiva, queda da pressão arterial e visão turva ou embaçada antes de desmaiar. Identificar esses sinais é fundamental para agir de forma rápida e impedir que a pessoa desmaie.

Existem diversas causas para um desmaio. Algumas pessoas desmaiam por medo de injeção, por agonia da agulha. Esse reflexo vagal provoca uma queda na pressão arterial. Outras pessoas desmaiam por hipoglicemia, por estar sem se alimentar. E há também aqueles que desmaiam em ambientes muito abafados e fechados, devido ao mal-estar provocado pela falta de ar.

Quando estamos prestes a realizar um procedimento com um paciente, é importante não focar apenas no procedimento em si, mas também observar o estado geral do paciente. Se ele apresentar sinais de mal-estar, sudorese excessiva e palidez, interrompa o procedimento e cuide do paciente. O mesmo vale para situações fora de um ambiente hospitalar, como em um ônibus ou salão. Se o paciente estiver apresentando esses sinais, é necessário observar e agir para evitar a perda de consciência.

A primeira manobra que podemos fazer quando o paciente apresenta apenas os sinais é pedir para que ele abra as pernas. Em seguida, devemos baixar a sua cabeça abaixo do nível do coração, segurando-a pelos ombros. Feito isso, pedimos para que ele faça força para cima com a cabeça por alguns segundos e relaxe. Repetimos esse movimento algumas vezes. Essa técnica ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral e pode evitar o desmaio.

Se a pessoa já desmaiou e caiu no chão, o procedimento continua o mesmo. Se estiver em um ambiente hospitalar ou com um sofá ou cama disponível, coloque a pessoa em um local mais confortável. Caso não seja possível movê-la, eleve os membros inferiores e aguarde alguns segundos. Isso também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral e a pessoa pode retomar a consciência em poucos segundos.

Após a pessoa retomar a consciência, é importante ficar atento ao seu estado geral. Se alimentou, se possui alguma doença pré-existente, entre outros aspectos relevantes. Dependendo do caso, pode ser necessário encaminhá-la para um hospital para avaliação de um médico.

No caso de atendimento hospitalar, o médico será chamado para avaliar o paciente, podendo solicitar exames como um eletrocardiograma. Os sinais vitais também serão observados para dar continuidade ao atendimento.

E você, já passou por alguma situação de desmaio, como vítima ou socorrista? Conte a sua experiência nos comentários. Vamos compartilhar nossos conhecimentos e experiências para levar informação e ajudar o próximo.

Se gostou do vídeo, deixe o seu like para incentivar o canal. Se ainda não é inscrito, se inscreva e ative o sininho de notificação para receber nossos conteúdos. Compartilhe também com seus amigos e familiares para levarmos conhecimento e informação ao mundo.

Fonte: DESMAIO como fazer os primeiros socorros por Professor Emerson Marques