Pular para o conteúdo

Prevenção e tratamento da hérnia de disco: saiba como evitar e cuidar dessa condição

  • por
  • posts

Hérnia de Disco – Mitos e Realidades

Olá, galera! Tudo bom? Aqui é o Paulo Gentil e eu estou na área para falar especificamente sobre hérnia de disco. Antes de mais nada, quero mencionar que tenho aulas anteriores em que falo sobre mitos da dor lombar e exercícios para aliviar essa dor.

Hoje, porém, vou falar especificamente sobre a hérnia de disco. Posso falar tanto na teoria quanto na prática, pois já fiz minha ressonância magnética e tenho um diagnóstico claro. Quero deixar claro que sou acadêmico da área e pesquisei muito sobre o assunto. Então, preste atenção, pois este vídeo é muito importante, não apenas para quem tem hérnia de disco, mas também para quem tem qualquer alteração na coluna.

Antes de continuar, quero destacar que minha ressonância magnética mostrou uma protusão cervical. Ou seja, não estou apenas falando teoricamente, mas também vivenciando essa condição. Agora, vamos ao tema central.

A importância do conhecimento

Se você é da área da saúde, seja estudante ou profissional, provavelmente já assistiu às minhas aulas no Netflix sobre problemas e dores na coluna. Se você ainda não assistiu, recomendo que dê uma pausa aqui, assine o Netflix e assista a essas aulas. Elas quebram vários mitos, reviram conceitos e nos ajudam a trabalhar com menos medo e mais eficiência. Como costumo dizer, o conhecimento liberta.

Uma das coisas que abordo nessas aulas é a questão da hérnia de disco. Resumindo, muitas pessoas sentem uma dor aguda, mas a dor persiste e se torna crônica. Então, elas vão ao ortopedista e pedem uma ressonância magnética. Quando os resultados saem, é comum aparecer a mensagem de hérnia de disco ou outras alterações, como abaulamento de disco. E é nesse momento que a pessoa entra em desespero.

Elas pensam: “Meu Deus, agora eu tenho hérnia. O que eu preciso evitar? O que eu preciso fazer?”. Essa pessoa acredita que a dor que sente está relacionada a essa alteração na imagem e que precisa fazer algo especial para prevenir que a dor piore ou até mesmo para reverter seu quadro clínico.

No entanto, preciso dizer a vocês que essas alterações na imagem não significam absolutamente nada. Isso foi comprovado em um estudo com mais de três mil pessoas assintomáticas, ou seja, pessoas que não sentiam dor. Dependendo da faixa etária, até noventa por cento dessas pessoas apresentavam algum tipo de alteração na imagem. Isso é tão comum que até mesmo jovens de 30 a 39 anos, sem nenhuma dor nas costas, têm alterações na imagem em mais da metade dos casos.

Então, percebam como a imagem não tem nenhuma relação com os sintomas. Inclusive, as restrições que são colocadas em relação à imagem são mais perigosas do que o próprio diagnóstico. O medo de movimentação é um importante fator determinante para a perda de funcionalidade e qualidade de vida. Ou seja, quanto mais medo você tem, mais dor sente, mais perde função e piora sua qualidade de vida.

No final das contas, seria muito melhor se você nunca tivesse feito essa maldita ressonância magnética. Seria melhor se, ao invés de procurar uma imagem, você procurasse um fisioterapeuta. Inclusive, há estudos mostrando que essa pessoa poderia viver melhor sem a imagem.

Atitude positiva e sem terrorismo

Quero deixar claro que não estou falando para você ser irresponsável, medroso ou terroristas. O que você precisa entender é que é preciso ter uma atitude positiva e não se deixar levar pelo medo gerado por uma simples imagem. É necessário buscar a normalidade, fazer exercícios e ter uma postura correta. Se uma pessoa tem dores nas costas, em vez de procurar uma imagem e tomar remédios, ela deveria procurar um fisioterapeuta.

Afinal, menos imagens significam menos gastos para o sistema de saúde, menos medo e menos restrições. Libertem-se dessa questão do medo e busquem profissionais competentes para ajudá-los a viver uma vida plena e sem dores nas costas.

Lembrem-se sempre: atitude positiva, informação de qualidade e menos restrições. Não deixem que a hérnia de disco ou qualquer outra alteração na imagem afetem a qualidade da sua vida.

Assista minhas aulas no Netflix

Se você é estudante ou profissional da área da saúde, não deixe de assistir às minhas aulas sobre problemas de coluna no Netflix. São mais de 100 aulas de altíssimo nível para aprimorar seus conhecimentos.

Espero que tenham gostado do vídeo. Se inscrevam no canal e compartilhem com seus amigos. Até a próxima!
Fonte: Hérnia de disco: prevenção e tratamento por Dr. Paulo Gentil

Marcações: