Pular para o conteúdo

Pós operatório de fissura anal: cuidados, duração e recuperação

  • por
  • posts

Pós-operatório de Fissura Anal

Olá pessoal, tudo bem? Este é o meu segundo vídeo falando sobre o pós-operatório de fissura anal. Como eu disse no outro vídeo, é um processo dolorido. Nesse processo de recuperação é um período que você sente muita dor ao tentar evacuar, ao evacuar e após evacuar. É muito sofrido mesmo. Eu posso dizer que essa foi a pior e a mais intensa experiência que eu tive com dores. Essa dor é infernal. Alguns médicos chegam a dizer que essa dor é parecida com a dor de parto, com a dor de pedra renal e de pedra na vesícula. Já entre as dores mais intensas que o corpo humano já experimentou, é terrível. Pelo menos na minha experiência, foi terrível.

Mas eu tenho uma boa notícia. Já faz 14 dias que eu fiz a cirurgia e o que eu percebo é que a cada dia que passa essa dor vem diminuindo, seja em diminuir a intensidade ou em como eu diria, em frequência. Antes doi o dia inteiro, qualquer movimento que eu fazia, o local por ser uma musculatura flexível doer, ao levantar da cama, ao sentar na cama. Mas hoje eu já consigo sentar e levantar um pouco mais facilidade, com um pouco mais de mobilidade

A parte positiva é que todo dia tem reduzido um pouco a intensidade dessa dor ou a frequência. Eu tenho conseguido evacuar de duas a três vezes, até quatro vezes ao dia. Ou seja, meu organismo já está funcionando. Estou conseguindo evacuar. Porém, durante o ato de evacuar, ainda sinto muitas dores. Mas comparado aos primeiros 45 dias, essa dor caiu 50%.

Eu queria dar uma dica que é uma dica de ouro, que nem todos os médicos recomendam fazer, talvez por não acreditar que ajude tanto. É o banho de assento durante o ato de fazer cocô. Costuma doer muito ali. Às vezes, tomo remédio para a dor, mas o remédio demora meia hora, 40 minutos, uma hora para fazer efeito. E quando faz o efeito, o remédio não anestesia 100% essa dor. Você continua sentindo a dor. Então o que eu passei a fazer, além de tomar os remédios para dores fortes, é ir lá, esquentar água, colocar numa bacia e sentar nesta bacia no banheiro. Uma bacia de água quente.

Lembrando que essa água não pode ser morna, ela tem que ser quente. Mas um quente que você suporte. É um pouquinho desagradável, às vezes dá uma leve queimadinha no bumbum. Mas aí você vai temperando na água, colocando um pouco de água fria até você achar o ponto que você suporte. Tente colocar o mais quente possível. É mágico. É assim que em praticamente imediato, eu sinto a dor se reduzir quase que de imediato ao colocar o bumbum nessa bacia de água e sinto um alívio assim que é indescritível. É assim, não tem palavras, porque a dor é tão forte, tão intensa, que eu cheguei a quase desmaiar. Eu cheguei a sentir calafrios, eu senti a pressão baixar, eu gritava de dores.

E com esse banho de assento, somado aos remédios para dores, eu senti uma paz, um refrigério. É fantástico. Não que a dor tenha sido 100% eliminada, mas assim, caiu para metade. Então ficou mais fácil conviver com a dor, fazendo banhos de assento toda vez que eu ia evacuar. Aliás, depois que o efeito do banho de assento passava, às vezes estava dolorida, estava doendo, eu nem estava com vontade de ir ao banheiro, mas eu fazia o banho de assento assim mesmo. É mais comum fazer o banho de assento após evacuar, mas em algumas ocasiões de dores, esquentava água e fazia o banho de assento novamente.

Eu queria recomendar um laxante que estou gostando, que é um milagre. Ele vem em forma de sachê e você dissolve na água e toma um copo de água. Eu tenho tomado por dia. A função dele é levar a água até o cocô, de modo que quando você for fazer cocô, não fique tão duro, porque ele vai reter mais água, vai ficar mais mole e macio, né? Não vai te machucar tanto, vai te incomodar tanto. Esse laxante não é aquele laxante que vai fazer você ficar fazendo cocô a toda hora, mas é um laxante muito moderado. E não me deu diarreia, pelo menos comigo não deu diarreia. Simplesmente tornou o cocô mais macio. Achei muito bacana a forma como ele atua.

A pomada que eu estou usando todos os dias é essa aqui, chama-se Derma Sério. Eu uso dela em média três vezes ao dia, após evacuar. Lembrando que após evacuar, você tem que limpar o local, lavar, secar e passar pomada. Sempre, sempre que você sai do banheiro, você tem que higienizar o local e passar pomada. E isso vai ajudar na cicatrização. Lembrando que essa pomada ela não é uma pomada comum, ela tem a função antibiótica. É muito importante higienizar por completo a região.

Lembrando que durante os 14 dias, quase todos os cocos que eu fiz foi com sangue. Saiu sangue no meio do cocô. Em algumas ocasiões, saiu pouco sangue e outras ocasiões saiu muito sangue. Mas eu percebo também uma redução na quantidade de sangue no coco. Tiveram algumas ocasiões que eu fiz cocô e nem tinha sangue. Mas é um negócio que oscila muito, a atenção é importante. Embora não tenha hora, dói muito em algumas horas.

Nesses 14 dias, estou ficando com uma paz de espírito maior, porque estou vendo que estou evoluindo, estou administrando melhor e reduzindo a dor. O banho de assento tem me ajudado bastante. Hoje eu já não uso mais nenhum remédio para dor. E é fundamental tomar água constantemente, é fundamental trocar sua alimentação, colocar fibra e beber bastante água.

Nesse processo, eu perdi pelo menos um quilo. Então é isso, pessoal. Eu percebo que emagreci aproximadamente um quilo, uma vez que reduzi minha alimentação e fiquei muito limitado com os hábitos alimentares. De aproximadamente um quilo em 14 dias. Mas eu acho que vale a pena por uma boa causa. Eu acredito que vou ficar livre desse problema. E quero encorajar a fazer a cirurgia, caso seja necessário para ficar livre do seu problema também, se esse for seu caso. Tente tratar com pomada, não foi suficiente e a cirurgia é o meio mais eficiente. Pelo menos foi o que eu ouvi do médico e ouvi os relatos na internet.

Desejo muita paz, saúde e sucesso. E um forte abraço. Que Deus te abençoe!

Fonte: Como é o Pós Operatório de Fissura Anal ? por Arlei Pires