Pular para o conteúdo

Pós-operatório de cirurgia plástica: Dicas para deitar após abdominoplastia e gluteoplastia.

  • por
  • posts

Cirurgia no Bumbum e Abdominoplastia: Pós-operatório imediato

No vídeo de hoje, vamos abordar um tema muito frequente: como ficar deitada no pós-operatório imediato após realizar uma cirurgia no bumbum e uma abdominoplastia. Fique atento e assista até o final!

Olá, amigos do Clube da Plástica! Tudo bem com vocês? O tema de hoje é uma pergunta muito frequente feita pelas pacientes e pelos curiosos que nos procuram no YouTube: como ela deve ficar se realizou uma cirurgia na parte de trás do corpo no bumbum, ou mesmo nas costas, e também fez uma cirurgia na região anterior do corpo, na barriga? Essa dúvida também surge para as pacientes que realizaram uma cirurgia nos seios. Vamos abordar cada caso a seguir.

Quando realizamos uma abdominoplastia, é extremamente necessário que a paciente mantenha a posição semirrefletida e sem flexionar a região abdominal. Isso é importante para diminuir a tensão na cicatriz da abdominoplastia, que fica localizada abaixo da cicatriz de cesariana, por exemplo. Portanto, a paciente precisa ficar com as costas elevadas em uma inclinação de aproximadamente 30 a 45 graus, e as pernas levemente elevadas entre 15 e 30 graus. Nessa posição, ela deve ficar de barriga para cima; não há outra posição possível sem dobrar a barriga para cima.

Você pode argumentar que ela poderia ficar de lado, porém, como ela acabou de passar por uma cirurgia, o líquido presente no corpo tem uma tendência a se acumular nas regiões operadas. Se a paciente ficar de lado, o líquido, por ação da gravidade, irá se acumular em um lado só, o que não é interessante. É importante distribuir esse líquido de forma homogênea.

Em alguns casos, quando a paciente tem problemas de coluna, por exemplo, pode-se abrir exceções para que ela fique de lado por um curto período para descansar as costas e a musculatura. No entanto, essa não é a posição em que ela deverá ficar durante a noite, dormindo.

Agora, vamos falar sobre a cirurgia no bumbum. Se a paciente realizou uma lipoescultura, em que houve a colocação de gordura no bumbum, ou a colocação de implante de silicone, chamada de gluteoplastia, em que a prótese é inserida dentro do músculo glúteo máximo, a paciente também precisará ficar de barriga dobrada para não tensionar a cicatriz e a região.

Vamos aplicar o mesmo raciocínio para a cirurgia nos seios. Se a paciente fez uma mamoplastia de aumento, apenas com colocação da prótese abaixo da mama, ou se ela realizou uma mamoplastia, retirando pele e levantando os seios, ela terá uma cicatriz no terço inferior do mamilo. Portanto, também não é recomendado que ela fique de bruços, pois essa posição pode causar uma pressão muito grande na região operada, prejudicando a cicatrização.

Em casos em que é feita uma combinação da cirurgia na região glútea com uma mamoplastia, a paciente necessariamente terá que ficar de barriga para cima. A prioridade nesse caso é proteger as cicatrizes e evitar qualquer tipo de complicação.

Agora, vamos inverter a situação. Imagine que a paciente realizou uma gluteoplastia, colocando implantes no bumbum, e associou isso a uma lipoaspiração na região abdominal e nas costas. Nesse caso, a prioridade é o pós-operatório da região lombar, e o cirurgião pode permitir que a paciente fique esticada, de barriga para cima, ou até mesmo de barriga para baixo nos primeiros três dias, desde que esteja usando a cinta compressiva e as placas para proteger a área. A posição de barriga para baixo não causará danos à cirurgia realizada.

Essas são algumas considerações sobre a posição pós-operatória em cirurgias no bumbum e abdominoplastia. Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Lembrando que cada caso é único e deve ser avaliado individualmente pelo médico cirurgião.

Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários do nosso canal. Aproveite também para compartilhar nossos vídeos nas redes sociais. Fique ligado para mais conteúdos sobre cirurgia plástica!

Fonte: Clube da Plástica: Operei barriga e bumbum. Como deitar? por Clube da Plástica