Pular para o conteúdo

Pomada vs. Creme: Qual é a Melhor Opção para Usar na Região Genital Masculina?

  • por
  • posts

Olá, meu nome é Cleiton Soares e sou médico urologista aqui na cidade de Belo Horizonte. Hoje vamos falar sobre as formas de apresentação das medicações tópicas utilizadas na região genital masculina. Então acompanhe a gente aí para ter mais informações.

E aí?

Tá bom, então como que a gente escolhe o tipo de apresentação de medicações tópicas a serem usadas na região genital? A gente vai utilizar creme ou pomada?

Hoje vamos falar sobre as principais características, vantagens e desvantagens de cada tipo de apresentação.

Desde já eu já agradeço, peço para vocês compartilharem essa informação, se inscreverem no canal do Muro News e me acompanharem, que semanalmente estaremos dando dicas e informações sobre a urologia. Compartilhem com seus amigos também.

É comum os pacientes, os homens, apresentarem lesões ou irritações dermatológicas na região do pênis. É uma queixa muito comum que aparece frequentemente nos consultórios e muitas vezes, os pacientes já chegam usando algum tipo de pomada ou creme sem saber qual o tipo melhor a ser usado e quais as suas vantagens e desvantagens.

Pois tanto creme quanto a pomada são as mesmas medicações, às vezes as mesmas medicações vêm tanto na apresentação de creme quanto na apresentação de pomada. Mas como a gente vai saber qual que é melhor a ser usado, se é a pomada ou se é o creme? Quais as vantagens, desvantagens e se tem alguma diferença? O que pode acontecer, né?

Então hoje a gente vai falar um pouquinho sobre isso, é em relação à apresentação em pomadas. A pomada tem uma característica que ela tem uma composição com muita gordura na sua composição, então a pomada ela serve principalmente para regiões onde o que se quer é uma proteção, uma camada maior de proteção da pele. Como tem essa gordura, ela é mais difícil de ser espalhada no local e consequentemente menos absorvida. E isso faz com que a pomada tenha um maior resíduo local, isso na região do pênis muitas vezes não é a opção mais indicada para essa região, que na grande maioria das vezes os pacientes chegam com uma irritação na pele, muitas vezes causadas por produtos de higiene, uso excessivo de sabonete, shampoo local, sabonete íntimo. E essas irritações quando se passa a pomada, ela deixa um resíduo maior e o paciente para poder tirar esse excesso de pomada, acaba tendo que usar mais produto de higiene, usar mais sabonete, usar mais shampoo íntimo e isso acaba causando mais irritação local.

Então, muitas vezes essas lesões na pele, essas dermatites, são causadas principalmente pelo uso dessas substâncias, desses produtos de higiene. A pomada não é a melhor indicação para usar porque ela tem gordura, é difícil de espalhar, ela deixa resíduo, apesar de manter uma camada de proteção maior.

Então, a pomada é indicada para pessoas que têm lesões mais profundas, machucados mais profundos na região mais interna do pênis. Já o creme, quais são as vantagens e desvantagens do creme?

O creme, ao contrário da pomada, ele tem uma composição mais aquosa, mas é uma maior concentração de água. Com isso, ele é mais facilmente espalhado na região, na superfície da pele. Porém, é mais bem absorvido também. Porém, ele tem uma menor camada de proteção.

Mas para a região do pênis, na grande maioria das vezes, o creme é melhor utilizado. Ele tem as vantagens de ser melhor espalhado, melhor absorvido. Apesar de não ter uma proteção tão grande nessa região do pênis, a gente não precisa tanto de proteção de superfície de pele porque a grande maioria das vezes a gente já tem o prepúcio, que é uma pele que cobre essa região naturalmente, então já tem uma proteção natural dessa região. Então o creme facilita a absorção, facilita a higienização. Então o creme é mais indicado para lesões superficiais, irritações. Já para lesões mais profundas nessa região, machucados mais extensos, aí sim a pomada pode ser utilizada.

E a grande maioria das medicações, elas têm as duas apresentações, têm apresentação em creme e têm apresentação em pomada. E muitas vezes, até por um erro nosso, os médicos, a gente esquece na prescrição de colocar o tipo de apresentação e esse paciente muitas vezes fica na dúvida, acaba retornando à ligação ao consultório para poder ter a informação, e a gente acaba passando corretamente qual é a indicação.

Então, esse vídeo é para te mostrar essas diferenças e quais as principais vantagens e desvantagens do tipo de apresentação da medicação. Às vezes, é a mesma medicação, mas ela tem creme e pomada. Então essas são as diferenças: o creme é mais fácil de espalhar, absorve melhor, porém tem uma menor camada de proteção. A pomada tem mais gordura, deixa maior quantidade de resíduos, promove uma camada de proteção maior.

Então, cada apresentação tem as suas indicações. Para saber corretamente o que você deve usar, o que você deve utilizar, procure o seu médico urologista para pedir informações de indicação correta, para que ele faça uma análise certinha do que é melhor para a sua situação.

Oi gente, eu agradeço e muito obrigado. Até mais e até o próximo vídeo.

Fonte: Pomada x Creme: como saber qual a melhor opção para usar na região genital masculina. por UroNews – Dr. Clayton Soares