Pular para o conteúdo

Pneumonia: Sintomas, Exames e Tratamentos | Tosse, Falta de Ar e Dor ao Respirar

  • por
  • posts

Pneumonia: Sintomas, Exames e Tratamento

Nesse vídeo aqui eu vou falar sobre pneumonia, desde os sintomas iniciais, falar também sobre exames para ter certeza se é ou não pneumonia e sobre o tratamento. Esse vídeo tem um objetivo educacional, baseado nesse livro aqui que eu fui autor de um capítulo: Princípios clínicos em atenção primária à saúde. Escrevi o Capítulo 14 junto com os amigos Ana Beatriz e Gabriel Araújo, que foram meus alunos na graduação de medicina.

Então vamos lá para o vídeo, vou te informar para que você tenha maior atenção. Se você estiver buscando aqui na internet sobre os sintomas da pneumonia e você está tossindo, provavelmente esse é o primeiro alerta que você tem para buscar atendimento médico. Então esse vídeo aqui vai entregar muitas informações para que você possa dar os próximos passos para o seu tratamento ou tratamento de familiares. Esse é o meu objetivo aqui no canal, já aproveita e clica no botão vermelho, faz a sua inscrição aqui no canal que é gratuito para receber vídeos que contribuem para o seu desenvolvimento crítico e para sua saúde.

Pneumonia no nosso país tem alguns dados a gente tem por volta de 60 mil mortes por pneumonia a cada ano e nos idosos isso tem que ter mais atenção por nossa parte dos serviços de saúde. Então os idosos são o grupo que tem mais pneumonia, que infelizmente morre mais. Só que qualquer pessoa pode ter a pneumonia, desde aquele assim o bebê até o adulto, passando também para os idosos, como eu citei. E existem três agentes que podem causar, tanto as bactérias, quanto os vírus e até mesmo os fungos, e aí desencadeia uma série de sintomas.

Normalmente, a tosse é o primeiro sintoma que gera atenção. Já era um mal-estar, mas só o fato de ter a tosse isolada não significa que tem a pneumonia. Normalmente, o critério para a gente utilizar para saber se é pneumonia ou não são critérios clínicos. É só com vem um desconforto, tosse com dor torácica, a falta de ar e a expectoração. Muitas vezes aquela tosse cheia, fica com os pulmões cheios porque essa pneumonia diz respeito aos pulmões estão inflamados. Essa inflamação vem por conta da infecção pela bactéria, pelo vírus ou pelos fungos.

Quando você buscar assistência médica, aí o médico vai verificar uma coisa importante, que é quantas respirações você está fazendo por minuto. São as incursões respiratórias. Por exemplo, vou fazer aqui, ó, 1, 2. Então ele vai contar em um minuto quantas inspirações que está tendo. Quando está acima de 30, aí é um grande indicação de que pode ser pneumonia, porque essa é a velocidade de ciclos respiratórios é bem menor quando você não tem nenhuma inflamação no pulmão.

Outro critério que pode acontecer e é de preferência deve ser feito é solicitar um exame de imagem para saber como que está o pulmão. Esse exame de imagem pode ser uma radiografia de tórax, que tem amplamente disponível no nosso país. Aí o médico consegue ver se no pulmão está tendo uma grande inflamação. Pode encontrar também outras coisas para excluir se não for pneumonia, pode ser outra coisa também. Em alguns casos também é necessário solicitar uma tomografia, que o exame de imagem também só que é mais complexo. Mas na maior parte das vezes o exame de radiografia, que é simples, pode ser feito. Aí quando você tem esses critérios clínicos é quando a respiração, quando escuta com o estetoscópio que tem lá um barulho é aquela tosse que a gente tem certeza que está vindo do pulmão e não da via aérea superior.

Mas, às vezes tem febre e não tem muita febre. Não faz isso no adulto jovem, acontece mais com febre aquela falta de ar. E aí no exame de radiografia vai ter alguma alteração aí a gente tem então a quantidade de dar o diagnóstico de pneumonia. Diante do diagnóstico de pneumonia, a necessidade de escolher onde é que vai tratar, vai prescrever o remédio e vai para casa tomar ou tem que internada na enfermaria ou então tem que internar na UTI. Então existem alguns critérios para gente dizer qual o nível de gravidade da pneumonia. Por exemplo, se o paciente tiver como confusão mental é um critério de gravidade. Se tiver um exame de sangue, a ureia lá a gente não ser o exame de sangue tiver acima de 50 aí é um critério de gravidade. Se tiver com a inspiração mais que 30 por minuto é mais um critério de gravidade.

Se a pessoa tiver mais de 65 anos é outro critério de gravidade, que é o Curb 65. C de confusão, A de Age, B de pressão sanguínea, né, cabe lembrar que tem a pressão sistólica e diastólica. Você conhece como 12 por 8. Então a primeira 12 é a sistólica e a segunda é a diastólica. Quando está baixa de 90 a sistólica, que era para ser 12 por volta disso, e quando está abaixo de 60 a diastólica que era para ser por volta de 80, aí é um critério de gravidade. Então essa alteração da pressão também diz respeito à gravidade, a gente verifica e de acordo com quais alterações está tendo, a gente olha o que pode prescrever um remédio, tratar em casa ou tem que internar no hospital, na enfermaria ou na UTI.

No momento, os idosos, os extremos e os idosos e crianças pequenininhas, eles têm que tratar no hospital para ter o maior cuidado. Mas nem todo mundo precisa ir para o hospital, vai depender da soma desses sinais e sintomas e também do resultado da radiografia. Aí para prescrever um antibiótico que os antibióticos podem ser prescritos. A amoxicilina, azitromicina ou o é mais associadas com a dose específica para pessoa, que vai depender da idade e do peso da pessoa, a gente escolher quanto que vai tomar. Vai tomar um comprimido, vai tomar quantos ml, quantas vezes por dia. O tratamento varia entre 3 a 7 dias, mas lógico que tudo vai depender da gravidade da doença.

Cada pessoa tem uma manifestação, um livro de gravidade e merecem um tratamento adaptado. Não tem como fazer a receita de bolo, esse remédio aqui para todo mundo, não é bem assim. Pode acontecer o vírus e bactérias e é fungo e para cada agente que causa a pneumonia adquirida na comunidade tem um tratamento específico. Envolvem o peso, envolvem outros remédios que você está tomando. Então não pegue o remédio que se usa na internet e utilize para esse caso aqui, a pneumonia adquirida na comunidade. E para isso, tem que ter uma avaliação presencial, uma avaliação médica para que você receba as melhores instruções e tenha a melhor avaliação para implementar melhor conduta para você ou para seus familiares.

Então eu espero que você tenha evoluído sobre essa doença pneumonia adquirida na comunidade. Eu peço que você deixe aqui na área de comentários se esse vídeo te ajudou. É interessante ter essa conversa e conhecer mais sobre as pessoas que acompanham aqui no canal. E clique no botão vermelho aqui, você tem a inscrição no canal e possa ter acesso a outros vídeos relacionados à educação em saúde. E você pode também pegar o link, ele tem o compartilhar, pega o link coloca em algum grupo do WhatsApp, manda para alguém conhecido para que essa pessoa também possa ter acesso a esses conhecimentos aqui no canal.

Então, forte abraço, a gente encontra em próximos vídeos!


Fonte: ✅ PNEUMONIA: Primeiros SINTOMAS, EXAMES e TRATAMENTO COMPLETO | TOSSE, FALTA DE AR E DOR AO RESPIRAR por Daniel Coriolano | Ei, DOUTOR!