Pular para o conteúdo

Pneumonia Associada à Ventilação: Causas, Sintomas e Tratamento

  • por
  • posts

Olá, sou fisioterapeuta do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Estamos participando do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. Um dos motivos pelos quais não somos a favor desse vídeo é que precisamos falar sobre a prevenção da pneumonia associada à ventilação (PAV) nos procedimentos que utilizamos, até mesmo a aspiração traqueal.

Para realizar o procedimento, precisamos de materiais específicos para o paciente, como máscara facial, avental e luvas de procedimento. O soro fisiológico não é mais utilizado para inflação via traqueal, pois aumenta o risco de PAV. Seu uso deve ser específico e limitado.

O procedimento de aspiração também deve ser realizado com critério, pois aumenta o risco de desconexão do ventilador e pode levar a complicações como pneumonia por contaminação bacteriana. Para evitar isso, a inspiração pode ser realizada de duas formas: sistema aberto e sistema fechado.

Antes de iniciar o procedimento, é importante ajustar o valor da pressão de inspiração para garantir a segurança do paciente. Em alguns casos, esse valor já vem pré-instalado em 100%. Quando ocorre uma desconexão do sistema, ele para de gerar fluxo e entra no modo de espera, garantindo a segurança do paciente.

Após o procedimento, é necessário reconectar o ventilador e retomar a ventilação. Isso garante que o paciente esteja adequadamente oxigenado. O procedimento de aspiração é realizado por fisioterapeutas treinados para garantir a segurança do paciente.

Nosso trabalho de aspiração do paciente visa melhorar a segurança do paciente. Além disso, temos como meta a higienização das mãos durante o processo e a redução do número de procedimentos realizados.

Para que isso aconteça, é importante preparar o material e posicioná-lo ao lado do paciente. Ao realizar o procedimento, evitamos o contato com o rosto e utilizamos as mãos com cuidado.

Após a realização do procedimento, descartamos o material utilizado e higienizamos as mãos novamente.

Agradecemos pela atenção.

Fonte: Pneumonia Associada a Ventilação por Bruna Mazzuco Benedet