Pular para o conteúdo

Pinguécula ocular: importância da saúde dos olhos e prevenção

  • por
  • posts

Conversa sobre Pinguela no Olho

Meus amores, estou aqui para falar sobre um assunto muito importante com o Dr. Luiz Fernando. Vamos discutir sobre a pinguela no olho. Ele veio e me explicou que essa pinguela é uma pequena mancha meio amarelada que eu tenho em um olho. Eu estava desesperada e marquei uma consulta gratuita aqui.

É sempre um prazer receber você aqui novamente. Como você sabe, o “Lojista” é um programa que está à frente com esse nome ainda. Eu quero mostrar a ele meu olho para que ele veja do que estou falando. O Dr. Luiz Fernando me disse que essa manchinha é pequena e discreta, mas eu me pergunto se dói quando estou sentindo dor. Existe algum estágio em que ela avança e pode ficar mais avermelhada? Eu ouvi falar que isso é chamado de pinguela. É muito comum?

Os antigos costumavam chamar de vento. Na realidade, quando falamos de degeneração, normalmente estamos nos referindo a situações relacionadas à idade. E é o seu caso. Quanto mais velha ficamos, maior é a chance de aparecer uma pinguela. Entenda que é uma alteraçãozinha do colágeno que tem na conjuntiva, uma membrana fina e transparente que recobre o branco do olho. Isso pode ser desencadeado pela exposição ao vento e ao sol, especialmente a radiação ultravioleta. Estudos mostram que quase metade das pessoas com 70 anos possuem pinguela e, aos 80 anos, praticamente todas as pessoas têm. Então, essa alteração é uma característica da idade e pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres, com a mesma incidência em ambos os sexos.

O Dr. Luiz Fernando aponta que, em casos inflamados, pode-se tratar a pinguela. Ela é normalmente inofensiva e não tem potencial de virar uma neoplasia. Dificilmente ela cresce a ponto de se tornar uma lesão maligna. Antigamente, acreditava-se que a pinguela era precursora de pterígio, uma alteração semelhante que começa na parte branca do olho e avança em direção à córnea. No entanto, elas são diferentes. A pinguela cresce e, às vezes, pode regredir, assim como no caso do Serginho, nosso repórter que também tem pinguela.

É importante saber que a pinguela pode ser notada tanto no lado interno quanto no externo dos olhos. Quando ela está inflamada, os lubrificantes à base de lágrimas artificiais podem ajudar a melhorar. Em alguns casos, é necessário recorrer a medicamentos ou cirurgias quando a pinguela inflama repetidamente e incomoda muito o paciente. No entanto, por ser uma patologia benigna que não causa interferência estética quando não está inflamada, geralmente evita-se a cirurgia. A tecnologia atual permite que a cirurgia seja relativamente simples, mas é importante considerar os riscos e benefícios. O paciente deve pesar se os potenciais benefícios da cirurgia superam os riscos envolvidos, pois qualquer cirurgia apresenta seus próprios riscos.

Obrigada pela explicação, Dr. Luiz Fernando! Se eu tiver alguma alteração na minha barriga, sei a quem recorrer. Agradeço a todos por estarem aqui. Muito obrigada!

Fonte: Pinguécula ocular: vamos ficar atentos aos nossos olhos! por RICtv Entretenimento