Pular para o conteúdo

Pimenta do reino: efeitos nos rins, pressão alta e hemorroidas

  • por
  • posts

Pimenta-do-Reino: Efeitos e Indicações

Olá, tudo bom? Nesse vídeo de hoje, vou falar para você se a pimenta-do-reino faz mal e se ela tem alguma contra indicação. Será que o uso em grande quantidade da pimenta-do-reino tem algum efeito colateral no seu organismo? Será que ela faz mal para quem está grávida? Será que ela faz mal para pessoas com dor de cabeça? Será que ela faz mal para a pressão arterial? Será que tudo isso é lenda? Acompanhe até o final, que vou abordar tudo isso para você aqui agora.

Antes de falar mais para vocês sobre os malefícios do excesso da pimenta-do-reino, se você não for inscrito aqui, aproveita e se inscreve no canal, ativa o sininho porque tem vídeo novo todo dia. Eu sei que você não vai querer perder.

Eu sei que para algumas pessoas, esse vídeo pode ser meio esquisito, porque há algum tempo atrás eu lancei um vídeo sobre os benefícios da pimenta-do-reino. Se você quiser saber mais e não viu, eu vou deixar o link aqui. Realmente, ela tem muitos benefícios. Mas vocês podem estar se perguntando: e sobre os malefícios que ela pode trazer. É isso que eu vou falar agora.

O primeiro problema é que se você consumir uma quantidade muito grande de pimenta-do-reino, pode prejudicar o bom funcionamento das suas vias aéreas. Pode fazer com que fique mais difícil a passagem do ar, dificultando a respiração e oxigenação dos tecidos. Então, se você já sofre de problemas respiratórios, maneira na quantidade do reino utilizada é realmente o mínimo possível para não agravar as condições.

Outro problema do excesso de pimenta do reino é que ela pode ressecar a pele, fazendo com que a pele não retenha a umidade, não fique hidratada e lisinha, e as rugas apareçam mais, dando um sinal maior de envelhecimento da pele. Então, se você está buscando uma pele mais bonita, mais saudável, se você já tem problema de pele e precisa que ela fique realmente bem hidratada, consumir uma quantidade muito grande de pimenta-do-reino pode não ser indicado para você.

Alguns estudos já falam que consumir uma grande quantidade de pimenta-do-reino no começo da gestação, principalmente no primeiro trimestre, pode favorecer os sangramentos e um aborto espontâneo. Então, se você está grávida, é ideal evitar aqui no começo da gestação. O ideal é consumir uma quantidade pequena ou até mesmo não consumir para não correr nenhum tipo de risco.

Além disso, a pimenta-do-reino, se entrar em contato com a boca, com os olhos ou alguma parte da pele que esteja mais sensível ou ressecada, pode causar algum tipo de reação alérgica. Então, parece meio óbvio, mas mais uma vez, cuidado para não aplicar pimenta-do-reino de forma tópica na pele, nos olhos ou nas mucosas de uma forma geral, porque ela é muito forte e pode estimular e causar reações alérgicas.

Outros efeitos que podem vir do excesso da pimenta-do-reino são mais relacionados à questão digestiva. Você pode ter refluxo, aquela sensação de a comida voltando à boca, e também pode ter queimação no estômago. Além disso, você pode ter irritação e coceira na pele. São problemas do sistema digestivo, mas podem acontecer com o excesso do consumo da pimenta-do-reino.

Também é importante mencionar que você pode ter problemas durante a amamentação se consumir uma grande quantidade de pimenta-do-reino. Isso porque tudo que a mãe consome durante a amamentação muda o sabor do leite que ela produz. Por isso, é interessante que a mãe tenha uma alimentação variada, porque o sabor do leite da mãe muda. Diferente das crianças que tomam fórmula, que têm sempre o mesmo sabor e sempre é muito adocicado. Como a pimenta-do-reino tem um sabor muito forte, pode prejudicar um pouco a aceitação do leite pela criança. Então, tome cuidado porque tudo o que eu falei, mais uma vez, está relacionado a um consumo exagerado. Um consumo exagerado de pimenta-do-reino é aquele consumo realmente exagerado, que você sente que você começa a suar muito, que você sente que a sua língua estava formigando, que realmente incomoda. Nesses casos, o corpo já começa a dar sinais para você. É indicado que você tenha um consumo moderado.

Se você consumir uma refeição com muita pimenta-do-reino, você pode ter todos esses efeitos negativos. Talvez, esses efeitos de dor de estômago não estão tão relacionados. Os outros efeitos, que eu te falei, são mais relacionados ao uso cumulativo de grandes quantidades de pimenta-do-reino. Portanto, tente utilizar uma quantidade mais próxima do que você já consome. Não coloque em uma quantidade de sal a ponto de você não conseguir comer de tanto. A quantidade de pimenta-do-reino presente na sua comida deve estar em uma quantidade que realmente não incomode. Tente botar mais ou menos a mesma proporção, um pouquinho menos do total que você já acrescenta para não correr nenhum desses riscos.

Teve um estudo na década de 60 que correlacionou o consumo da pimenta-do-reino com câncer no fígado. No entanto, esse estudo foi feito com animais que eram injetados com pimenta-do-reino. Eles faziam uma solução com pimenta-do-reino e injetavam nos animais. E os animais desenvolveram câncer de fígado. Isso quer dizer que, para ter esse desenvolvimento, a quantidade de pimenta-do-reino teria que ser muito grande e realmente ser administrada por via endovenosa. Isso não acontece, não tem nada a ver com as pessoas. Inclusive, não tem nenhum estudo recentemente feito que relacione o consumo da pimenta-do-reino e piora no fígado. Então, nesse caso, não se preocupe. Você pode continuar utilizando o condimento em uma quantidade pequena que não vai causar nenhum tipo de problema para você.

Esse vídeo é só para alertar vocês sobre os perigos e malefícios do excesso do consumo da pimenta-do-reino. E em nenhum momento estou falando pra vocês não consumirem, pelo contrário. Ela tem muitos benefícios, é boa para emagrecimento, e até já fiz vídeos falando especificamente sobre essas questões. Os benefícios todos que ela tem são variados. Então, vou deixar para você o link de inscrição para você aprender mais, para você assistir e ver que na vida tudo é assim, a gente tem os dois lados. A gente tem sempre que seguir o caminho do meio, principalmente quando se trata de saúde, alimentação saudável e bem-estar.

E agora, conta pra mim aqui embaixo: você já teve algum efeito ruim do consumo da pimenta-do-reino ou você consegue consumir em uma quantidade que seja mais básica, mais moderada, do jeito que a gente conversou e nunca teve problemas de conta? Eu adoraria saber. Aproveita se você não se inscreveu ainda, se inscreve no canal, ativa o sininho. Isso me ajuda bastante. Até a próxima,
Fonte: Pimenta do Reino Faz Mal? Rins? Pressão Alta? Hemorroidas? [ABORTA?] por Nutricionista Patricia Leite