Pular para o conteúdo

PET Matemática 3º Ano – Volume 1 Semana 4 – Geometria Espacial

Gravação da monitoria de reforço para escolas estaduais de Minas Gerais realizada pelo projeto Conexão dos Saberes da ONG Amigos de Itajubá. Durante as monitorias é revisado o tópico da semana com os alunos e após isso são feitas as atividades.

Divisor na relação de óleo é o verso não uma maré mais o número de fácil então eu tenho já o número de versos e já tem o nome de de faz nove e oito eu substituindo os valores a gente fica jogando por tudo para o lado que é o número do outro lado excelente ou menos da = 2 – 8 – lote da menos a = – sim então a gente vem aqui nas alternativas anteriores de

Ouro velho e oito faz alternativa a é bem tranquilo não sei que agora neste número dois é um paralelepípedo reto retângulo possui quatro diagonais principais se encontram no centro do sono cada uma delas digo vamos ao vértice tridimensionalmente oposto veja esta figura resultado do produto no comprimento a largura ea altura três e então cada diagonal principal tem

Medida dada por essa forma que dá para gente né é a raiz da soma dos três termos e ele dá para gente que uma tem 12 ub15 você tem 16 e ele perguntou qual é o valor de deus não então nada mais que ele foi essa diagonal todos os jornais apresentam o mesmo tamanho também ele deu a forma e deu os dados cadastrados para substituir a gente já tem o valor de ar viver e

De ser tão utilizando a fórmula aqui né dê umas é o quadrado mas quem dá para trás nos 16 ao contrário eu tô fazendo quadrados cada tendo primeiro a gente sai nesses valores daqui a gente realizando as provas tá e raiz de 625 e raiz 625 aí vem sim tão bem sem sentidos oi mãe esse é o laboratório de matemática um cone em acrilíco aberto na base e um cilindro

De acrílico américa uma das bases antes tem o mesmo raio da base e a mesma altura a professora vira vira um cone com a base para cima é isso totalmente diário e joga o líquido no cilindro quantas vezes ela precisa fazer isso preencher se não completamente o que eu tentei desenhar no powerpoint ou bom o cilindro e o quando ela vai fazer isso é a mesma altura ele fala

Que a mesma altura e o mesmo raio pode ver que mesmo raio desses dois é a mesma altura ela vai encher um conto nós jogava aqui no cilindro antes jogam sujo aí eu quero saber quantas vezes eu tenho que enchesse como jogaram cilindro é até o segundo tá cheio né vamos lá é aqui é meio chatinho mas a gente tem que lembrar da forma não tem um monte de fazer então a

Fórmula do volume do cone é um 3dtr ao quadrado vezes altura e a forma do cilindro e aí o quadrado dois na altura então que a gente já consegue ver uma relação dentária né se a gente consideração terço é a mesma forma então o que a gente hoje não tá né a gente pegar a fórmula do cilindro o que eu acrescentei três vezes um terço três vezes um terço da um

Então você pode se considerar aí você vira pega quadrado é vezes a altura não esquenta multiplique o dia se a gente parar para pensar um terço de terra ao quadrado vezes altura a gente encontra que é o aluno do cone ele pode pegar o celular e tá substituindo aqui tá bom a gente fica aqui o volume do cilindro é três vezes o volume do cone então alternativa é bem

A gente tem que encher três vezes o cone hoje tá completando cilindro e aí e é agora o número quatro eram ele é um pouquinho mais assustador mas é bem tranquilo também a geometria molecular da molécula de metano ch4 a presença no formato de um tetraedro regular estando átomo de carbono tam exatos de hidrogênio sábios veja a figura a seguir então essa imagens

Em que é um tetraedro do metal na quinta se estuda de um ângulo entre o hidrogênio carbono dois homem tem valor aproximadamente de 109° 28 minutos valores que podem ser obtidos por mim meios puramente matemático o valor exato é tal que o sistema detecta igual a menos um terço suponhamos que o comprimento se ele a ligação ch seja igual a 1 em sol igual 0,0000001 me

É o lado do tetraedro pode ser o costello am daqui a lei diz confiante para a gente a forma não é o lado é igual é ao quadrado mas é o quadrado menos dois e porque como usar são todos iguais então se temos passam ser ponto molde esse lá aproximadamente então por exemplo se eu pegar essa bolinha daqui de cima ligar com essa bolinha aqui do lado eu vou formar o lado

E ele que vai nesse lado então parece muito complexo mas acaba que a gente resolve tranquilo então o que que esse ter que ele tanto fala você é projeção pegar essa bolinha rosa e subir essa bolinha branca eu dou o valor de ser agora seu uma baleia branca conta bolinha branca eu tô valor de l é o que a gente quer então a gente já tem que 0,00001 em estômago então

Vamos lá dessa forma para gente a lei dos cossenos a fórmula que a gente já tem o valor de ser que que é o valor de ser é isso então eu vou ficar mais diabo mas tem que eu falar essa então como ser humano é isso como é que tá até uma uma um círculo zinho assim que acontece é vou para lá no centro até estudas da molinho o beleza a gente já tem ele falou para

A gente eu não vou colocar os valores só para facilitar mas nesses valores que a gente pode fazer a gente pode juntar então você pode ver aqui ó então eu posso colocar duas vezes e aqui pelo menos 2 vezes a vezes lá mesma coisa então eu vou pegar multiplicar lá pelo lá na o quadrado só que dessa vez ela a gente tem que apresentar aquele multiplica esse menos um

Terço aí da onde que vem esse menos um preço a gente olhar aqui ó ele fala que cosseno de pé pelo menos 12 então a gente olhando aqui já forma o seno de peça é igual a isso menos um terço então a gente já tem todos os dados a gente tava precisando tá fazendo operação matemática agora porque o ar a gente já tem o valor gente conversa destino final para ficar

Mais visual tornou a escola pediu é isolante esses jantar né tudo que é de 2 ao quadrado menos dois lados e que a gente então a sacada aqui de ver que tem igual então você pode ver aqui ó tem dois ao quadrado e aqui também tem dois ao quadrado então eu vou fazer eu vou colocar esse 2 ao quadrado ele dança colocando aqui ó fica 2 ao quadrado que multiplica um porque

Eu 2 ao quadrado resumo da esses dois ao quadrado certo ah e também se você olhar aqui tá negativo com negativo então eu já aproveitei e juntei o sinal então 2 ao quadrado vezes um texto vai dar esse valor porque porque aqui tá manda um terço vezes menos dois dá um quadrado então já aproveitei esse direto para o negativo com negativo vai dar positivo então aqui

Eu coloquei dentro tá aí mais um terço a e a gente tomar um mais um terço da 43 porque é um número inteiro é esse vale é três terços né então se eu colocar aqui tretas mais um terço eu já tô quatro ter só que os próprios vão ver a parte de dentro do parênteses em o que é eu não expliquei então se eu pisar o quarto do 14 3 x 2 tão operação básica

Né fica só é multiplica em cima então o aqui tava pa o vezes 2 passa a ter oito então ela é quadrado = 1 83 é o juiz ao quadrado é bom então vou fazer vou te tirar a raiz quadrada dos dois lados porque ele me perguntou o valor de anne com ele então aqui contar ao quadrado eu vou tirar a raiz quadrada dos dois lados então eu fazendo as operação aqui a gente já

Tá aí direto que ele igual eu tirei de 83 que deu é 1,63 e aqui é o motivo o emissor então não precisa porque a resposta nem perde para usar aquele valor então a resposta nível 76 em 33 em lisboa que é o em alternativas e 1,3 então esse valor que que ele até fala que não é isso o a 0,000 casa nem precisava utilizar porque ele perde a resposta em formoso és e

O steam os mapas da peça são projeções do planeta considerado espectroprima sobre uma superfície por um tipo que projeta a terra sobre um cilindro da gente espera aí depois abre esse livro no formato de uma folha clã ou seja essa figura considere que o raio da base se lembra igual ao raio da terra e de altura do cilindro é igual ao diâmetro da peça que é muito

Importante então perto da base do cilindro então aqui ó esse o raio tiver terminado eu tenho aumento a terra igual é igual a altura do cilindro ea igual altura do diâmetro da terra área lateral de um cilindro de raio r e altura h é dado por essa forma de te ligar para gente então no espinho rh ea área da superfície esférica de raio é dado por terra quadrado

Então qual é a outra área lateral do siena e áreas da superfície esférica e eu não sei como é que tá a sua apostila mas aqui eu tenho acesso você olhar aqui ele me dá uma forma errada na forma a forma certa mesmo eu já corrigimos light cantar terra ao quadrado esse h ao quadrado não dá certo então é eu acho que das maiorias do as pessoas capa essa apostila

É errado mas é que eu escrevi tudo e aí essa forma correta que se não o exercício acaba nossa na na resposta é claro acho que eu lembro de dirigir para ele qual é a razão entre a área lateral do cilindro e era superfície certo então vamos lá razão é tempo de visão que você pode até pelo padrão das alternativas ele dá para gente que essa forma aqui de cima

A lc sobre a essa é a área da superfície lateral a gente colocar aqui ó o centro médico substituir coloquei aqui então dá dois bh o que é 4.pro quadrado aqui que a gente faz a gente tem que se atentar a sh eu falei para você considere que o raio ea altura do sul os débitos raio da base do cilindro é igual ao raio da terra e tem a altura do cilindro é igual ao

Diâmetro da terra então são turma do cilindro da tia lateral do cilindro altura do cilindro é igual ao diâmetro da terra diante da terra a gente pode entender como sendo dos raios ou simplesmente substituir é só essa parte mais interpretação tô bonita do diandra aqui mas eu já coloquei raio porque a gente pode cortar com o raio de baixo depois acordar não é

Isso vamos pegar depois cortar então a gente olha aqui ó eu peguei estragar alguém ó altura do cilindro é igual ao diâmetro da terra é um diâmetro na terra é igual duas vezes o raio então eu tenho que mexe substrate agora multiplicando é e pelo resto de pastor a gente tem que a área lateral é igual quatro perna quadrado e área da superfície é uma quatro

Pinhais pr quadrado trouxe a gente procurar qual é a razão a gente vai achar que é um halternativa e essa foi a monitoria de hoje se você gostou deixa o seu curtir compartilhe com seus colegas surja alguma dúvida deixa para gente aqui nos comentários embaixo e também não esqueça de acompanhar nossa onda nas redes sociais

Transcrito do video
PET Matemática 3º Ano – Volume 1 Semana 4 – Geometria Espacial By Ong Amigos de Itajubá