Pular para o conteúdo

Passo a passo simples para criar um mapa mental em apenas 5 etapas

  • por
  • posts

Passo a Passo para fazer um Mapa Mental Eficiente

Oi gente! Tudo bom com vocês? No vídeo de hoje, mostrarei alguns passo a passo para que vocês possam confeccionar um mapa mental muito eficiente em casa. Mapa mental, para quem não sabe, é uma folha onde se coloca as principais ideias de um conteúdo e pode-se misturar com alguns gráficos e desenhos. É literalmente um mapa que você vai olhar, fotografar e naturalmente, na hora que precisar utilizar aquela matéria que colocou no mapa mental, vai lembrar da localização dos argumentos que escreveu na folha e na sua cabeça. Então é muito útil! Eu usei por muito tempo o mapa mental e agora quero voltar a fazê-los porque acho que são muito úteis e ajudaram muito nos estudos, seja na escola fundamental, no ensino médio, na faculdade, fazendo uma pós-graduação, enfim, qualquer tipo de estudo. O mapa mental realmente vai te ajudar na hora de memorizar um determinado conteúdo.

Então, separei algumas dicas e um passo a passo interativo para que vocês consigam fazer um mapa mental saindo da casa de vocês. Vamos lá!

Passo 1

Para começar o nosso mapa mental, vamos precisar de uma folha A4. Eu prefiro a folha A4 porque acho que é um tamanho muito bom para fazer um mapa pequeno, nem fica muito pequeno, nem fica muito grande.

Passo 2

Escolha uma canetinha de uma cor que será a cor tema do seu mapa mental. No meu caso, vou escolher a cor rosa. Aconselho vocês a usarem a mesma cor, mas com diferentes tonalidades. Por exemplo, vou usar o rosa para fazer o título principal e depois vou usar tons mais claros de rosa para fazer o restante do mapa.

Passo 3

Comece fazendo o título principal com uma canetinha um pouco mais forte do que a cor tema escolhida.

Passo 4

Agora, comece a puxar as flechas para fazer os subtópicos. Eu gosto de puxar no máximo quatro flechas, duas de cada lado. Mas, se achar interessante ou se o assunto for muito extenso, você pode fazer até seis subtópicos, puxando mais uma flecha para cima e outra para baixo. O interessante é fazer flechas que chamem bastante atenção.

Passo 5

Nas flechas, coloque os subtítulos correspondentes aos subtópicos. É importante deixá-los bem destacados.

Passo 6

Agora é a vez de preencher os subtópicos com palavras-chave. Não coloque mais do que oito subtópicos, pois pode ficar confuso. Também é importante utilizar palavras-chave que te façam lembrar do assunto que precisa ser estudado.

Passo 7

Se quiserem, podem adicionar informações adicionais ou observações nos espaços vazios do mapa. Também é importante colocar os tópicos mais importantes que precisam ser revisados antes da prova.

E assim fica o nosso mapa mental, funcional e colorido. Lembre-se de fazer um mapa mental colorido, pois isso vai te ajudar na hora da prova, devido à cor e à distribuição das informações. O mapa mental ajuda a criar uma memória fotográfica e isso é muito útil para lembrar dos assuntos estudados.

Espero que tenham gostado do passo a passo para fazer um mapa mental eficiente! Se quiserem mais vídeos como esse, deixem um comentário abaixo e não esqueçam de curtir o vídeo, se inscrever no canal e compartilhar com os amigos. Um beijo e até mais!

Fonte: Como fazer um MAPA MENTAL em 5 PASSOS por Jéssica Mendes