Pular para o conteúdo

Passo a passo: Como realizar punção venosa com Jelco em aula de laboratório.

  • por
  • posts

Infusão Venosa com Cateter Venoso Periférico

Olá, tudo bem? Eu sou a enfermeira Sandra Carvalho, do Instituto Enfermeiro de Plantão. Ao meu lado, a enfermeira Ravilla Alves, que hoje vai ser minha cobaia. Então, nós vamos demonstrar a técnica da infusão venosa com cateter venoso periférico, o nosso famoso e conhecido “gel”.

Nós vamos utilizar o soro fisiológico. Já fizemos um vídeo mostrando a montagem desse soro, como lavar, e tem todo o passo a passo. Se você não viu, dá uma olhadinha no nosso canal. Agora, vamos demonstrar como você vai utilizar o gel. Esse é um dos procedimentos que os alunos e eu também, durante a minha formação, tinha muito medo de fazer. Acredito que boa parte das pessoas que me assistem também têm medo. O medo maior é “furei e vou retirar a agulha, e o sangue vai extravasar, vai sair muito sangue”. Hoje, eu vou ensinar como fazer uma infusão com jelco e não extravasar sangue, certo? Acompanhe todo o passo a passo!

Primeiramente, vamos utilizar materiais básicos: álcool 70, esparadrapo, algodão (não o lenço umedecido, mas as bolinhas de algodão), e o garrote (que vai depender do que se tem disponível). Agora, vamos começar! Primeiramente, escolhemos o braço em que faremos a infusão – pode ser o direito ou o esquerdo, dependendo da veia do paciente. Vamos trabalhar com o braço direito da Ravilla. A primeira coisa que precisamos fazer é calibrar as veias. Para isso, peço para que ela abra e feche a mão enquanto eu examino a região da fossa, que é uma das melhores para realizarmos o procedimento.

Após a calibração, utilizo uma bolinha de algodão umedecida em álcool 70 para fazer a antissepsia. Faço movimentos de baixo para cima enquanto a paciente continua abrindo e fechando a mão. Depois, pego outra bolinha de algodão com álcool 70 e faço a antissepsia na região em que vou realizar o acesso.

Agora, vou pegar o garrote e posicioná-lo no braço. Neste momento, deslizo um pouco da agulha pela veia e observo se o sangue está chegando. Se sim, significa que fizemos o acesso venoso. Neste caso, posso desprender a agulha e empurrar somente a parte do silicone. Não é necessário se preocupar se houver uma gotinha de sangue, é só limpar. Agora, conecto o equipo e vejo se o gelco está gotejando.

Depois de toda essa etapa, fixamos o gelco com o esparadrapo, colocando um por cima e outro por baixo para proteger a pele. Não se esqueça de colocar a data em cima do esparadrapo, além do número do gelco utilizado.

Para o controle, temos o cálculo de gotejamento. Isso será ensinado em outro momento, assim como o cálculo matemático e o controle do gotejamento.

Espero que você tenha aprendido e gostado do vídeo. Para mais informações, inscreva-se no nosso canal, compartilhe com amigos e ative o sininho para receber notificações dos próximos vídeos. Um grande abraço e até breve!

Fonte: COMO FAZER UM ACESSO VENOSO COM JELCO. AULA NO LABORATÓRIO. por Instituto Enfermeiros de Plantão