Pular para o conteúdo

Pano Branco: Sintomas, Tratamento e Informações Essenciais

  • por
  • posts

Manchas brancas na pele: o que é e como tratar a pitiríase versicolor

Olá pessoal, bem-vindos ao canal deMarte, canal de dermatologia, beleza e arte. Hoje nós vamos falar sobre um tema sugerido por pessoas da nossa audiência, conhecido popularmente como “pano branco” e, na medicina, como pitiríase versicolor.

Você já percebeu aquelas manchinhas brancas nas costas e no corpo ao voltar da praia? Pois é, esse é o nosso tema de hoje. Mas antes de começarmos, eu gostaria de convidar você, que está assistindo pela primeira vez, a se inscrever no nosso canal. Clique no botão “inscrever-se” abaixo e ative o sininho para receber nossas notificações toda semana. Além disso, você pode nos seguir no Facebook e Instagram, onde produzimos conteúdos diferentes em frequências diferentes.

O “pano branco” é o nome popular de uma micose causada por um fungo chamado pitiríase versicolor. Esse fungo impede que a região onde está presente se bronzeie tanto quanto o resto do corpo. Por isso, é conhecido como pano branco. Ele produz uma substância chamada ácido azeláico, que é um clareador natural e pode ser utilizado em cremes para clarear manchas. Esse fungo é superficial e não causa problemas graves, apenas vive na pele. Em algumas pessoas, no entanto, ele pode causar despigmentação e isso causa um incômodo estético significativo.

O diagnóstico da pitiríase versicolor pode ser feito pelo médico dermatologista, através de exames clínicos e complementares. O tratamento consiste no uso de antifúngicos, que podem ser aplicados na pele na forma de sprays ou cremes, ou administrados oralmente. O tratamento geralmente dura um mês e costuma melhorar a aparência da pele, permitindo que a pessoa volte a se bronzear nas regiões afetadas.

É importante ressaltar que algumas pessoas podem apresentar recorrência da pitiríase versicolor, ou seja, tratam e melhoram, mas depois voltam a piorar. Isso ocorre devido à predisposição da pele para o desenvolvimento do fungo. Nesses casos, é necessário procurar um dermatologista para buscar a cura definitiva.

Dicas de tratamento caseiro

Aqui vão algumas dicas de tratamento caseiro que podem ajudar a complementar o tratamento prescrito pelo dermatologista:

  1. Tome um pouco de sol após o tratamento: a exposição solar irá ajudar a igualar a coloração da pele, bronzeando as regiões que não foram afetadas pelo fungo.
  2. Utilize uma bucha vegetal: esfregar a bucha nas regiões afetadas estimula a esfoliação física, auxiliando no tratamento. Você pode usar shampoo antifúngico como sabonete junto com a bucha.

Se você gostou do vídeo, deixe o seu like, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar dessas informações e deixe suas dúvidas nos comentários, pois elas podem ser úteis para outras pessoas também. Obrigado e até o próximo vídeo!

Fonte: O que é “Pano Branco”? Sintomas e tratamento por Dermart By João Paulo Junqueira