Pular para o conteúdo

Outubro Rosa: Palestra sobre Câncer de Mama no Instituto do Câncer do Ceará

  • por
  • posts

Outubro Rosa: A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Meu nome é Antônio de Pádua, eu sou o mastologista do Instituto do Câncer do Ceará. Nós vamos conversar um pouco sobre câncer de mama e sobre o Outubro Rosa.

O que é o Outubro Rosa? O Outubro Rosa é uma campanha mundial que foi adotada pela sociedade civil de esclarecimento para toda a população da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é um problema de saúde mundial. De cada oito mulheres, uma terá câncer de mama. Mas o intuito da campanha não é provocar o medo, não é deixar as mulheres ansiosas, não é deixar as mulheres com medo de realizar o exame de mamografia. Muito pelo contrário, hoje é a grande maioria dos tumores diagnosticados precocemente, mas conseguimos elevar o índice de cura acima de 90%, muitas vezes conservando a mama, em algumas situações, até mesmo sem utilizar a quimioterapia.

Mas para que isso ocorra, é preciso a participação de você, mulher. E como deve ser feito? Com a realização, após os 40 anos e anualmente, da mamografia. A mamografia é um exame de raio-x que consegue detectar lesões não palpáveis da mama, como microcalcificações, nódulos, densidades assimétricas que iriam levar anos para se tornar sintomáticas e palpáveis.

A mamografia é um exame importante, mas não é o único. O exame físico também é importante, assim como o autoconhecimento da mama. A mulher deve palpar sua mama e, em alguns casos, principalmente nas mamas de mulheres jovens com histórico familiar, a mamografia pode deixar passar despercebida alguma alteração.

Então qual é a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama? A nossa conversa hoje é para alertar você, mulher, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. E esse diagnóstico deve ser feito com o exame de mamografia anual, após os 40 anos, e com o autoexame das mamas, pelo menos uma vez por mês. E caso seja detectada alguma alteração, procure o mastologista ou serviço de oncologia de sua cidade.

Hoje, nós já estudamos bastante a respeito do câncer de mama e conseguimos elevar e muito a taxa de cura de tumores menores do que dois centímetros, restritos à mama e que ainda não atingiram a axila. Mais de 95% das vezes são curáveis, grande parte dessas situações realizando um tratamento conservador, a quatro tempos, economia. Em muitas situações, às vezes abrindo mão da quimioterapia.

Além do diagnóstico precoce, e que tal se a gente conseguisse evitar também alguns tumores? Não só de mama, mas de outras neoplasias malignas. Já está comprovado que uma atitude de vida saudável, com a realização de atividade física regular, combate ao sedentarismo. Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais, ou seja, variada, associada a hábitos regulares de prática de atividade física, conseguem reduzir a incidência de câncer. Além disso, o abandono do tabagismo e do consumo regular de álcool também contribuem para a redução da incidência de câncer.

Vamos lutar por duas situações: evitar o aparecimento de tumores e combater o câncer de mama, além de outras neoplasias malignas, através de atividade física regular, combatendo o sedentarismo, dieta rica, variada e equilibrada, combate ao tabagismo e ao alcoolismo.

Não podemos evitar o aparecimento de câncer em 100% dos casos, mas já está comprovado que uma atitude de vida saudável pode fazer a diferença na prevenção. A atividade física regular combate ao sedentarismo, uma dieta rica, variada e equilibrada em todos os alimentos da pirâmide alimentar, combate ao tabagismo e ao consumo de álcool. Com isso, podemos evitar o aparecimento de um bom número de tumores.

Se não pudermos evitar, pelo menos diagnosticar precocemente. E um diagnóstico precoce é feito seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, do Colégio Americano de Radiologia e da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, recomendando a mamografia anual, após os 40 anos, além do exame clínico das mamas feito pelo médico especializado.

Além da mamografia, é importante observar sua mama, feridas no bico do peito que não cicatrizam, saída de sangue pelo mamilo, processos inflamatórios associados, retração da pele da mama e da região do complexo auréolo-papilar, caroço de aparecimento na região axilar que persiste e não desaparece com uma ou duas semanas, e depressões ou espessamento da pele.

Esses sinais devem levar você a procurar o mais breve possível o seu mastologista ou o Instituto do Câncer do Ceará. Aqui nós dispomos de serviços de tratamento cirúrgico, oncologia clínica, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, fisioterapia, psicologia, apoio da assistência social e nutricional. Não fique com sua lesão suspeita em casa. Lute pela sua saúde. Aqui no Ceará, a campanha do Outubro Rosa vem se destacando a cada ano, chamando a sociedade civil para participar. Vista a camisa da campanha, assuma uma atitude saudável perante seu corpo, lute pelos seus direitos para que além da mamografia ser cumprida, você tenha acesso ao sistema de saúde. Se engaje na campanha, participe, leve essa ideia adiante. O câncer de mama tem cura, desde que diagnosticado precocemente. Essa cura está à sua disposição, basta você procurar o serviço de saúde da sua região.

A campanha do Outubro Rosa é importante para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Participe, vista a camisa da campanha e lute pela sua saúde!

Fonte: Palestra Câncer de Mama – Outubro Rosa – Instituto do Câncer do Ceará por Grupo ICC