Pular para o conteúdo

Ossos do Crânio: Ossos do Crânio e Suas Funções | Guia de Anatomia de Cabeça e Pescoço

  • por
  • posts

Perícia em Ossos Occipitais

E ele disse: de sucesso beleza, vamos continuar a perícia que já também quer mais pescoço, dessa vez não falar sobre o osso occipital. Tô sem mais enrolação, vou puxar vinheta para a gente vai começar a estudar estiloso. Aí, se você não é inscrito no canal, se inscreve aqui embaixo para ter mais vídeos como esse. Dá um like nesse vídeo aí se você tá achando legal a ideia dessa…

Olá pessoal, aqui a gente tá com a plataforma né digital dessa e tal, a gente já conhece bastante, e aqui a gente tem o osso occipital. Antes a gente ver ele separadinho, vamos ver fazer o mesmo caminho que a gente faz com todos os ossos, né? Ele faz fronteira aqui com os ossos parietais esquerdo e direito, com os ossos temporais, enfim, o osso esfenoide. Por isso que a noite show olhando ele por dentro, olha só as futuras que ele faz. Olha só, pai e tal, pai e tal, temporal, temporal. A gente desse… tá beleza? Agora vamos lá ele pra gente estudar ele com mais detalhes e que a gente tem ele pelo lado com a visão posterior, a gente vai ter três visões dele basicamente: a posterior externa, a visão basal inferior e a visão interna. Então, é bem simples apesar de ser complexo e vamos começar aqui pela parte externa né, posterior. Ver que a gente pode observar nessa parte. E é aqui a gente vai ter o seguinte… vocês conseguem ver aqui, três linhas sendo formadas, é aqui que tem uma linha aqui, eu tenho outra, meu Deus, e essa primeira aqui nem sempre a gente vai conseguir ver, o outro tá, mas ela tá aí também. Essas três linhas, elas estão ali na região da nuca e elas são… aí, e esse nome “linha nucal” é isso só que a gente tem três linhas e tal. Prime X, e aí é a segunda linha no caso, a linha nucal superior. Beleza, vocês conseguem ver que também que eu tenho uma protuberância óssea nessa região e o nome dela vai…. protuberância occipital externa, esperança! Famoso hospital do lado externo, beleza? E essa linha é chamada de linha nucal média, que porta… aí é a terceira linha. Aí… e vamos ver agora a visão interna que a gente vai ver aqui vindo, tá vendo que parece que tem um sulco, tem ossos que… ah, sim, pode decidir ali na linha parental. Aí… tá bem discretinho, tá, esse sulco aqui, ele é chamado de sulco do seio sagital superior. Aqui vai ficar o sulco que faz drenagem. E aí, o superior dia que a gente também tem um sulco superior, se chamar sulco do seio transverso, ficar do lado direito e do lado esquerdo. E pra formar esse sulco, a gente tem tipo umas eminências, saca? Tá vendo uma eminência é como se fosse um interno eu olho pra virar o supra, essas eminências aí… elas são chamadas de eminências cruciformes, por que é? Porque esse aqui lembra a forma de uma cruz, olha só! E aí é isso, eminência sagital e eminência cruciforme… tá! E vocês podem ver que também que eu tenho uma protuberância nesse osso occipital aqui, só que lembra aqui do lado de fora, que é chamado de protuberância occipital externa. Aqui vai ser chamada de protuberância occipital interna e logo abaixo a gente tem uma crista que a gente vai chamar de crista occipital interna, beleza? E essa parte aqui, são impressões do cérebro e do cerebelo.

Eu vou mostrar como visualizar isso, olha só. Esse aqui é o cérebro, esse aqui é o cerebelo e olha a região onde… é onde fica… tá! Né? Mas é que fica e… tá! E eu tô mostrando isso para vocês, é simples esse aqui é chamado de fossa cerebral direita e fossa cerebelar direita, porque ele faz uma impressão do cérebro e do cerebelo, tá? E aí agora vamos ver a parte basal desse osso, o lado externo e interno. Vamos começar pelo lado externo, beleza? Olha só a visão que vinde a dentre logo de cara é o forame gigante. Aqui porque se chamar forame gigante, ele é o mais famoso, chamado forame magno, e aqui nesse forame magno que vai passar a medula espinhal, além de outras estruturas. Vou fazer uma aula falando sobre só por anitae agora a gente vai saber porque que é o forame magno, beleza? Vamos lá, e lá nesse processo condilaro, o disco articular ali ele vai se articular com a primeira vértebra cervical, olha só, se primeiramente descer ele vai se tem um disco lá já estano! Ali o processo côndilam, respondam lá ou côndilo occipital, beleza? E aí, a gente também tem aqui ó, um pouquinho aqui na região, um pouco mais anterior lateral, eu tô falando escondidinho aqui. Esse foi chamado de frango e por grosso ou canal e por grosso, beleza? A gente vai passar o nervo hipoglosso, um dos pares de nervos cranianos, o 12. Aqui atrás do cóndilo aqui, nessa pé. Porque não tem a que do lado de fora congelar ou canal que congelar, a gente tem a gente foi lá pro lado de dentro, né? E é lendo essa estrutura aqui que a gente tem aqui ó. Ela é chamada de fátima basal, tá? Oka, base da última… que a gente vai ver em… mas não menos importante é a seguinte, olha… tá vendo essa eminência, ela é chamada de eminência jugular do hospital. Aí ele é uma é uma eminência muito, muito interessante de se ver e é aí muita questão de prova não fica? Só eu vou mostrar agora. E eu vou colocar o osso temporal aqui pra gente ver o que que vai… a fossos temporais irritando. Você pode ver que é uma eminência grupo lá do hospital, no outro vamos ter o osso temporal também tem essa eminência, e que… se chamar eminência de um lado do osso temporal… a junção dessas duas eminências ou desses dois processos fluminense. E aí é nós, e ela vai formar o canal junto lá, e ele vai se passar de inveja. E com ele vai a veia jugular, por isso o nome canal jugular, beleza? Então, assim, ele é formado pela junção do processo jugular do occiptal com processo irregular do osso temporal, beleza? Então, como vê, um temporal aqui e vou deixar frente verde um lado sem o osso.

E olha só aqui a gente tem só uma… mesa formação do canal tubular, beleza? Bom, então esse foi o nosso occipital, espero que vocês tenham entendido, viram como é que é bem simples, é show evento a fim de entender, por mais que ele tenha bastante estranha figura mas é só de ver, os forames, decorar os contornos, plástico parte estudar nas peças anatômicas. Eu espero que vocês tenham gostado desse vídeo, se você gostou, né… deixa o like aí pra eu saber que você… e você tá tendo prova geralmente, né… tá? Um vídeo lá no grupo e nessa playlist, consegue estudar só citologia que eu tô passando aqui fazendo com bastante carinho, show espero ter ajudado demais vocês, aqui a relembrar ou até aprender, muito obrigado por assistir esse vídeo, fica com Deus e bons estudos!

Fonte: Osso Ocipital | ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO por Dentista de Sucesso