Pular para o conteúdo

Os 5 principais erros de quem tem escoliose ao praticar academia/musculação

  • por
  • posts

Os principais erros de quem tem escoliose ao fazer atividade física

Olá pessoal que nos acompanha no nosso canal do YouTube, nas nossas redes sociais do Facebook e no Instagram! Hoje nós vamos falar dos 5 principais erros de quem tem escoliose comete ao fazer atividade física, por exemplo, numa academia.

Ok, então vamos lá! O primeiro erro que quem tem escoliose comete ao fazer atividade física na academia, principalmente, é não ter uma ideia clara do tipo de exercício que ela deve ou não fazer. Quais são os principais problemas, as principais formas de fazer essa escoliose avançar?

Então, quando eu digo isso, eu quero dizer que é muito importante passar por uma avaliação para saber se você tem de fato uma chance de progressão da escoliose. Ela tende a progredir principalmente na fase do crescimento, ou seja, adolescentes de 10 a 18 anos é onde há maior chance de progressão. E próximo da puberdade é onde tende a piorar mais. Porém, nos adultos e em muitos casos mais críticos, a escoliose também pode progredir. Quando isso acontece, caso haja curvaturas acima de 50 graus, é necessário tomar muita precaução e ter um acompanhamento médico e fisioterapêutico, para que, por esse motivo, uma equipe multiprofissional possa saber como está a sua escoliose e quais são os riscos de você estar fazendo esse tipo de exercício.

Vamos para o segundo erro que quem tem escoliose comete na musculação. O segundo erro, e o mais importante de todos eles, é não fazer exercícios que façam carga axial, ou seja, que coloquem carga nas costas. Por exemplo, exercícios como agachamento, agachamento livre com barra, levantamento terra, entre outros. A ideia é sempre colocar cargas nas costas. Vou dar um exemplo, exercícios como a panturrilha, onde você coloca uma barra nas costas e faz o movimento. Imagine toda vez que faço essa carga, a tendência da coluna e da escoliose é aumentar a curvatura. Então, é importante evitar fazer exercícios sem carga axial.

O terceiro erro que quem tem escoliose comente na musculação é, principalmente, fazer exercícios de extensão da coluna. Ou seja, todas as puxadas, as remadas, movimentos de extensão. Pessoal chama isso de “Superman”. Esse tipo de exercício é contraindicado na maioria dos casos. E por que isso acontece? Na maioria dos casos, quem tem escoliose tem uma retificação na torácica, ou seja, nessa parte da coluna ela é mais reta do que deveria ser. Uma vez que ela é mais reta, se eu faço esse movimento de extensão da coluna, a tendência é retificar ainda mais. Então, isso seria ruim para o tratamento. Isso pode existir para alguns exemplos que mostram que quanto mais extensão, mais chance de progressão da curvatura.

O quarto erro que quem tem escoliose comete na academia é fazer exercícios laterais. Então, você de maneira nenhuma vai poder fazer exercício, por exemplo, aquele que você flexiona o corpo para o lado, fechando a sua curvatura. A gente fala que são um pouco de “lateralidade”. Eu vou lá, eu tenho uma curvatura, essa curvatura tende a aumentar, certo? Ou seja, nós só orientamos exercícios contrários. A gente nunca vai fazer exercícios para os dois lados porque fazer exercícios para os dois lados parece lógico. Mas tem uma tendência enorme de aumentar essa curvatura. E a última dica que eu venho aqui passar para vocês é sobre os maiores erros que quem tem escoliose comete no seu dia a dia de atividade física na academia também. E é a de fazer exercícios de rotação para os dois lados. Porque quando a pessoa leva a mão ao chão, ela vai ter um lado mais alto das costas. E se eu faço exercícios torcendo mais, vou aumentar essa rotação. E muitas vezes isso é o que incomoda esteticamente muito os adultos e os adolescentes. Ou seja, estamos fazendo exercícios para o lado contrário, nunca faremos exercícios para os dois lados.

Então, esses foram os cinco maiores erros que quem pratica atividade física comete no dia a dia da musculação, dos exercícios. Então, para isso, eu vim aqui ajudar você a ter uma melhor qualidade de vida, a poder continuar realizando atividade física. Lembre-se de que atividade física é sempre recomendado. Não deixe de praticar atividade física, mas lembre-se da primeira dica, que é ter um acompanhamento para saber quais são os riscos que você pode ou não ter. E nós não recomendamos, principalmente, enquanto você está na fase de crescimento, na adolescência, para fazer atividade física. Na maioria das vezes, isso é mais no final do tratamento, quando já é adulto, e tem um baixo risco de progressão.

Continue nos acompanhando aqui nas nossas redes sociais, no Facebook e no Instagram. Dê um like nesse vídeo se você gostou e mande para alguém que vai se beneficiar com essa dica. Um grande abraço e até o próximo vídeo! Tchau!

Fonte: O 5 maiores erros de quem tem escoliose ao fazer academia/musculação! por Escoliose Brasil – Dr. Rodrigo Andrade