Pular para o conteúdo

Opacidades alveolares difusas: Causas, sintomas e tratamentos

  • por
  • posts

As Opacidades Alveolares Difusas no Edema Pulmonar

Neste vídeo, vamos abordar o tema das Opacidades Alveolares Difusas, que são basicamente o padrão de edema pulmonar. Antes de mostrarmos as imagens, vamos explicar o modelo de pulmão onde você tem a árvore traqueobrônquica branquinha e os alvéolos. Se você promover a ocupação da luz dos alvéolos por líquido, você vai retirar o ar, retirar a cor escura e substituí-la por líquido, que terá uma cor branca na radiografia. Portanto, o paciente terá as Opacidades Alveolares Difusas no exame de imagem.

A microarquitetura dos alvéolos faz com que a superfície de uma consolidação fique com um aspecto irregular, com irregularidades e má definição nas opacificações na periferia dos alvéolos. Essas opacidades podem se apresentar de diferentes formas nas imagens radiográficas. O aspecto clássico é conhecido como sinal da “asa de morcego” ou “asa de borboleta”, onde ocorre opacidades alveolares algodonosas, dando essa morfologia peculiar. Esse padrão predomina nas regiões hilar e parahilar, no terço médio dos pulmões, poupando pouco as bases e as periferias pulmonares. Essa característica dá o aspecto de uma asa de morcego. Nesse caso, também é observado um aumento da área cardíaca e uma proeminência do arco aórtico. Essa é uma imagem típica do edema pulmonar cardiogênico.

É importante observar que o contorno das margens das opacidades é irregular e que pode haver um aspecto reticulado no caso do edema pulmonar misto, que predomina na região hilar, mas pode apresentar um componente intersticial. Essa imagem não é exclusiva do edema agudo de pulmão cardiogênico, pois também pode ocorrer em outros casos, como infecção, hemorragia pulmonar, entre outros. Além disso, o diagnóstico do edema agudo de pulmão é clínico e a radiografia auxilia apenas em alguns aspectos evolutivos e na presença de fatores complicadores. Nem sempre o edema agudo de pulmão está relacionado a uma cardiomegalia, pois pode ocorrer em casos de insuficiência cardíaca com área cardíaca de tamanho normal.

Além dos casos de edema pulmonar cardiogênico, também são apresentados casos de edema pulmonar não cardiogênico. A imagem radiográfica mostra opacidades alveolares e intersticiais bilaterais e simétricas, poupando as bases pulmonares. Esses casos podem ser de sarcoma, síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), pneumonia, hemorragia pulmonar, entre outras patologias.

Também são apresentados casos de opacidades alveolares e intersticiais bilaterais, simétricas e de aspecto heterogêneo, que podem ser casos de infecções, como paracoccidiose e micose, e também de carcinomatose. Outros casos apresentam opacidades alveolares difusas, semelhantes às asas de morcego, que podem ser causadas por uso de crack ou pneumonia grave.

Por fim, é importante ressaltar que o diagnóstico das Opacidades Alveolares Difusas é eminentemente clínico, com base nas manifestações clínicas e no exame físico. A radiografia é complementar e pode auxiliar na avaliação da extensão e no seguimento dessas patologias. É fundamental a correlação clínico-radiológica para um diagnóstico preciso.

Espero que este vídeo tenha sido útil. Obrigado e até o próximo!

Fonte: Opacidades alveolares difusas por Jezreel